PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Exercícios sobre o Bioma Cerrado - com gabarito

Questão 01 - CS-UFG - 2018 - UFG - O bioma Cerrado passa por transformações aceleradas de suas paisagens, convertidas para pastagens e lavouras. E não há, de fato, uma política consistente de valorização e preservação das fitofisionomias e dos ambientes que ainda restam dos limites originais desse bioma. Em parte, essa devastação responde aos interesses do capital, nacional e internacional, que enxergam no Cerrado
(A) uma das últimas fronteiras agrícolas do mundo. 
(B) um dos hotsposts de biodiversidade do planeta.
(C) uma das áreas com grande potencial para a atividade ecoturística no mundo.
(D) um dos últimos territórios para a expansão das áreas urbanas no Brasil.

Questão 02 - CESGRANRIO - 2011 - Transpetro - O Cerrado é um bioma brasileiro composto por um conjunto de diferentes formações vegetais e ecossistemas, tendo como uma de suas características a(o)
(A) predominância de uma estação climática bem definida durante todo o ano, favorecendo a ocorrência de solos ricos em nutrientes básicos.
(B) inexistência de zonas transicionais com outros biomas, justificando a predominância de matas densas.
(C) adaptação ao clima predominantemente semiárido, resultando em plantas tortuosas, de folhas pequenas e finas.
(D) grande número de áreas protegidas por lei, figurando como Patrimônio Nacional na Constituição Federal.
(E) alto nível de endemismo das espécies, em função da alta variedade e especificidade dos ecossistemas locais.

Questão 03 - PUC-SP 2018.2 - O texto abaixo deve ser lido como apoio para responder a questão.
A imensa riqueza social e natural do Cerrado está ameaçada de se perder. No ritmo atual de devastação, o bioma como tal pode desaparecer para sempre já em 2030. As consequências socioambientais desse processo são dramáticas e ainda serão mais, como diversos analistas e organizações sociais vêm alertando, caso não seja feito um esforço articulado para impedir que essa expansão para a produção de commodities continue nos moldes de violência, predação e empobrecimento que a tem caracterizado. (Le Monde Diplomatique Brasil, março de 2018, nº128, suplemento especial)
O texto apresenta uma enorme preocupação com o 2º maior bioma em área do Brasil. Assinale a alternativa que apresenta de forma explícita fatos, características e tendências que podem ser identificados de forma implícita no texto. 
A) O desmate do Cerrado tem uma relação direta com o avanço da pecuária leiteira, atividade que cresce em um ritmo muito acelerado no Centro-Oeste brasileiro, transformando Goiás no 1º produtor de leite e derivados, ultrapassando Minas Gerais em 2017. 
B) O Cerrado conta hoje com algo em torno de 48% de sua cobertura original. O agronegócio, com destaque para o plantio da soja, carrega a bandeira do “campo moderno” e avança sobre a fronteira agrícola, transformando matas nativas em imensos desertos verdes. 
C) O solo que sustenta a imensa diversidade fitobotânica do cerrado é de grande fertilidade, chamado de massapê e tem origem na decomposição do gnaisse. O massapê é utilizado, sobretudo, para o plantio da laranja e da soja. 
D) O clima tropical úmido predomina no bioma Cerrado e, por apresentar chuvas bem distribuídas durante o ano, com índice pluviométrico de 1800mm/ano, se apresenta com uma vocação agrícola natural, importante para o plantio da soja. Essa característica faz do Centro-Oeste brasileiro, área com predomínio do cerrado, a região ideal para o cultivo da oleaginosa citada.

Questão 04 - UDESC - 2015.2 - Assinale a alternativa correta sobre o bioma do Cerrado brasileiro. 
A. ( ) A área nuclear fica no Brasil central, mas também pode ser encontrado em enclaves na floresta amazônica. 
B. ( ) Encontra-se hoje fortemente devastado, devido ao cultivo de cana-de-açúcar em toda a sua extensão. 
C. ( ) É uma formação vegetal aberta, devido à presença de grandes manadas de mamíferos. 
D. ( ) O clima neste bioma é chuvoso o ano todo, o que explica o fato de ser zona de nascentes de importantes rios brasileiros. 
E. ( ) A aparência tortuosa de seus arbustos é devido à carência de nutrientes no solo, como o ferro e o alumínio.

Questão 05 - CESPE - 2013 - SEDUC-CE - O bioma caracterizado pela presença marcante de árvores tortuosas de pequeno e médio porte, com cascas duras e grossas e folhas cobertas de pelos e por estações climáticas bem definidas, com uma época chuvosa e outra bastante seca, denomina-se
A) mata dos cocais.
B) veredas.
C) cerrado.
D) mata atlântica.
E) carrasco.

Questão 06 - IADES - 2016 - PC-DF - O cerrado é um complexo vegetacional que possui relações ecológicas e fisionômicas com outras savanas da América Tropical e de continentes como a África e a Austrália. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2016. A respeito do bioma cerrado, assinale a alternativa correta. 
(A) Além de possuir um solo pobre em nutrientes, com alta toxicidade em razão de grandes quantidades de alumínio, o solo também é muito seco, não havendo cerrado nas grandes bacias hidrográficas brasileiras.
(B) O cerrado é um bioma quase totalmente homogêneo, e não existem grandes diferenças entre as respectivas regiões de ocorrência.
(C) Entre as fitofisionomias do bioma cerrado, as de formação florestal têm predominância de espécies arbóreas, sendo elas a mata ciliar, a mata de galeria, a mata seca e o cerradão.
(D) O bioma cerrado não possui grande diversidade biológica, o que permite o uso dos solos para a agricultura, sem que haja impacto na fauna e flora brasileiras.
(E) Esse é o bioma de clima mais seco do Brasil, com duas estações bem definidas, representadas por invernos secos e verões chuvosos.

Questão 07 - NUCEPE - 2012 - PC-PI - Aponte, dentre as alternativas abaixo, o bioma terrestre brasileiro que se caracteriza por vegetação arbórea esparsa com o solo rico em gramíneas na estação chuvosa e clima quente com média de temperatura anual de 26° C:
A) Pampa.
B) Cerrado.
C) Caatinga.
D) Pantanal mato-grossense.
E) Floresta atlântica.

Questão 08 - CESGRANRIO - 2010 - Petrobras - O Bioma Cerrado, que é considerado um Hot Spot, tem sofrido um impacto muito grande em função do aumento das áreas agrícolas em locais originalmente ocupados com vegetação de cerrado. Tem-se como principais problemas relacionados a essa ocupação:
(A) aumento da sucessão primária, diminuição da biodiversidade e poluição do solo com agrotóxicos.
(B) aumento da capacidade de produção primária, da taxa de recrutamento e da competição por nutrientes.
(C) aumento da incidência de doenças, diminuição da biodiversidade e aumento da população de consumidores.
(D) diminuição da biodiversidade, poluição do solo com agrotóxicos e extinção de espécies endêmicas.
(E) erosão genética, erosão do solo e aumento da complexidade das cadeias alimentares.

Questão 09 - CS-UFG - 2018 - SANEAGO - GO - O Cerrado é um dos biomas brasileiros mais ameaçados diante da sua biodiversidade e está presente também no estado de Goiás. A ameaça deste bioma se deve
(A) à profundidade do solo e à pouca quantidade de nutrientes nele existente.
(B) às estações do ano bem definidas, sendo seca e chuvosa.
(C) à estrutura das árvores que possuem folhas rígidas e troncos retorcidos.
(D) às atividades humanas ligadas à agricultura e à pecuária.

Questão 10 - UNITINS - 2016 - A degradação do bioma Cerrado, causada principalmente pelo desmatamento para ocupação da agropecuária, provocou perda de biodiversidade e serviços ecológicos na abrangência de território brasileiro. É INCORRETO afirmar que se inclui nesse Domínio, o estado:
a) Paraná (parte sul)
b) Tocantins (parte sul)
c) Bahia (parte oeste)
d) Maranhão (parte sudoeste)
e) Minas Gerais (parte noroeste)

Questão 11 - UECE 2022.2 - O cerrado brasileiro é um hotspot para a conservação da biodiversidade mundial. No entanto, nas últimas décadas, vem sofrendo um acelerado processo de degradação associado, principalmente, às atividades de 
A) mineração de ouro e outros metais como o minério de ferro. 
B) exploração da água subterrânea de forma indiscriminada. 
C) expansão do ecoturismo nos rios da região. 
D) desmatamento para expansão do agronegócio.

GABARITO
01 - A
02 - E
03 - B
04 - A
05 - C
06 - C
07 - B
08 - D
09 - D
10 - A
11  - D

Nenhum comentário: