PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de agosto de 2018

Exercícios sobre o Relatório Brundtland - com Gabarito

Questão 01 - CESGRANRIO - 2010 - Petrobras - O conceito definido pela Comissão Brundtland em 1987 que estabelece uma relação harmônica do homem com a natureza como centro de um processo que deve satisfazer às necessidades e às aspirações humanas presentes e futuras denomina-se
(A) Homeostase Ambiental.
(B) Desenvolvimento Sustentável. 
(C) Crescimento Ecológico.
(D) Pegada Ecológica.
(E) Evolução Sustentada.

Questão 02 - CESGRANRIO - 2018 - Petrobras - A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD) propôs uma agenda global para o desenvolvimento sustentável, e publicou o relatório “Nosso futuro comum”, também conhecido como Relatório Brundtland, publicado em 1987. A definição de Desenvolvimento Sustentável, proposta nesse relatório, é particularmente caracterizada por
(A) incluir a questão do aquecimento global como restrição ao crescimento econômico vigente.
(B) incluir a questão do efeito estufa como prioritária para o equilíbrio sustentável.
(C) fundamentar os modelos econômicos para incorporar as dimensões sociais e políticas no cenário internacional, considerando os diferentes poderes de negociação entre as nações.
(D) fundamentar as premissas teóricas de desenvolvimento econômico, que levem em consideração os aspectos socioambientais, como o modelo de sustentabilidade de Solow- Brundtland.
(E) introduzir a noção da intergeracionalidade no conceito de sustentabilidade, associando-a à noção de justiça social.

Questão 03 - FGV - 2016 - CODEBA - O Relatório Brundtland, intitulado Nosso Futuro Comum (Our Common Future), publicado em 1987, foi o primeiro documento a conceber e definir um conceito muito importante para a área ambiental. Leia o fragmento a seguir que trata do conceito definido nesse relatório. “_____ é aquele que satisfaz as necessidades _____, sem comprometer a capacidade das gerações _____ de suprir suas próprias necessidades”. Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
(A) Desenvolvimento sustentável – presentes – futuras 
(B) Desenvolvimento sustentável – futuras– presentes
(C) Ecodesenvolvimento – presentes – passadas
(D) Ecodesenvolvimento – passadas – futuras
(E) Ecodesenvolvimento – futuras – presentes

Questão 04 - CESGRANRIO - 2014 - Petrobras - O Relatório Brundtland de 1987 propõe o conceito de desenvolvimento sustentável como sendo o(a)
(A) desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender às suas próprias necessidades. 
(B) desenvolvimento onde a prioridade são as relações de trabalho justas, e sem prejudicar a camada de ozônio e outros elementos ambientais no presente.
(C) desenvolvimento onde a biodiversidade deve ser preservada a todo custo.
(D) forma pela qual a sociedade se organiza, considerando, essencialmente, os meios de produção e as relações trabalhistas.
(E) forma de relacionamento entre o homem e o meio ambiente, considerando a maximização do uso dos recursos no presente.

Questão 05 - CESGRANRIO - 2012 - Transpetro - Existem diversas definições do termo Desenvolvimento Sustentável. A World Commission on Environment and Development tornou conhecida a definição que se tornaria clássica, qual seja a de que o Desenvolvimento Sustentável é o “desenvolvimento econômico e social que atende às necessidades da geração atual, sem comprometer a habilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.” Essa definição é conhecida como
(A) Sanicov, 1980
(B) Brundtland, 1987 
(C) RIO, 1992
(D) Alegran, 2000
(E) Agenda 21, 2006

Questão 06 - FCC - 2016 - Prefeitura de Teresina - PI - Satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades é o cerne do conceito de desenvolvimento sustentável. Esse conceito foi proposto e publicado em
(A) 1997 no Protocolo de Kyoto.
(B) 1972 na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano.
(C) 1992 na Rio-92.
(D) 2012 na Rio + 20.
(E) 1987 pelo Relatório Brundtland.

Questão 07 - CESGRANRIO - 2008 - BNDES - A definição: “um processo de mudança em que a exploração de recursos, as opções de investimento, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional ocorram em harmonia e fortaleçam a satisfação das necessidades e aspirações humanas no presente, sem descuidar das gerações futuras” tornou-se pública pela Comissão Brundtland, segundo Mano et al. (2005) e suas citações, como a expressão 
(A) Biodiversidade. 
(B) Desenvolvimento Sustentável. 
(C) Efeito Estufa. 
(D) Educação Ambiental. 
(E) Protocolo de Kyoto.

Questão 08 - NC-UFPR - 2015 - ITAIPU BINACIONAL - No relatório “O Nosso Futuro Comum”, publicado em 1987 pelas Nações Unidas, vem consagrado o conceito que se relaciona ao desenvolvimento: 
a) capitalista e dinâmico. 
b) socioeconômico global. 
c) sustentável. 
d) ecológico e sistêmico. 
e) sistêmico e social.

Questão 09 - CESGRANRIO - 2014 - Petrobras - O relatório Nosso Futuro Comum, redigido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1987, aponta que o conceito de desenvolvimento sustentável está baseado em 3 esferas, a saber:
(A) local, regional e global
(B) política, cultural e ética
(C) pessoal, empresarial e organizacional
(D) ambiental, econômica e social
(E) religiosa, educacional e mercadológica

Questão 10 - CESPE - 2012 - TJ-AL - O termo sustentabilidade — cunhado em 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU), no documento Nosso Futuro Comum — foi incorporado definitivamente ao vocabulário mundial contemporâneo. O conceito de uso sustentável da natureza, por exemplo, já compõe a base de diversos programas, projetos e ações voltados para a preservação ambiental. Considerando essas informações, assinale a opção que apresenta a síntese da definição de sustentabilidade.
A) Os recursos naturais devem ser explorados, visto que a vida humana no planeta depende dessa exploração, estando irremediavelmente inviabilizada ou condenada à estagnação caso a natureza mantenha-se intocada.
B) Os recursos naturais exigem proteção absoluta, razão pela qual a ONU assumiu a responsabilidade de monitorar as atividades produtivas e comerciais em escala global.
C) Os recursos naturais devem ser usados de modo que a natureza os possa repor, assegurando-se, dessa forma, o atendimento das necessidades das gerações atuais e futuras.
D) Os recursos naturais devem ser preservados pelos países classificados como emergentes, já que não é possível aos mais ricos retrocederem no tempo e modificarem seu modelo econômico.
E) Os recursos naturais devem ser preservados em qualquer situação, o que pressupõe o abandono de atividades econômicas comprometidas primordialmente com a obtenção de lucro material e secundariamente com a preservação ambiental.

Questão 11 - FGV-SP 2020 - A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento usou, pela primeira vez, o conceito de Desenvolvimento Sustentável no Relatório Brundtland, de 1987. 
O Desenvolvimento Sustentável procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. Significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da Terra e preservando as espécies e os habitats naturais. 
Apud BRUNDTLAN, Comissão. Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento: o nosso futuro comum. Universidade de Oxford, Nova Iorque: 1987 (http://eubios.info/BetCD/Bt14.doc). 
Com relação aos componentes do Desenvolvimento Sustentável, assinale a afirmação incorreta. 
a) A sustentabilidade ecológica avalia a manutenção dos estoques de recursos naturais a serem incorporados às atividades produtivas. 
b) A sustentabilidade ambiental refere-se à capacidade dos ecossistemas em absorver e se recompor das agressões antrópicas. 
c) A sustentabilidade social refere-se à adoção de políticas distributivas e à universalização de atendimento em saúde, educação e seguridade social. 
d) A sustentabilidade econômica caracteriza-se pelo uso intensivo dos recursos naturais e pela procura de produtos substitutos quando surge a ameaça de esgotamento. 
e) A sustentabilidade política refere-se ao processo de construção da cidadania para garantir a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento.

GABARITO
01 - B
02 - E
03 - A
04 - A
05 - B
06 - E
07 - B
08 - C
09 - D
10 - C
11 - D

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...