PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Exercícios sobre a Agenda 21 - com gabarito

Questão 01 - VUNESP - 2009 - CETESB - A Agenda 21
(A) deu origem à Conferência de Estocolmo de 72.
(B) deu origem ao Relatório Brundtland de 87.
(C) originou-se da ECO 92. 
(D) originou-se da Declaração de Leipzig de 95/97.
(E) originou-se do Protocolo de Quioto de 97/99.

Questão 02 - FCC - 2012 - TCE-AP - O objetivo central da Agenda 21 é:
(A) Cada nação é responsável por seu desenvolvimento e pela solução dos problemas ambientais por ela causados.
(B) Os problemas ambientais globais serão melhor equacionados se as diferentes nações pensarem em conjunto e não individualmente. 
(C) Os problemas ambientais globais devem ser resolvidos pelas nações mais ricas, já que elas são, em grande parte, as responsáveis por eles.
(D) Os problemas ambientais globais serão melhor equacionados se cada país solucionar seus próprios problemas ambientais.
(E) Não é responsabilidade das nações pobres resolver questões ambientais globais, pois elas não dispõem de recursos financeiros para essa tarefa.

Questão 03 - IADES - 2011 - PG-DF - A Agenda 21 buscou estabelecer uma nova ordem mundial baseada no conceito de 
(A) desenvolvimento sustentável. 
(B) igualdade e liberdade. 
(C) apropriação dos bens naturais. 
(D) bem estar social. 
(E) capital financeiro.

Questão 04 - FADESP - 2010 - Prefeitura de Juruti - PA - Em relação à Agenda 21, é correto afirmar que
(A) é um plano de ação estratégico, que constitui a mais ousada e abrangente tentativa já feita de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento. 
(B) trata-se de decisão consensual extraída de documento de quarenta capítulos, para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 170 países. 
(C) é um ato internacional, com caráter mandatório e ampla adesão aos seus princípios, que tem favorecido a inserção de novas posturas frente aos usos dos recursos naturais. 
(D) é um compromisso firmado entre os países durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 2002, no Rio de Janeiro.

Questão 05 - FCC - 2002 - SEAD-AP - A Agenda 21, documento resultante da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – RIO 92, foi formulada com o objetivo de 
(A) orientar os 21 países mais ricos do mundo para a preservação dos recursos ambientais. 
(B) registrar as discussões realizadas durante a conferência, que teve a duração de 21 dias. 
(C) garantir a participação do Brasil na II Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. 
(D) planejar ações que promovam o crescimento econômico dos 21 países considerados os mais pobres do mundo. 
(E)) servir de guia para a promoção do desenvolvimento sustentável em todos os níveis, com vistas ao século 21.

Questão 06 - AOCP - 2009 - CASAN-SC - Qual documento surgiu em 1992 quando se realizou no Rio de Janeiro a Conferência das nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio-92 ou ECO-92? Assinale a alternativa correta. 
(A) Protocolo da Dinamarca. 
(B) Tratado de cooperação. 
(C) Conferência do Rio de Janeiro. 
(D) Agenda 21. 
(E) Protocolo de Kioto.

Questão 07 - CEC - 2014 - Prefeitura de Piraquara - PR - Assinale a alternativa que apresenta o “Documento que é instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica”: 
A) Convenção sobre mudanças climáticas 
B) Carta da Terra 
C) Convenção da Biodiversidade 
D) Agenda 21 
E) Protocolo de Quioto

Questão 08 - NC-UFPR - 2015 - ITAIPU BINACIONAL - A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992 (Eco-92) teve como um de seus principais resultados a Agenda 21, que se caracteriza por ser um: 
a) conjunto de conceitos relacionados com o desenvolvimento sustentável e com o desenvolvimento de lideranças. 
b) conjunto de metodologias relacionadas à formação de lideranças e à participação comunitária. 
c) instrumento de planejamento participativo para a construção de sociedades sustentáveis em âmbitos local e global. 
d) instrumento de formação de cidadãos para a gestão de recursos naturais em âmbito local e global. e) instrumento de planejamento participativo para preservação da biodiversidade em âmbitos local e global.

Questão 09 - CESGRANRIO - 2011 - Transpetro - A Agenda 21 é um instrumento de planejamento de ações para a construção de sociedades sustentáveis. Foi acordada por 179 países participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, na cidade de(o) 
(A) Zurique, na Suíça 
(B) Johanesburgo, na África do Sul 
(C) Nova York, nos Estados Unidos 
(D) Kyoto, no Japão 
(E) Rio de Janeiro, no Brasil

Questão 10 - CESGRANRIO - 2014 - Petrobras - A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente por organizações do sistema das Nações Unidas, por governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente. Constitui a mais abrangente tentativa já realizada de orientar para um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI, cujo alicerce é a sinergia da sustentabilidade ambiental, social e econômica, perpassando todas as suas ações propostas. NÃO é um dos princípios básicos da Agenda 21 a(o) 
(A) geração de um processo de planejamento participativo para planejamento do futuro de forma sustentável em níveis locais, regionais e globais. 
(B) formação de parcerias e de compromissos para a solução das problemáticas a curto, médio e longo prazos. 
(C) participação das organizações não governamentais na elaboração de planos estratégicos para controle dos gases que produzam o efeito estufa. 
(D) encaminhamento de propostas dentro de uma abordagem integrada e sistêmica das dimensões econômica, social, ambiental e político-institucional. 
(E) envolvimento de todos os atores sociais na discussão dos principais problemas, garantindo a sustentabilidade dos resultados.

GABARITO
01 - C
02 - B
03 - A
04 - A
05 - E
06 - D
07 - D
08 - C
09 - E
10 - C

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom esse questionário.

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...