PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2018.2 - URCA

16. (URCA – 2018.2) Com base no texto a seguir, indique a qual corrente do pensamento geográfico se refere: “é quase impossível para o homem moderno imaginar como é viver da caça. A vida do caçador é a de uma dura viagem por terra que parece não ter fim. [...] Uma vida de preocupações freqüentes de que a próxima interceptação possa não funcionar, de que a armadilha ou o ataque fracassará, ou de que as manadas não aparecerão nesta estação. Sobretudo, a vida de um caçador carrega com ela a ameaça de privação e morte por inanição”. (CAMPBELL, John M. O verão faminto apud KRAKAUER, Jon. Na natureza selvagem. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 195) 
A) Determinismo 
B) Possibilismo Geográfico 
C) Nova Geografia ou Geografia Teorética- Quantitativa 
D) Geografia Crítica ou Geografia Marxista 
E) Geografia Humanística ou Cultural

17. (URCA – 2018.2) Toda ciência é sistematizada a partir de princípios, métodos e conceitos, na Geografia os conceitos-chave são: Espaço, Lugar, Paisagem, Região e Território. Com base nos excertos das músicas abaixo, identifique a qual conceito se refere.
Pois o que pesa no Norte, pela 
lei da gravidade 
Disso Newton já sabia: cai no 
Sul, grande cidade 
São Paulo violento, corre o Rio 
que me engana 

Copacabana, Zona Norte e os 
cabarés da Lapa onde eu morei 
[...] 

A minha história é talvez 
É talvez igual a tua, jovem 
que desceu do Norte 
Que no sul viveu na rua 
E ficou desnorteado, 
como é comum no seu tempo. 
(Belchior: Tudo Outra Vez)

II 
O poder ainda viciando cofres 
Revirando bolsos 
Rendendo paraísos nada artificiais 
Agitando a feira das vontades 
E lançando bombas de efeito imoral 
Gás de pimenta para temperar a ordem 
Gás de pimenta para temperar 
(Nação Zumbi: Propaganda)

III 
A planície tão verdejante 
Perfumada com a essência da flor 
A natureza sorria 
Em seu afã de amor 
O povo com galhardia 
Na liberdade que sonhou [...] 
Tem boi deitado na linha 
Vacas soltas no curral 
Tropeiros de pés no chão 
Se esquivando do lamaçal 
Mugido do boi de guia 
Tornou ao tom, natural 
(Zeca Pagodinho: Paisagem)

A) (I) Lugar, (II) Paisagem, (III) Território 
B) (I) Paisagem, (II) Lugar, (III) Espaço 
C) (I) Paisagem, (II) Território, (III) Lugar 
D) (I) Região, (II) Território, (III) Paisagem 
E) (I) Lugar, (II) Território, (III) Espaço

18. (URCA – 2018.2) A Síria é um país estratégico detentor de reservas de petróleo e de gás, com uma população heterogênea, incluindo xiitas e sunitas, alvo de uma guerra civil iniciada com o levante da Primavera Árabe no ano de 2011, completando 7 anos em março de 2018, e é definida, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma guerra com “enorme rastro de tragédia” (http://nacoesunidas.org). Sobre o assunto afirma-se: 
I - A Primavera Árabe configura-se como um levante com anseios democráticos que tomou proporções nos países do Oriente Médio. 
II - Os conflitos regionais no leste europeu foram desencadeados pela guerra civil na Síria. 
III - Embora a guerra seja em solo sírio existem apoiadores externos tanto ao governo, quanto aos rebeldes. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
A) II e III 
B) I e II 
C) I e III 
D) Todas são verdadeiras 
E) Nenhuma é verdadeira

19. (URCA – 2018.2) Os blocos econômicos são agrupamentos de países de uma mesma região ou mesmo continente, com o objetivo de estabelecer relações comerciais entre si, visando a melhoria do mercado e das relações diplomáticas. Contudo, só no ano de 2018 temos assistido a mudanças na configuração de alguns blocos, como a saída do Reino Unido da União Europeia, as promessas do presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos do Nafta, assim como as discussões que poderão levar a exclusão da Venezuela do Mercosul. Com base neste enunciado é CORRETO afirmar: 
A) Está sendo concretizado um novo momento político e econômico global que levará ao fim dos blocos econômicos. 
B) A existência dos blocos econômicos assegura a manutenção da bipolaridade mundial. 
C) Na América Latina o processo de integração econômica se deu com a formação da ALCA, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. 
D) O momento assistido da integração econômica global revela uma combinação de motivos políticos e econômicos que levarão a reconfiguração dos atuais blocos. 
E) A associação de países em blocos econômicos revela a incapacidade de abertura dos mercados para a competitividade global.

20. (URCA – 2018.2) “A economia global cresce a passos firmes, com previsão de 3,9% tanto para 2018 como para 2019” (EL PAÍS, 17 de abril de 2018). Os grandes motores da economia global são Estados Unidos, China, os países da zona do euro e o Japão, contudo há duas nações expoentes e rivais: Estados Unidos e China. A figura a seguir mostra as transações comerciais de compra e venda entre os dois países.
Está CORRETO afirmar: 
A) O mercado chinês é superior ao mercado norte-americano. 
B) Apesar do montante das exportações entre os países, as disputas entre eles ameaçam o crescimento econômico, em especial, do mercado chinês. 
C) A China é a única potência asiática no atual cenário da economia global. 
D) O Brasil não participa, nem direta, nem indiretamente das questões comerciais entre EUA e China. 
E) A zona do euro não possui relações comerciais com EUA e China.

22. (URCA – 2018.2) A figura abaixo apresenta destaque em uma das zonas climáticas do globo terrestre.
Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4a/World_map_torrid.svg
Analise as afirmações abaixo: 
I - Trata-se da Zona Temperada com predomínio de elevadas temperaturas e evapotranspiração, que abriga grande biodiversidade. 
II - Trata-se da Zona Tropical com elevadas temperaturas e evapotranspiração, ponto de convergência dos ventos alísios de nordeste e de sudeste. 
III - Zona Tropical tendo influência de diversos fatores climáticos que favorecem a presença de climas desde equatorial, tropical e de monções. 
IV - Zona Tropical que abriga florestas equatoriais, savanas, caatingas e desertos. 
V - Zona Tropical com predomínio de florestas temperadas decíduas e estepes com gramíneas altas e pradarias mistas. 
A alternativa CORRETA é: 
A) II e III estão corretas 
B) II, III e IV estão corretas 
C) I e IV estão corretas 
D) IV e V estão corretas 
E) Apenas a I está correta

23. (URCA – 2018.2) A figura a seguir retrata um tipo de relevo produzido por forças tectônicas. Indique qual é esse tipo de relevo.
Fonte: SUERTEGARAY, D.M.A. Terra: feições ilustradas. 3ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008, p. 59.
A) Pediplano 
B) Domos 
C) Custas 
D) Escalonado 
E) Dobras

24. (URCA – 2018.2) “Refugiados: o êxodo do século XXI [...]. A crise dos refugiados não é europeia, é mundial” (https://www.cartacapital.com.br/revista/871/o-exodo-do-seculo-xxi-3395.html). O Brasil, desde o ano de 2010, torna-se palco de refugiados; primeiro foram os Haitianos e agora os Venezuelanos. O gráfico a seguir apresenta a quantidade de solicitantes de reconhecimento da condição de refugiado no Brasil em 2017 e suas respectivas nacionalidades.

Fonte: Brasil/Ministério da Justiça. Refúgio em números, 3ª ed. 2017.
Em meio a essa crise, foi aprovada no congresso federal a nova Lei de Migração (Lei 13.445/2017) que entrou em vigor no Brasil em 22 de novembro de 2017, dentre seus objetivos, a Lei reconhece a migração como um fenômeno da humanidade. A nova Lei também atualizou a legislação sobre extradição de 1938 e o Estatuto do Estrangeiro de 1980. Sobre o assunto é CORRETO afirmar: 
A) Refugiados são pessoas que migram para fora do seu país de origem em situação de dramas sociais, quer sejam conflitos políticos, econômicos, étnicos, religiosos, entre outros. 
B) O Brasil tornou-se rota de refúgio por ofertar vagas de emprego e carteira assinada para os refugiados. 
C) O elevado número de Venezuelanos em busca de refúgio no Brasil revela o drama vivido no país de origem, com inflação de cerca de 800% e pelo fortalecimento da aliança política entre os dois países. 
D) A nova Lei de Migração não trata da situação de reconhecimento da condição de refugiado. 
E) No século XXI decresce o número de refugiados, por isso é tido como crise mundial e não somente europeia.

25. (URCA – 2018.2) De acordo com Aziz Ab’Sáber, domínios morfoclimáticos e fitogeográfico é “[...] um conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial – de centena de milhares a milhões de quilômetros de área – onde haja um esquema coerente de feições de relevo, tipos de solos, formas de vegetação e condições climático-hidrológicas”. (AB’ SÁBER, A. N. Os domínios de Natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003, p. 11)

Fonte: https://suburbanodigital.blogspot.com.br/2018/04/mapa-do-brasil-para-colorir-dominios-morfoclimaticos.html
Com base no mapa, marque a opção CORRETA: 
A) O Domínio Amazônico localizado na região subtropical do Brasil compreende as terras baixas florestadas da Amazônia, onde predomina um verdadeiro labirinto hidrográfico e abrigando uma imensa biodiversidade. 
B) O Domínio dos Mares de Morros situa-se na fachada atlântica, onde predominam as planícies costeiras florestadas por Mata Atlântica. 
C) O Domínio das Araucárias situa-se numa porção de clima tropical, com predomínio de planaltos recobertos pela floresta aciculifoliadas das Araucárias. 
D) O Domínio do Cerrado está situado na porção central do Brasil, onde predomina chapadas e chapadões recobertos por Cerrados, Cerradão e Campestres, sob clima equatorial.
E) O Domínio das Caatingas localiza-se na região semiárida do Brasil, onde predominam as depressões interplanálticas revestidas por Caatingas e com rios intermitentes.

26. (URCA – 2018.2) O IBGE propôs uma nova regionalização no ano de 2017, baseada em Regiões Geográficas Imediatas, que possui a rede urbana como principal elemento de referência, e em Regiões Geográficas Intermediárias que correspondem a uma escala intermediária entre as Unidades da Federação e as Regiões Geográficas Imediatas. (Fonte: https://www.ibge.gov.br/geociencias-novoportal/cartas-e-mapas/redesgeograficas/15778-divisoes-regionais-do-brasil.html?=&t=o-que-e)

Conforme destacado no mapa acima, as regiões imediatas 1, 2 e 3 representam grande influência na hierarquia e na rede urbana do estado do Ceará. Sobre isto é correto afirmar: 
I - A Região 1 corresponde a faixa que engloba a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), tendo Fortaleza como metrópole nacional, que abriga uma população 2.627.482 (estimativa de 2017) e em 2017 o Produto Interno Bruto (PIB) registrou um percentual equivalente a 45% do PIB do Ceará. 
II - A Região 2 corresponde à Região Imediata de Sobral importante pela produção da fruticultura irrigada e da carcinicultura, justificando o setor primário como principal na economia regional. 
III - A Região 3 corresponde à Região Imediata de Juazeiro do Norte e engloba um importante aglomerado urbano formado pelo triângulo CRAJUBAR (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), que possui uma dinâmica urbana antagônica a tendência nacional.
Assinale a alternativa CORRETA. 
A) I e II são corretas 
B) I e III são corretas 
C) Apenas a I é correta 
D) Todas são corretas 
E) Apenas a II é correta

27. (URCA – 2018.2) Considerando os processos que operam na dinâmica natural do estado do Ceará, é correto afirmar: 
I - Cerca de 92% do território estadual apresenta clima tropical semiárido. 
II - As bacias sedimentares são as unidades morfoestruturais de maior expressão espacial no Ceará. 
III - O litoral cearense é formado por depósitos sedimentares cenozoicos. 
IV - As depressões sertanejas compreendem extensas porções rebaixadas com altitudes inferiores a 500m, embutidas entre maciços residuais e planaltos sedimentares. 
V - A bacia sedimentar do Araripe é formada majoritariamente por rochas de idade cretácea, tendo a Chapada do Araripe como relevo de maior altitude, da qual brotam inúmeras fontes que favorecem ao escoamento de diversos cursos d’água. 
Assinale a alternativa CORRETA. 
A) I, III, IV e V 
B) I, II e III 
C) III, IV e V 
D) II e V 
E) Todas são verdadeiras

UTILIZE A FIGURA ABAIXO PARA RESPONDER AS QUESTÕES 28 E 29.

28. (URCA – 2018.2) A escala numérica do mapa acima está representada corretamente da seguinte forma: A) 1: 1.000 
B) 1: 2.000 
C) 1: 5.000 
D) 1: 10.000 
E) 1: 100.000

29. (URCA – 2018.2) Considerando a Planta baixa da cidade de Sitolândia, analise as afirmações abaixo: 
I - O sol, pela manhã, aparece primeiro na Prefeitura e em residências próximas, na Câmara dos vereadores, no foro, na delegacia de polícia e na rodoviária. 
II - Partindo do Centro cultural num raio de 200 metros encontra-se a noroeste a Igreja, a nordeste a Câmara de vereadores, a sudeste o terminal de ônibus e a sul e sudoeste as lojas. 
III - O Banco do Estado está a sudoeste do Branco do Brasil. 
IV- A distância entre o hotel e o armazém é de aproximadamente 200 metros. 
V - A praça está a nordeste do Banco do Estado. 
Assinale a alternativa CORRETA. 
A) I e II 
B) I, II e III
C) I, II, IV e V 
D) Todas são corretas 
E) Apenas a V é correta

30. (URCA – 2018.2) A abertura da copa do mundo de 2018 será no dia 14 de junho na cidade de Moscou, na Rússia – indicada no mapa com número 1, o horário previsto para início é as 15:00h, no horário local. Considerando a diferença de fusos horários, já que Moscou se encontra no fuso +3, as pessoas que estarão em Juazeiro do Norte (Brasil), indicado no mapa pelo número 3, que está no fuso -3, e em Tóquio (Japão) indicado no mapa com número 2, que está no fuso +9, estarão assistindo ao evento, ao vivo, respectivamente às:



A) 18:00 horas do dia 14 de junho e 14:00 horas do dia 14 de junho 
B) 10:00 horas do dia 14 de junho e 18:00 horas do dia 14 de junho 
C) 8:00 horas do dia 14 de junho e 21:00 horas do dia 13 de junho 
D) 8:00 horas do dia 14 de junho e 20:00 horas do dia 14 de junho 
E) 9:00 horas do dia 14 de junho e 21:00 horas do dia 14 de junho

GABARITO
16 - A
17 - D
18 - C
19 - D
20 - B
21 - NULA
22 - B
23 - E
24 - A
25 - E
26 - C
27 - A
28 - D
29 - C
30 - E

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...