PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Exercícios sobre Energia eólica - com gabarito

Questão 01 - FGV - 2013 - AL-MT - Produzida a partir da força dos ventos – é abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares. Essa energia é gerada por meio de aerogeradores, nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico.” 
(Ministério do Meio Ambiente, mma.gov.br/clima/energia/energias‐renovaveis/) O fragmento acima refere‐se à energia
A) hidrelétrica.
B) nuclear.
C) solar.
D) eólica. 
E) térmica

Questão 02 - COLTEC 2015 - Leia o fragmento a seguir. A implantação de parques eólicos no Brasil é algo relativamente novo, tendo em vista que outros países, como por exemplo, a Dinamarca teve a instalação da primeira turbina eólica ligada à rede elétrica publica em 1976. No entanto (...), é indiscutível a importância de ter uma matriz energética limpa e renovável, e contribuir para o desenvolvimento sustentável, como é o caso da energia eólica. Disponível em: http://goo.gl/lKj8wQ. Acesso em: 28 jul. 2014. É CORRETO afirmar que uma das grandes vantagens de implantação de parques eólicos corresponde ao fato de 
A) a área ocupada pelo parque da usina eólica poder ser utilizada também para a agricultura e a pecuária. 
B) a implantação de parques eólicos necessitar apenas de pequenas áreas para sua instalação e funcionamento. 
C) o equipamento necessário à produção da energia poder ser implantado em residências e ter baixo custo. 
D) o parque de produção apresentar desenhos modulares, flexíveis e ajustáveis ao aumento do consumo.

Questão 03 - UPENET - 2014 - Prefeitura de Paulista - PE - Sobre a geração de energia eólica, é INCORRETO afirmar que
A) é considerada uma geração limpa pelo uso da fonte de combustível não poluidora (vento).
B) não produz ruído, pois são utilizados equipamentos com proteção acústica. 
C) a utilização de torres altas com grandes hélices causa um impacto visual negativo, sendo necessária a promoção de conscientização nas comunidades circunvizinhas do benefício ambiental proporcionado.
D) as torres altas com grandes hélices também produzem mudança na fauna, principalmente pela morte de aves e morcegos, sendo necessário efetuar acompanhamento do índice de mortes, gerando a necessidade de estudo da fauna no entorno dos parques antes da instalação.
E) outro efeito negativo é a interferência eletromagnética, sendo necessária a adoção de políticas de distanciamento entre os parques eólicos e as comunidades.

Questão 04 - IESES - 2015 - MSGás - Qual das opções de geração de energia abaixo é a única menos poluente que o Gás Natural?
a) Eólica. 
b) Óleo.
c) Lenha.
d) Carvão.

Questão 05 - ENEM 2012 - Suponha que você seja um consultor e foi contratado para assessorar a implantação de uma matriz energética em um pequeno país com as seguintes características: região plana, chuvosa e com ventos constantes, dispondo de poucos recursos hídricos e sem reservatórios de combustíveis fósseis. De acordo com as características desse país, a matriz energética de menor impacto e risco ambientais é a baseada na energia 
a) dos biocombustíveis, pois tem menos impacto ambiental e maior disponibilidade. 
b) solar, pelo seu baixo custo e pelas características do país favoráveis à sua implantação. 
c) nuclear, por ter menos risco ambiental a ser adequada a locais com menor extensão territorial, 
d) hidráulica, devido ao relevo, à extensão territorial do país e aos recursos naturais disponíveis. 
e) eólica, pelas características do país e por não gerar gases do efeito estufa nem resíduos de operação.

Questão 06  - Enem 2007 - Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?
A) Óleo diesel.
B) Gasolina.
C) Carvão mineral.
D) Gás natural.
E) Vento.

Questão 07 - CESGRANRIO - 2014 - Petrobras - Apesar das vantagens ambientais apresentadas pelo uso da energia eólica, quando comparada às fontes de energia não renováveis, a instalação de parques ou usinas eólicas demanda a avaliação prévia dos possíveis impactos ambientais que podem ser causados na região. Qual dos seguintes impactos ambientais NÃO é passível de ser causado pela instalação de parques ou usinas eólicas?
(A) Interferência na transmissão de sinais de rádio e TV
(B) Interferência no comportamento migratório das aves
(C) Impactos visuais devido aos aerogeradores
(D) Emissão de ruídos que afetam a vizinhança
(E) Emissão de gases tóxicos e poluentes

Questão 08 - INSTITUTO MAIS - 2012 - Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP - Assinale a alternativa que corresponde ao nome que se dá à energia contida nas massas de ar em movimento (vento), de grande importância para a preservação do meio ambiente, produzida com o emprego de turbinas também denominadas aerogeradores para a geração de eletricidade.
(A) Hidráulica.
(B) Eólica. 
(C) Solar.
(D) Nuclear.

Questão 09 - IADES - 2015 - ELETROBRAS - Atualmente, há muitas pesquisas em busca de novos métodos de geração de energia elétrica, e outras que procuram o aperfeiçoamento das existentes. A respeito das existentes,assinale a alternativa correta quanto ao tipo de energia que advém do vento.
a) Eólica. 
b) Biomassa.
c) Hidroelétrica.
d) Geotérmica.
e) Fotovoltaica.

Questão 10 - CPCON - 2015 - Prefeitura de Catolé do Rocha - PB - Fonte energética gerada a partir dos ventos. Fonte limpa e inesgotável e ainda de pouca utilização. Estamos falando da:
a) Energia hidráulica.
b) Energia eólica. 
c) Energia solar.
d) Energia nuclear.
e) Energia fóssil.

Questão 11 - FAUEL 2021 - A energia eólica é considerada uma fonte renovável e limpa. Marque a alternativa que indica a origem desse tipo de energia. 
a) Oceanos. 
b) Rios. 
c) Sol. 
d) Vento.

GABARITO
01 - D
02 - A
03 - B
04 - A
05 - E
06 - E
07 - E
08 - B
09 - A
10 - B
11 - D

Nenhum comentário: