PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Fauna de Rondônia

A Fauna do espaço geográfico limitado pelo Estado de Rondônia, é do modo geral a comum a brasileira, com característica de adequações aos respetivos ecossistemas.

As florestas são os habitat dos mamíferos como: os símios, destacando-se a guariba (aloutta), o macaco prego (cebus), o macaco de cheiro (chiropotes), o macaco preto (ateles), as onças (pantheras jaguarius), onça vermelhas (suçuarana), onça pretas (pantera) e onça pintada (jaguar), os gatos-selvagens (jaguatirica). Entre os carnívoros, encontram-se a ariranha, irara lontra (mustelídeo), quati (procinideonasua), cachorro-do-mato (canídeo-Dusicyon thous), guará (canídeo-Chrysocyon brachrurus) este último habita o cerrado do sul do Estado. Os roedores, entre estes destacam-se a paca, a cotia (cavídeos), a capivara, o ouriço-cacheiro, o preá, o quatipuru (procionídeos) e o rato (murídeo). Os onívoros, destacam-se os gambás (mursupiasis-dedelphis). Os desdentados, preguiça (bradipodideo), tamanduás e tatu de vários tamanhos (xenartros). Os paquidermes, anta (umgulado tapirídeo), queixada e caitiu (taiassuídeos). Os queiropteros, representados por variados morcegos.

São habitantes das florestas os répteis, jabutis (quelônios), lagartos e lagartixas (lacertífilos); os ofídios, as cobras em grande variedades de venenosas a não venenosas, destacando-se por seu tamanho a surucuru, a salamanta e jibóia. 

Tucano.

As aves, destacando-se entre estas o mutum (crax), jacamim (psdofúdeos), inambu (rinamídeo), jaçanã (parrídeo), jacu (cranídeo-penchope), marreco (ananicos), tucano (ramfastídeo), pica-pau (picídeos), gavião (rapina), urubu, urubu-rei (abutre-catarídeos), coruja (atusholiba), sabiá (turdideo), rouxinou (leterídeo), curó (fringilideo), bem-te-vi (tiranídeo) e tantas outras aves.

Os rios e igarapés, lagos e lagoas, são os habitat em suas margens, das lontras, das ariranhas, das garças, dos socos (ardeideos), dos jaçanãs (parrídeos), dos patos, dos marrecos, das cobras, dos jacarés e em suas águas os peixes, destacando-se a jatuarana, o tambaqui, a pirapitinga, o pacu, o aracu 9caracídeos), a piraíba, o jaú, o mandi, o dourado, o surubim (silurídeos), a sardinha, o apapá (cluplédeos), a arauná (osteoglossídeos), a curimbatá (procilopus), o tucunaré, o cará (ciclídeos), o acarí  (boricurídeos), os cetáceos, peixe-boi, o boto (delfinídeos) e o pirarucu (osteglossídeos). As cobras aquáticas, destacando-se a sucuri (boídeos). E os quelônios tartarugas e tracajá (pleomedussídeos).

Fonte: Rondônia na Web.

Nenhum comentário: