PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Espaço rural e Espaço urbano em Cabo Verde

ESPAÇO RURAL
O espaço rural é muito complexo, abrange várias atividades ligadas à terra como a agricultura e a pecuária.

A forma como se distribuem os campos agrícolas, as vedações, os caminhos, os espaços desocupados, determina o tipo de povoamento no espaço rural em Cabo Verde. Como as propriedades são na maioria individuais, cada um constrói a sua habitação na sua propriedade, originando assim, um tipo de povoamento disperso.

As zonas rurais onde o solo é fértil e existe água para a prática da agricultura, geralmente constituem áreas atrativas para a população, mas quando há escassez de água e não existem alternativas para a ocupação da mão de obra disponível, constituem áreas repulsivas para a população, sobretudo para a população jovem.

Quando isto acontece, a tendência é para uma saída massiva da população jovem das áreas rurais para as cidades, à procura de melhores condições de vida, provocando assim o fenómeno do êxodo rural.

As zonas rurais em Cabo Verde, muitas vezes, são zonas de difícil acesso, onde as pessoas percorrem longas distâncias a pé, onde não existem infraestruturas básicas (saúde, educação, água potável, eletricidade, saneamento, comércio) o que contribui ainda mais para o fenómeno do êxodo rural.

Zona rural interior da ilha Brava. Ano: 2017.

A melhor forma de reduzir o êxodo rural em Cabo Verde é criar estratégias para ocupação da mão de obra disponível nas zonas rurais, como por exemplo, criando infraestruturas necessárias e sensibilizando os jovens para o autoemprego.

ESPAÇO URBANO
Com o aumento do êxodo rural nos últimos anos, intensificou-se o fenómeno da urbanização, sobretudo nas maiores cidades de Cabo Verde: a cidade da Praia e a cidade do Mindelo. Em Cabo Verde, 62% da população vive no meio urbano. 

O espaço urbano apresenta uma organização complexa, resultante da sua ocupação por várias atividades: residência dos habitantes, comércio, educação, centros hospitalares, serviços diversos, parques e espaços verdes, recreação.

Nas cidades, o povoamento é do tipo agrupado (concentrado), organizado em bairros que são servidos pela rede de transportes públicos. São zonas de fácil acesso, onde se gasta pouco tempo para vencer a distância entre as localidades (distância-tempo).

As cidades são zonas atrativas da população, devido às condições de vida que oferece à sua população, em particular, para a população jovem que perspetiva novas oportunidades.

Cidade do Mindelo.

À medida que a população urbana aumenta, o espaço urbano geralmente enfrenta vários constrangimentos: carências habitacionais e surgimento de bairros clandestinos; desemprego; problemas de abastecimento (água, eletricidade, alimentos); aumento do lixo e dificuldades na sua recolha; conflitos sociais (violência, atos de vandalismo, prostituição, tráfico de drogas) entre outros.

Para reduzir os constrangimentos nos espaços urbanos, torna-se necessário a descentralização dos serviços prestados à população, (serviços públicos, atividade industrial e comercial) e, com isso, a criação de novos postos de trabalho para manter, sobretudo, a população jovem nas zonas de origem.  

Fonte
Caderno Experimental. História e Geografia de Cabo Verde. 6º Ano do Ensino Básico Obrigatório.

Nenhum comentário: