PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Salinização do solo

A salinização do solo ocorre com a concentração de sais solúveis (cloreto de sódio, sulfatos de cálcio, bicarbonatos e magnésio) no solo. Esses sais são atraídos junto com a água existente abaixo da porção superficial do solo, oriunda dos lençóis freáticos pelo processo de capilaridade. Costuma ocorrer em áreas de baixa precipitação e elevadas temperaturas, como em regiões de climas Árido ou Semiárido, pois, com a evaporação e a transpiração dos vegetais, o solo perde água e nele ficam os resíduos de sais acumulados.


Nas regiões de climas Árido e Semiárido, a atividade agrícola depende, em boa parte, da irrigação. Nesse caso, a água captada traz consigo diversos sais solúveis, aumentando a quantidade de sal no solo. Por isso, em áreas de irrigação é necessária uma boa drenagem para carregar os sais e evitar a sua acumulação na camada do solo onde estão fixadas as raízes, pois isso dificulta a absorção da água pelos vegetais. 

A salinização afeta a produtividade agrícola e pode impedir a germinação de certas espécies vegetais. Em razão disso, são necessárias técnicas de irrigação mais eficientes, que levem quantidades de água adequadas aos cultivos sem ampliar o volume de sais concentrados.

Fonte: 
Lucci, Elian Alabi & Branco, Anselmo Lazaro & Mendonça, Cláudio. Território e Sociedade no Mundo Globalizado. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

Nenhum comentário: