PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 19 de abril de 2024

A relação entre a latitude e o clima

A latitude é o fator climático que influencia a distribuição diferenciada da energia solar sobre a superfície terrestre. Devido à esfericidade da Terra, o ângulo e a duração da incidência da energia do Sol determinam a temperatura da superfície, de modo que as latitudes mais altas recebem radiação menos intensa do que as baixas latitudes.

Incidência dos raios solares em baixas e altas latitudes.
/
Nas baixas latitudes, os raios solares incidem mais perpendicularmente sobre a superfície, as temperaturas médias são mais elevadas e as amplitudes térmicas anuais são mais baixas. Essa região faz parte da Zona Tropical.

Nas médias latitudes, Zonas Temperadas, os raios solares atingem a superfície em ângulo oblíquo (mais inclinado). As temperaturas médias são mais baixas e as amplitudes térmicas anuais maiores.

Nas altas latitudes, Zonas Polares, as temperaturas médias são as mais baixas do planeta. Nessa zona climática os raios solares são quase tangentes nos polos. Assim, a energia que chega é distribuída por uma superfície mais extensa e a intensidade de energia do Sol é menor.

Fonte: Lucci, Elian Alabi & Branco, Anselmo Lazaro & Mendonça, Cláudio. Território e Sociedade no Mundo Globalizado. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

Nenhum comentário: