UECE 2010/2 - A garrafa de cerveja está no freezer, com temperatura abaixo de zero, perfeita para saciar a sede. Mas quando você a tira do freezer, segurando no meio da garrafa, a cerveja passa de líquido para sólido, congelando. Isso acontece por que
A) o gás carbônico presente na cerveja se prende mais firmemente nas paredes da garrafa, reduzindo a agitação interna.
B) ao serem estimuladas, por fatores como calor ou movimento, as moléculas das substâncias que compõem a cerveja permanecem inertes.
C) antes de segurar a garrafa, as moléculas das substâncias que compõem a cerveja já estavam agitadas.
D) quando você encosta na garrafa, sua mão esquenta o vidro aumentando o movimento das moléculas das substâncias que compõem a cerveja.
RESPOSTA:
Letra D.
O processo gera modificação devido à transmissão de calor, por condução através do vidro, para a cerveja. O aquecimento provoca uma pequena expansão do líquido, onde as moléculas sofrem o fenômeno "empurra-empurra" no interior da garrafa, que estimula a formação dos cristais. O calor da mão promove o aumento da temperatura do gás e, como ele não escapa, ocorre um aumento da pressão no interior da garrafa, que resulta em desperdício. A cerveja é uma solução aquosa que possui como componentes, dentre outros, água e álcool. Nessa mistura temos também o gás carbônico. A mistura dessas substâncias é que explica porque a cerveja não congela em temperatura bem abaixo da temperatura de congelamento da água. Dentre os itens, apenas o D é correto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário