UNICAMP 2007 - No Brasil, os remanescentes de antigos quilombos, também conhecidos como "mocambos", "comunidades negras rurais", "quilombos contemporâneos", "comunidades quilombola" ou "terras de preto", constituem um património territorial e cultural inestimável e em grande parte desconhecido pelo Estado, pelas autoridades e pelos órgaos oficiais. Muitas dessas comunidades mantêm ainda tradições que seus antepassados trouxeram da África, como a agricultura, a medicina, a religião, a mineraçao, as técnicas de arquitetura e construção, o artesanato, os dialetos, a culinária, a relação comunitária de uso da terra, dentre outras formas de expressão cultural e tecnológica.
(Adaptado de Rafael Sanzio Araújo dos Anjos, Territórios das comunidades remanescentes de antigos quilombos no Brasil. Primeira configuração espacial. 2ª ed., Brasília: Editora Mapas, 2000, p.10.)
a) Tomando como referência o texto acima, discuta o significado do reconhecimento de territórios quilombolas como possibilidade de manutenção das tradições culturais africanas.
b) As populações quilombolas são consideradas tradicionais, tais como as indígenas e as caiçaras. Identifique duas características em comum entre quilombolas e caiçaras.
c) Que tradições trazidas pelos antepassados africanos foram mantidas nas comunidades remanescentes de quilombos?
RESPOSTA:
a) A identificação de territórios quilombolas e seu reconhecimento possibilita a criação de instrumentos para a preservação de suas culturas e tradições. O Estado passa a dispor de base jurídica para impor sanções contra ações que os ameacem. Com isso, a riqueza cultural das diferentes comunidades quilombolas do Brasil passa a ser devidamente valorizada e menos suscetível a processos de aculturação.
b) São comuns entre quilombolas e caiçaras as seguintes características: a posse comunitária da terra, a produção primária de auto-sustentação, a relação da interação dependência com o meio ambiente onde estão inseridas, técnicas tradicionais de produção relacionadas a sua ancestralidade e casamentos intracomunitários.
c) A relação comunitária da produção da terra, culinária, música, danças, sincretismo religioso, técnicas extrativas e de cultivo, e produção de artefatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário