UEPB 2008 - Em 25 de abril de 1974, um golpe liderado por militares pôs fim à ditadura de Antônio Salazar em Portugal. Este movimento é conhecido como “Revolução dos Cravos” e foi um dos acontecimentos mais tensos da Guerra Fria. Sobre isso assinale a única alternativa CORRETA.
a) Apesar de ser anticomunista e apoiar ditaduras de direita como a de Pinochet, o governo militar brasileiro apoiou o novo governo português por causa da “questão colonial” e das guerras de independência de Angola, Moçambique e Guiné.
b) Mesmo tendo um viés socialista, a Revolução dos Cravos não despertou o interesse da União Soviética, que via a influência da CIA por trás das ações dos militares portugueses.
c) Os EUA apoiaram prontamente a Revolução dos Cravos como forma de ganhar mais um aliado no enfrentamento que travavam com a União Soviética em plena Guerra Fria.
d) A Revolução dos Cravos visava tão-somente derrubar o ditador Salazar do poder. Os seus líderes não tinham qualquer perspectiva em combater o colonialismo português e não viam com bons olhos as lutas em favor da independência das colônias africanas.
e) A Revolução dos Cravos é bem mais um movimento de militares insatisfeitos com as suas condições salariais do que um golpe que pôs fim a uma ditadura iniciada na década de 1930.
RESPOSTA:
Letra A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário