EMESCAM 2012/2 - Uma das aplicações do Efeito Doppler em medicina, é a medição de fluxo sanguíneo através do desvio da frequência de um sinal ultrassônico emitido por um cristal e refletido pelas partículas móveis do sangue, por exemplo, as hemácias. Neste processo, quando as partículas recebem o sinal de ultrassom, absorvem parte deste e vibram na frequência que sentem efetivamente o sinal (frequência desviada). Simultaneamente, elas passam a funcionar como fontes móveis de ultrassom, emitindo sinal em todas as direções. Isto corresponde na realidade ao efeito de espalhamento. O sinal reemitido é então captado pelo cristal receptor.
Em relação ao Efeito Doppler, a alternativa correta é:
a) Quando a fonte está se afastando do detector em repouso, a velocidade das ondas de ultrassom e a frequência medidas pelo detector diminuem.
b) Quando a fonte está em repouso e o detector está se afastando dela, a velocidade das ondas de ultrassom e a frequência medidas pelo detector aumentam.
c) Quando a fonte está em repouso e o detector está se afastando dela, a velocidade das ondas de ultrassom e a frequência medidas pelo detector diminuem.
d) Quando a fonte está se afastando do detector em repouso, a velocidade das ondas de ultrassom e o comprimento de onda medidos pelo detector diminuem.
e) Quando a fonte está em repouso e o detector está se aproximando dela, a velocidade das ondas de ultrassom e a frequência medidas pelo detector diminuem.
RESPOSTA:
Letra C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário