Questão 73 - UECE 2023/1 - A pesquisa Perfil dos Entregadores Ciclistas de Apps da
cidade de São Paulo, realizada pela Associação Brasileira do Setor
de Bicicletas, Aliança Bike, em 2019, feita com 270 pessoas,
revelou, dentre outros resultados, o seguinte: a maioria desses
trabalhadores autônomos, à época, possuíam uma jornada diária
de 12 horas pelos 7 dias da semana, eram majoritariamente
homens jovens e ganhavam em média R$ 936,00 mensais. Desse
perfil, conclui-se que há uma grande disparidade de ganho desses
entregadores comparados com os trabalhadores empregados
legalmente e com direitos e, mais ainda, se considerarmos que o
salário mínimo no emprego formal no Brasil, em 2019, era de R$
998,00 mensais com uma jornada diária de 8 horas por 6 dias
semanais. No ano de 2021, a Prosus, investidora da plataforma
Ifood no Brasil, declarou ter faturado 10 milhões apenas com o
ramo de entregas para restaurantes parceiros da companhia.
Na perspectiva de Karl Marx, todos os trabalhadores nas
economias capitalistas são explorados, pois trabalham bem mais
do que ganham. Isso porque o Capital apenas existe e persiste
produzindo Mais-Valia na relação com o Trabalho. A Mais-Valia
resulta do tempo gasto no trabalho pelo trabalhador e não pago
pelos empregadores. Em resumo, ocorre quando os valores pagos
aos trabalhadores são bem menores do que os valores que eles
produzem.
Partindo do exposto, marque a alternativa correta.
A) Os trabalhadores de call centers não estão submetidos à
produção de Mais-Valia como os entregadores de apps, pois
escolhem suas jornadas de trabalho.
B) A Mais-Valia na relação dos entregadores ciclistas com essas
plataformas digitais é maior em comparação com os
trabalhadores com carteira assinada.
C) O perfil desses entregadores, como demonstra a pesquisa,
aponta como a juventude tem escolhido essas novas
ocupações no lugar das tradicionais.
D) A compensação pelas longas jornadas de trabalho que esses
entregadores de apps possuem ocorre por conta de
benefícios, como as férias remuneradas.
Questão 74 - UECE 2023/1 - Em um estudo de pesquisa sociológica dos mais
importantes na história das Ciências Sociais, Émile Durkheim
analisou os índices de suicídio em diferentes segmentos da
população na Europa do século XIX. Para ele, a soma total de
suicídios em uma dada sociedade e em dado período de tempo é
um fato social ou um fenômeno sociológico, e não psicológico. De
outra forma, existem causas sociais para esse trágico ato humano,
e tais causas estão, assim, na sociedade, e não no indivíduo.
Durkheim, nesse estudo, demonstrou que o envolvimento dos
indivíduos nos meios sociais a que pertencem ou o nível de
integração moral em que estão com a sociedade afeta a variação
desse índice. No mundo moderno, Durkheim classificou dois tipos
de suicídio mais comuns: o Egoísta e o Anômico. O primeiro se
caracteriza pelo isolamento social dos indivíduos, e o segundo, pela
crescente ausência de referências morais para as pessoas.
Acerca das causas sociológicas que contribuem para a manutenção
da taxa de suicídios, é correto afirmar que
A) os índices de suicídios do tipo egoísta tendem a se elevar
quando os indivíduos se sentem menos integrados a seus
grupos sociais e quando há menos vínculos sociais.
B) o indivíduo que comete tal ato combate toda dominação
moral que o ultrapassa, afastando o peso social sobre si e
contribuindo para a baixa da taxa de suicídios anômicos.
C) as crises econômicas que afetam a vida de muitas pessoas
nas sociedades atuais não interferem na variação desse
índice de suicídios, mas, sim, as crises de valores morais.
D) esse índice de suicídios tende a diminuir bastante em
sociedades em que as normas morais e os costumes não
correspondem às condutas e aos objetivos de vida das
pessoas.
Questão 75 - UECE 2023/1 - Há, nas últimas décadas, o surgimento de uma globalização
contra-hegemônica com uma nova gramática democrática que se
opõe a um estilo de globalização hegemônica Neoliberal. Esta é a
compreensão de Boaventura de Sousa Santos, sociólogo português,
que tem estudado e pesquisado sobre o tema. Essa globalização
hegemônica se caracteriza pela propagação do livre mercado como
principal agenda política que é pautada, por exemplo, pela
privatização de serviços essenciais do Estado e por leis de
desregulamentação trabalhista, ensejando uma específica
concepção de democracia. Dentre as características desse tipo de
democracia da globalização hegemônica, estão a apatia política
com a premissa de que o cidadão comum não participa de modo
ativo de decisões e de questões políticas, a não ser exclusivamente
na escolha de seus representantes por meio do voto, e um
pluralismo político resumido no sistema representativo-partidário
que não retrata as diferenças sociais e a imensa diversidade
cultural que é encontrada nas sociedades democráticas
contemporâneas.
Partindo do exposto, avalie as seguintes proposições.
I. O tipo de democracia da globalização hegemônica
contribui para o surgimento de problemas de participação
e de representação políticas nas sociedades atuais.
II. Movimentos sociais reivindicativos e propositivos de
mudanças reais nas sociedades atuais indicam uma
concepção contra-hegemônica de democracia.
III. Na democracia Neoliberal, o sistema representativopartidário é limitado para atender as demandas de
sociedades desiguais e de diversidade cultural.
IV. Na democracia contra-hegemônica, limita-se a
participação cidadã aos dias das eleições e desestimula-se
um ambiente social com mais sociodiversidade.
É correto o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) III e IV, apenas.
C) I, II e III, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
Questão 76 - UECE 2023/1 - Neste início de século XXI, o mundo humano está
vivenciando em uma dimensão nunca antes vivida na história: a Era
da Informação e da Sociedade em Rede. As relações sociais, na
maioria das sociedades, estão se organizando, cada vez mais, em
torno da Informação e das Redes. As relações sociais, nesse
cenário, se tornam dinâmicas e em autoexpansão. Tecnologias,
nesse contexto, transformam todas as esferas da vida sociocultural,
política e econômica, mundialmente. E a Sociedade em Rede não
tem um Centro, como aponta o sociólogo espanhol Manuel
Castells, mas uma série de Nódulos de importâncias variadas.
Castells entende as Redes como sendo estruturas abertas capazes
de se expandir de forma ilimitada, integrando novos Nódulos desde
que consigam compartilhar os mesmos códigos de comunicação.
Partindo do exposto sobre a Era da Informação e da Sociedade em
Rede, atente para o que se diz a seguir e assinale com V o que for
verdadeiro e com F o que for falso.
( ) A Era da Informação e da Sociedade em Rede são
impulsionadas, de modo predominante, pela economia
mundial, que já está embasada no desenvolvimento das
novas tecnologias de comunicação.
( ) Uma das consequências econômicas da Sociedade em
Rede é que as grandes empresas, em conjunto com os
Estados nacionais, modificam o processo produtivo de
vários países pelo mundo.
( ) As elites econômicas mundiais estabelecem agora sua
dominação mundial a partir dos países desenvolvidos
onde se encontram fisicamente os grandes computadores
que redirecionam as informações.
( ) As novas tecnologias de comunicação e os processos de
interconexões globais fazem com que as identidades
culturais estejam mais ligadas às comunidades tradicionais
e menos às Nações.
A sequência correta, de cima para baixo, é
A) V, F, V, F.
B) F, V, F, V.
C) V, V, F, F.
D) F, V, V, F.
Questão 77 - UECE 2023/1 - Atente para o trecho a seguir.
“Tornamo-nos conscientes de que o ‘pertencimento’ e a
‘identidade’ não têm a solidez de uma rocha, não são garantidos
para toda a vida, são bastante negociáveis e revogáveis, e de que
as decisões que o próprio indivíduo toma, os caminhos que
percorre, a maneira como age – e a determinação de se manter
firme a tudo isso – são fatores cruciais tanto para o
‘pertencimento’ quanto para a ‘identidade’. Em outras palavras, a
ideia de ‘ter uma identidade’ não vai ocorrer às pessoas enquanto
o ‘pertencimento’ continua sendo o seu destino, uma condição
sem alternativa. Só começarão a ter essa ideia na forma de uma
tarefa a ser realizada, e realizada vezes e vezes sem conta, e não de
uma só.
Essa concepção sobre “identidade” se refere a qual dos seguintes
sociólogos e das teorias?
A) O trecho está se referindo à teoria da Alienação de Karl Marx,
a qual aponta como os indivíduos se perdem de si mesmos
nas sociedades capitalistas.
B) O texto trata da Sociologia Formal, de Georg Simmel, que
sugere como as relações sociais são duráveis e irredutíveis às
realidades intersubjetivas.
C) O fragmento de texto indica a teoria da Ação Social, de Max
Weber, a qual diz que as identidades são orientadas
subjetivamente por sentidos sociais.
D) O enunciado se refere à teoria da Modernidade Líquida, de
Zygmunt Bauman, que faz com que tudo, inclusive as
identidades, se reconstitua continuamente.
GABARITO
73 - B
74 - A
75 - C
76 - C
77 - D
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