Questão 35 - CAMPO REAL 2018 - A sociedade se reconfigurou como tendo se oposto, sempre, à ditadura. Apagou-se da memória o amplo movimento de massas
que, através das Marchas da Família com Deus e pela Liberdade, legitimou a instauração da ditadura.
(Daniel Aarão Reis. Ditadura militar, esquerdas e sociedade. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. p. 71. Adaptado.)
Refletindo sobre a Lei da Anistia aprovada no Brasil em agosto de 1979, o autor aborda um processo de reconstrução
histórica que se caracteriza pela:
a) estigmatização da política.
b) valorização da objetividade.
c) superação do conflito.
d) produção do esquecimento.
e) consolidação da justiça.
Questão 36 - CAMPO REAL 2018 - Fenômeno complexo, que ultrapassa o domínio religioso que o epíteto ocidental sugeria, a idolatria pode também ser vista
como expressão da resistência social e cultural dos ameríndios em face do avanço europeu.
(Ronaldo Vainfas. A heresia dos índios – Catolicismo e rebeldia no Brasil Colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 31. Adaptado.)
De acordo com a abordagem proposta pelo autor, a idolatria ameríndia situa-se num contexto de:
a) etnocentrismo, no qual uma cultura é tida como superior em termos absolutos.
b) superstição, no qual a fé é percebida como solução para os problemas reais.
c) extermínio, no qual os valores do dominador substituem os dos dominados.
d) miscigenação, no qual o hibridismo é o princípio de uma nova formação social.
e) luta, no qual se busca fortalecer uma identidade fragilizada ante o colonialismo.
Questão 37 - CAMPO REAL 2018 - Onde quer que prospere e assente em bases muito sólidas a ideia de família, tende a ser precária e a lutar contra fortes
restrições a formação e evolução da sociedade segundo conceitos atuais.
(Sérgio Buarque de Holanda. Raízes do Brasil. 26. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 141 - ADAPTADO)
Escrevendo na década de 1930, o autor argumenta sobre o caráter cordial do brasileiro e salienta como traço da
formação social do país a:
a) dificuldade em se constituir um sistema administrativo fundado em princípios objetivos.
b) impossibilidade de se originar uma economia genuinamente baseada na livre iniciativa.
c) contradição entre um sistema jurídico moderno e a herança escravocrata.
d) origem colonial como empecilho para uma organização política autodeterminada.
e) cultura da indolência, que dificulta o desenvolvimento de um mercado de trabalho capitalista.
Questão 38 - CAMPO REAL 2018 - Do movimento iluminista à Revolução Francesa, a pedagogia sai do campo filosófico para entrar no campo político, rompe com
a vertente elitista de alguns enciclopedistas e deixa de ser concebida como privilégio do indivíduo, passando a ser entendida
como direito do ser humano.
(Sonia Marrach. Outras histórias da educação. São Paulo: UNESP, 2009. p. 39. Adaptado.)
A mudança de perspectiva mencionada no texto fundamentou a concepção que associa:
a) racionalismo científico à consolidação do pensamento moderno.
b) democracia representativa à construção da igualdade formal.
c) participação política à destruição do antigo regime.
d) educação universal à erradicação do obscurantismo.
e) normas jurídicas à eliminação dos estamentos feudais.
Questão 39 - CAMPO REAL 2018 - Quando Lenine desencadeou a insurreição de outubro, não lhe vinha à mente que a Revolução se limitaria a um só país, nem
que poderia ser socialista, se reduzida à Rússia.
(Marc Ferro. A revolução russa de 1917. São Paulo: Perspectiva, 1974. Adaptado.)
De acordo com o texto, a conduta do líder revolucionário foi pautada pela perspectiva de que o:
a) socialismo científico fundamentaria a organização dos operários.
b) governo soviético representaria o foco de um movimento mundial.
c) universalismo cosmopolita estimularia a integração europeia.
d) pacifismo humanista precipitaria o fim da Grande Guerra.
e) planejamento centralizado originaria blocos econômicos.
GABARITO
35 - D
36 - E
37 - A
38 - D
39 - B
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