Questão 09 - UFU 2021/2 - “De fato, os homens começaram a filosofar, agora como na
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origem, por causa da admiração, na medida em que, inicialmente, ficavam perplexos diante das dificuldades mais simples;
em seguida, progredindo pouco a pouco, chegaram a enfrentar
problemas sempre maiores [...] Ora, quem experimenta uma
sensação de dúvida e de admiração reconhece que não sabe
[...] de modo que, se os homens filosofaram para libertar-se da
ignorância, é evidente que buscavam o conhecimento unicamente em vista do saber e não por alguma utilidade prática”.
ARISTÓTELES. Metafísica, v. I. São Paulo: Edições Loyola, 2002. pp. 12-13.
De acordo com o texto, para Aristóteles, é CORRETO afirmar que
A) a libertação da ignorância ocorre imediatamente após a admiração
como uma súbita iluminação.
B) as pessoas filosofaram por causa da admiração e porque buscavam algum tipo de utilidade.
C) a busca do conhecimento e do saber tem relação com a fé e não
com a admiração e a ignorância.
D) a admiração é o reconhecimento da própria ignorância e ambos
são princípios da Filosofia.
Questão 10 - UFU 2021/2 - Segundo Cotrim e Fernandes (2017), “o estilo de vida de Só-
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crates assemelhava-se, exteriormente, ao dos sofistas, embora
não ‘vendesse’ seus ensinamentos. Desenvolviam o saber filosóficos em praças públicas, conversando com os jovens, sempre
dando demonstrações de que era preciso unir a vida concreta
ao pensamento. Unir o saber ao fazer, a consciência intelectual
à consciência pràtica e moral.”
COTRIM, G. e FERNANDES, M. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Editora Saraiva, 2017, p. 222.
Segundo esse trecho, entende-se que Sócrates
A) mesmo parecendo ser diferente, agia e pensava como os sofistas.
B) por seu método e conteúdo, se opunha ao relativismo dos sofistas.
C) distinguia-se dos sofistas somente pelo conteúdo do que ensinava.
D) cobrava por seus ensinamentos do mesmo modo que os sofistas.
Questão 11 - UFU 2021/2 - No livro A República, Platão defende a ideia de que somente os filósofos,
amantes da verdade, teriam condições morais e epistemológicas de
governar adequadamente as cidades, pois estariam livres das ilusões
do mundo sensível.
Dessa forma, compreende-se que, para Platão, o ensinamento da
Filosofia é
A) fundamental para o bom exercício da vida pública e do governo.
B) necessário, porém não o suficiente para o exercício do governo.
C) adequado, porém não obrigatório na formação dos governantes.
D) indispensável para o estudo, mas sem relação com governar.
Questão 12 - UFU 2021/2 - “Até agora se supôs que todo nosso conhecimento tinha que
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se regular pelos objetos; porém todas as tentativas de, mediante conceitos, estabelecer algo a priori sobre os objetos, através
do que o nosso conhecimento seria ampliado, fracassaram
sob esta pressuposição. Por isso, tente-se ver uma vez se não
progredimos melhor nas tarefas da Metafísica, admitindo que
os objetos têm de se regular pelo nosso conhecimento, o que
assim já concorda melhor com a requerida possibilidade de um
conhecimento a priori que deve estabelecer algo sobre os objetos
antes de nos serem dados”.
Kant, Immanuel. Crítica da razão pura. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1987, p. 14.
De acordo com o texto acima, Kant admite que
A) nossos conhecimentos são regulados pelos objetos da experiência.
B) são os objetos que devem ser regulados pelo nosso conhecimento.
C) não se pode atribuir nada a priori antes de os objetos nos serem
dados.
D) progredimos na Metafísica, aceitando que o conhecer é impossível.
Questão 13 - UFU 2021/2 - “Como poderia algo nascer de seu oposto? Por exemplo, a
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verdade do erro? Ou a vontade de verdade, da vontade de engano? Ou a ação não-egoísta, do egoísmo? [...] Tal gênese é
impossível: quem sonha com ela é um parvo, e mesmo pior que
isso: as coisas de supremo valor têm de ter uma outra origem,
uma origem própria - desse mundo perecível, aliciante, enganoso,
mesquinho, desse emaranhado de ilusão e apetite é impossível
deduzi-Ias? Pelo contrário, é no seio do ser, no imperecível, no
Deus escondido, na ‘coisa em si’ - é ali que tem de estar seu
fundamento, ou em nenhuma outra parte! Esse modo de julgar
constitui o típico preconceito pelo qual se reconhecem os metafísicos de todos os tempos. [...]”
NIETZSCHE, Friedrich. Para além do bem e do mal. Coleção Os Pensadores.
Tradução: Rubens. R. T. Filho. São Paulo: Nova Cultural, p. 303. (Adaptado).
Conforme o texto nietzschiano, é correto afirmar, EXCETO, que
A) o Deus escondido e a coisa em si são, para os metafísicos, alguns
dos fundamentos da moral.
B) sua filosofia questiona toda moral cujos fundamentos tenham
origem própria, como Deus.
C) a moral, proposta pelos metafísicos, nasce, por exemplo, do mundo
perecível e mesquinho.
D) os metafísicos acreditam que a origem da moral tem de estar no
ser ou na coisa em si mesma.
Questão 14 - UFU 2021/2 - “Por outro lado, os homens não tiram prazer algum da com-
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panhia uns dos outros (e sim, pelo contrário, um enorme desprazer), quando não existe um poder capaz de manter a todos
em respeito”.
HOBBES, Thomas. o Leviatã. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1988, p. 75.
O trecho acima aponta para um importante conceito da filosofia política
de Thomas Hobbes, que descreve a natureza humana a partir da noção
de que o homem é o lobo do homem.
Com base nas informações, analise as afirmativas abaixo.
I - É necessário que haja um poder capaz de reprimir os impulsos
humanos e fazer as pessoas viverem em sociedade.
II - Os seres humanos nascem bons pela natureza, mas a vida em
sociedade os fazem perder essa bondade original.
III - As promessas que as pessoas fazem não têm valor algum sem
que haja meios de fazê-Ias cumprirem o que disseram.
IV - A necessidade da existência do Estado surge por causa da natureza humana e não por causa de princípios metafísicos.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas CORRETAS.
A) Apenas II,III e IV.
B) Apenas II e III.
C) Apenas I e III.
D) Apenas I, III e IV.
Questão 15 - UFU 2021/2 -
Tá vendo aquele edifício moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me chega um cidadão
E me diz desconfiado, tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar o meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer
Tá vendo aquele colégio moço?
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem pra mim toda contente
Pai vou me matricular
Mas me diz um cidadão
Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar
Esta dor doeu mais forte
Por que que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer
Canção: Cidadão. Compositores: Lúcio Barbosa e Zé Geraldo. Álbum: Terceiro Mundo, CBS, 1979.
É CORRETO afirmar que o conteúdo da letra da música está relacionado ao conceito marxista de
A) exploração da mão de obra e controle do sistema jurídico-político
a favor da classe dominante.
B) valorização da mão de obra por meio de sistemas de produção
como o fordismo e o taylorismo.
C) empoderamento das classes dominantes por meio da independência dos sindicatos operários.
D) aparelhamento do sistema jurídico pela burguesia para favorecer
a igualdade de classes.
Questão 16 - UFU 2021/2 - “Como afirmou o filósofo alemão Max Horkheimer (1885-1973),
- UFU
‘quanto mais intensa é a preocupação do indivíduo com o poder
sobre as coisas, mais as coisas o dominarão, mais lhe faltarão os
traços individuais genuínos.’ (Eclipse da Razão, p. 141). Assim,
no consumo alienado, não existe uma relação direta e real entre
o consumidor e o verdadeiro prazer da coisa conquistada, pois
o consumo transforma-se em ato obsessivo movido pelo apetite
da novidade e de distinção social”.
COTRIM, G. e FERNANDES, M. Fundamentos da filosofia. São Paulo: Saraiva, 2017.
Segundo o texto, é CORRETO afirmar que o consumo
A) é o poder sobre as coisas que implica usufruir do prazer gerado.
B) permite que os traços genuínos de cada pessoa se manifestem.
C) em si não é um problema, mas um tipo de consumo específico.
D) movido pela distinção social e pela novidade, é aceito por Horkheimer.
GABARITO
09 - D
10 - B
11 - A
12 - B
13 - C
14 - D
15 - A
16 - C
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