VUNESP 2019 - O uso do brinquedo/jogo educativo com fins pedagógicos remete-nos para a relevância desse instrumento para situações de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento infantil. De acordo com Kishimoto (1996), na obra Jogo, brinquedo, brincadeira e educação, é correto afirmar:
A) o brinquedo educativo propicia riqueza de situações de aprendizagens e ainda garante que a construção do conhecimento efetuado pela criança será exatamente a mesma construção desejada pelo professor.
B) a utilização dos jogos para uso didático potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por conta da motivação interna, típica do lúdico, razão pela qual o trabalho pedagógico dispensa a oferta de outros estímulos externos e a influência de parceiros, ou as sistematizações de conceitos em outras situações que não os jogos.
C) a brincadeira de faz-de-conta, ou simbólica, surge para a criança com o aparecimento da representação e da linguagem, em torno de 2/3 anos. A brincadeira simbólica pressupõe assumir papéis, sendo uma brincadeira voluntária, completamente livre de regras e totalmente desvinculada da realidade vivenciada pela criança.
D) ao permitir a ação intencional (afetividade), a construção de representações mentais (cognição), a manipulação de objetos e o desempenho de ações sensório-motoras (físico) e as trocas nas interações (social), o jogo contempla as várias formas de representação da criança ou suas múltiplas inteligências.
E) os jogos de construção são considerados importantes por enriquecer a experiência sensorial das crianças. O jogo de construção relaciona-se principalmente ao ato motor, por tratar-se basicamente de empilhar tijolinhos, e não estabelece relação com a brincadeira simbólica.
RESPOSTA:
Letra D.
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