VUNESP 2019 - Freire (2000), na obra “A Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa”, abordando temas como o ensinar, o aprender, o pesquisar e o debater propostas, tece o seguinte comentário: “Fala-se hoje, com insistência, no professor pesquisador. No meu entender o que há de pesquisador no professor não é uma qualidade ou uma forma de ser ou de atuar que se acrescente à de ensinar. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa. O de que se precisa é que, em sua formação permanente, o professor
(A) entenda que o pesquisar cabe tão somente aos docentes universitários, cabendo, aos do ensino básico, investigar os conteúdos a serem ministrados”.
(B) comece a pesquisar e debater propostas, embora o ensinar permaneça como sua atividade principal”. (C) se aperfeiçoe, pesquisando estratégias de ensino apoiadas nas novas tecnologias”.
(D) se perceba e se assuma, porque professor, como pesquisador”.
(E) aprenda a alternar o ensino com pesquisas e debates”.
RESPOSTA:
Letra D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário