IF-SP 2019 - A obra de Paulo Freire “Pedagogia da Autonomia” está dividida em três capítulos: “Não há docência sem discência”; “Ensinar não é transferir conhecimento” e “Ensinar é uma especificidade humana”. Com isso o autor apresenta, analisa e discute uma série de características, conceitos e fundamentos sobre o ato de ensinar.
Assinale a alternativa que contemple de forma correta alguns dos pressupostos desta obra sobre o ato de ensinar:
A) Uma das tarefas primordiais dos educadores é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “aproximar” dos objetos cognoscíveis, isto é, a preocupação central da práxis pedagógica é a transmissão e assimilação de conteúdos para os sujeitos das classes populares. Afinal, esses sujeitos somente poderão superar a ingenuidade e ignorância por meio da apropriação dos conteúdos técnicos.
B) Ensinar exige criticidade e pesquisa. Assim, para aproximar o mundo do conhecimento das classes trabalhadoras é preciso abandonar e negar o senso comum de modo a superar a visão ingênua para construir, por meio da ciência, a visão crítica, capaz de questionar as relações sociais.
C) É possível e desejável que os estudantes das classes trabalhadoras se tornem leitores críticos da realidade, a partir dos ensinamentos dos professores. O educador estabelece com o educando uma relação educador-educando
no qual o conhecimento advém daquele que já
percorreu uma trajetória acadêmica, isto é, o
educador. Cabe ao educador instigar a curiosidade crítica para que o educando seja capaz de
superar a realidade imediata.
D) Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa
e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que
era possível ensinar. Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Enquanto ensino
continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e
me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo.
RESPOSTA:
Letra D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário