EsFCEx 2020 - Refletindo sobre mudanças sociais e geracionais recentes, Marina Subirats (In: Imbernón, F. (Org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato) toma como um fato a destruição das identidades tradicionais e de suas formas geracionais de transmissão. Em tal cenário, aspectos da vida de jovens e adolescentes (como a sexualidade), segundo a autora, demandariam novos critérios morais e novos instrumentos de socialização. Diante dessas demandas, de acordo com Subirats, o sistema educativo deveria
(A) assumir responsabilidades perante a fragilização dos valores morais, porém seguindo a destinação original da escola: aumentando os conhecimentos contemplados no currículo a fim de abranger o conjunto de saberes do tempo atual.
(B) eximir-se de responsabilidades adicionais ao propósito formativo centrado nos conteúdos curriculares, uma vez que o mercado das mensagens midiáticas é mais ágil e eficaz na atenção às referidas demandas.
(C) assumir responsabilidades quanto à formação moral de jovens e adolescentes, repensando suas funções e as tarefas que socialmente lhe são encomendadas.
(D) eximir-se de responsabilidades quanto à formação moral de jovens e adolescentes, pois esta é uma tarefa que deve ser outorgada à família e ao ambiente doméstico.
(E) eximir-se de responsabilidades perante a fragilização dos valores morais, apenas acolhendo seus efeitos, pois a transformação é inerente à sociedade.
RESPOSTA:
Letra C.
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