EsFCEx 2020 - A partir da leitura de Pedagogia da autonomia, é possível depreender que, de acordo com Paulo Freire,
(A) ser professor exige que se evitem posições radicalizadas, rupturas. Exige que se equilibre isto e aquilo, chegando-se à ponderação necessária a um saber crítico e revolucionário.
(B) a rigorosidade metódica conduz o educador aos grilhões de um discurso mecanicista, bancário, rigorosamente inviolável, distante da liberdade docente e dos saberes próprios de cada educando.
(C) a prática docente prescinde de “condições favoráveis”, pois, acima de qualquer limitação ou de qualquer condição (higiênica, espacial, estética etc.) que se afirme desfavorável, estão o afeto, o diálogo e a alegria do educador, guiado pelos ventos da transformação.
(D) cabe aos educadores desproblematizar o futuro, livrando-se de todo e qualquer entrave para as mudanças urgentes e ampliando generosamente os limites do possível.
(E) a autoridade coerentemente democrática entende que a verdadeira disciplina não está na estagnação, no silêncio dos silenciados, mas no alvoroço dos inquietos, na esperança que desperta.
RESPOSTA:
Letra E.
Nenhum comentário:
Postar um comentário