UNCISAL 2015 - Estavam no pátio de uma fazenda sem vida. O curral deserto, o chiqueiro das cabras arruinado e também deserto, a casa do vaqueiro fechada, tudo anunciava abandono. Certamente o gado se finara e os moradores tinham fugido.
Fabiano procurou em vão perceber um toque de chocalho. Avizinhou-se da casa, bateu, tentou forçar a porta. Encontrando resistência, penetrou num cercadinho cheio de plantas mortas, rodeou a tapera, alcançou o terreiro do fundo, viu um barreiro vazio, um bosque de catingueiras murchas, um pé de turco e o prolongamento da cerca do curral. Trepou-se no mourão do canto, examinou a caatinga, onde avultavam as ossadas e o negrume dos urubus
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 65.
Considerando a temática e o significado dos termos utilizados no texto, é correto afirmar que:
a) o autor explorou elementos constitutivos de uma paisagem surreal e abundante de comparações abstratas.
b) aparecem indivíduos expatriados numa paisagem hostil que desejam a fuga para espaços deslocados de sua realidade primitiva.
c) observa-se uma tradição literária baseada em sentimentalismos, responsáveis por evidenciar no texto uma forte tonalidade lírica.
d) observa-se uma tendência literária fundamentada na expressão da realidade humana, com os quesitos de sofrimento e hostilidade da natureza.
e) sintetizam-se características de um mundo imaginário, no qual as imagens aparecem desfocadas da realidade imediata e não testemunham a paisagem.
RESPOSTA:
Letra D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário