PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo - com gabarito

Questão 01 - UFGD 2020 - O romance Ponciá Vicêncio (2003) da autora Conceição Evaristo é permeado de tensões que envolvem passado com ramificações no presente; no caso, o passado escravocrata e o período após abolição da escravatura (1888). Trata-se de um romance que explora as marcas e os prolongamentos do passado escravocrata na formação da sociedade brasileira. 
Nessa perspectiva, considerando essa obra, é correto afirmar que o seu enredo 
a) é favorável à ideia da democracia racial na formação da sociedade brasileira. 
b) oportuniza debates sobre a exclusão racial, a exclusão de gênero e a exclusão de classe na sociedade brasileira. 
c) gira em torno da promulgação da Lei Áurea, de 1888, que efetivamente extinguiu a discriminação racial e de classe no Brasil. 
d) denuncia o feminismo, pois a característica central da sociedade brasileira se constrói pela igualdade de gêneros. 
e) trata de uma sociedade inventada, pois a relação passado e presente em toda obra não dialoga com a formação social do Brasil.

Questão 02 - UFRGS 2022 - O excerto abaixo é retirado de Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo. Considere-o, no contexto do enredo do romance. 
Ponciá Vicêncio gostava de ficar sentada perto da janela olhando o nada. Às vezes, se distraía tanto que até se esquecia da janta e, quando via, o seu homem estava chegando do trabalho. Ela gastava todo o tempo com o pensar, com o recordar. Relembrava a vida passada, pensava no presente, mas não sonhava e nem inventava nada para o futuro. O amanhã de Ponciá era feito de esquecimento. Em tempos outros, havia sonhado tanto! Quando mais nova, sonhara até um novo nome para si. Não gostava daquele que lhe deram. Menina, tinha o hábito de ir para a beira do rio e lá, se mirando nas águas, gritava o seu próprio nome. Ponciá Vicêncio! Ponciá Vicêncio! Sentia-se como se estivesse chamando outra pessoa. Não ouvia seu nome responder dentro de si. Inventava outros. Pandá, Malenga, Quieti; nenhum lhe pertencia também. Ela, inominada, tremendo de medo, temia a brincadeira, mas insistia. A cabeça rodava no vazio, ela vazia se sentia sem nome. Sentia-se ninguém. Tinha então vontades de choros e risos. 
Assinale a alternativa correta sobre o excerto. 
a) A voz narrativa em terceira pessoa descreve Ponciá Vicêncio a partir de uma focalização onisciente, que não permite entrar no universo psicológico da personagem. 
b) Ponciá Vicêncio assim era chamada porque herdara o nome de seu avô Vicêncio, com quem tinha grande semelhança física. 
c) A frase “O amanhã de Ponciá era feito de esquecimento” diz respeito à perda de memória da personagem, devido a traumas provocados por separações familiares, maus-tratos e trabalho escravo na fazenda. 
d) O vazio sentido por Ponciá no início da narrativa é preenchido quando sua mãe e seu irmão Luandi deixam a fazenda e vão se encontrar com ela na cidade. 
e) A atitude da personagem de ficar parada na janela olhando para o nada está associada ao tempo da memória, ao trabalho de “acordar-se para dentro”.

Questão 03 - UFVJM 2021 - Publicado em 2003, o romance Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, estrutura-se a partir das memórias da protagonista Ponciá. Ao narrar a vida da personagem e de sua família, uma série de dilemas que compõem a história do Brasil são abordados. 
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma questão social relacionada ao contexto da obra: 
a) A naturalização da violência física e simbólica contra as mulheres no cotidiano urbano e rural. 
b) A trajetória de exclusão social sofrida pela comunidade negra desde a escravidão até a contemporaneidade. 
c) A exploração da mão de obra de homens negros do interior do país na construção de Brasília como nova capital federal, na década de 1950. 
d) Os conflitos no meio rural envolvendo a posse das terras por grandes proprietários e a exploração da mão de obra da população mais vulnerável.

Questão 04 - UFVJM 2011/2 - O romance Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, caracteriza-se por ser uma narrativa tecida por retalhos de lembrança da vida pessoal e familiar da narradora. ASSINALE a alternativa na qual essa marca NÃO esteja presente. 
a) “Quando Ponciá Vicêncio viu o arco-íris no céu, sentiu um calafrio. Recordou o medo que tivera durante toda a sua infância. Diziam que menina que passasse por debaixo do arco-íris virava menino.” p. 13 
b) “Ponciá Vicêncio apertou a trouxa contra o peito e olhou novamente para o fogão. A cobra estava calma, enrolada lá dentro. Ponciá saiu lentamente puxando a porta devagarzinho como se não quisesse acordar ninguém.” p. 58 
c) “Escutou também, por diversas vezes, a história dolorosa, que ela já sabia, da morte da avó pelas mãos do avô. (...) Falavam também do ódio que o pai dela tinha por Vô Vicêncio ter matado a mãe dele. Ponciá sabia dessas histórias e de outras ainda, mas ouvia tudo como se fosse pela primeira vez.” p. 63 
d) “Revisitando todos os sinais da casa, Luandi olhou à distância o outro cômodo onde o pai e a mãe dormiam. Nunca havia cruzado a soleira daquela porta. Se precisasse de um dos dois, chamava cá fora. Quando o pai morreu, a irmã passou a dormir lá dentro com a mãe e aquela parte da casa continuou desconhecida para ele.” p. 89

Questão 05 - UFMG 2008 - Assinale a alternativa em que, no fragmento transcrito de Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, se identifica uma atitude típica e caracterizadora da personagem Ponciá. 
a) ... ali deitada de olhos arregalados, penetrados no nada... 
b) ... era feito uma formiga laboriosa resolvendo tudo. 
c) E o máximo que fazia, se descontente estava, era resmungar... 
d) ... revelava as suas tristezas com imensas lágrimas...

Questão 06 - UFRR 2022 - O romance Ponciá Vicêncio - EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. 3ªedição. Rio de Janeiro: Pallas, 2017, p.70-72, narra uma parte da estória de vida da protagonista que dá título ao livro. É uma mulher negra, de família pobre, que, após a morte do pai, sai da casa na roça pra procurar outras oportunidades na cidade. O mesmo ocorre com os demais personagens de seu núcleo familiar – o irmão também sai à procura de uma vida melhor na cidade e a mãe, por último, sai em busca dos 2 filhos, porque estava envelhecendo sozinha. O romance cria um mosaico-miniatura de uma diáspora familiar, repetindo o destino de negros africanos escravizados em África e trazidos ao Brasil, famílias separadas. A procura por identidade e pertencimento atinge os personagens de maneira semelhante, embora tenham sonhos diferentes. Percebemos o sofrimento e a angústia que levam Ponciá à insatisfação e desesperança, porque sentia falta dos familiares mais próximos com quem conviveu na roça – mãe e irmão, cada um deles num local diferente, buscando um novo destino. Com base na descrição acima, pode-se afirmar que: 
a) As perdas sucessivas de filhos vivenciadas por Ponciá geraram seu questionamento e revolta buscando uma resposta pela arte. 
b) Mesmo as famílias negras tendo recebido alforria por lei no Brasil do século XIX, muitos anos depois muitas delas continuam sofrendo e escravas da pobreza e miséria. 
c) Sua infância na roça era vivida com muita igualdade de recursos entre as famílias de brancos e negros. 
d) Sua vida na cidade atendeu a suas expectativas de uma vida melhor do que aquela da qual tinha fugido. 
e) Os exemplos familiares levaram Ponciá a acreditar que teria uma vida melhor que a de seus antepassados.

Questão 06 - UFVJM 2022 - O Romance de Conceição Evaristo ―Ponciá Vicêncio‖ traz como protagonista a personagem que dá nome à obra. Em relação à forma como essa personagem é descrita na narrativa, podemos afirmar que trata-se de uma: 
A) generalização, uma vez que a personagem pode servir para representar qualquer mulher, de qualquer etnia, de qualquer classe social e de qualquer nacionalidade. 
B) banalização, uma vez que a personagem é descrita de forma a ser confundida com qualquer outra mulher que tenha a mesma idade que ela. 
C) representação, uma vez que a personagem traz à tona a figura da mulher negra, cercada por ausências e apagamentos, cujo destino está atrelado a diversos fatores socioculturais e econômicos. 
D) caricatura, uma vez que a personagem é retratada de maneira grotesca, ressaltando os estereótipos sociais.

GABARITO
01 - B
02 - E
03 - C
04 - B
05 - A
06 - B
07 - C

Nenhum comentário: