Questão 01 - FPP 2017 - A obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, tem despertado interesse pela sua construção narrativa e temática. Sobre a obra podemos afirmar que:
a) revela o compromisso de Bentinho com a apresentação de evidências ao leitor do adultério de Capitu, que é comprovado ao final da narrativa.
b) focaliza o que se passa na mente de Bentinho, especialmente suas reflexões, suspeitas e insinuações a respeito do possível adultério da esposa.
c) revela o estilo irônico de Machado de Assis, seu exame das virtudes dos personagens e busca da promoção de uma visão otimista do mundo.
d) revela questões sociais do século XIX, tais como o sofrimento das populações do sertão brasileiro e o desemprego.
e) confirma o ceticismo de Machado de Assis, com agudas análises psicológicas, apesar do final feliz do romance com a reaproximação de Bentinho e Capitu.
Questão 02 - FPP 2017 - Obra prima de Machado de Assis, “Dom Casmurro” pertence ao período Realista brasileiro. Entre outros elementos, sua perspectiva narrativa tem destaque e atesta a presença de um narrador:
a) onisciente, que conhece os pensamentos de Capitu e Escobar e pode compreender seus sentimentos;
b) que é testemunha do adultério de Capitu, comprovado ao final da narrativa;
c) que utiliza o recurso do fluxo de consciência, comum nos romances brasileiros dos séculos XVIII e XIX;
d) que considera Capitu uma mulher sedutora, mas suas dúvidas sobre a fidelidade da esposa desaparecem após o nascimento de seu filho;
e) personagem que compartilha com o leitor suas suspeitas a respeito da fidelidade da esposa;
Questão 03 - UFN 2012 - O romance Dom Casmurro é narrado em primeira pessoa pelo personagem Bentinho e, portanto, viciado pela perspectiva unilateral assumida pelo narrador. Quem é o autor da narrativa?
a) Machado de Assis
b) Aluísio de Azevedo
c) Raul Pompéia
d) José de Alencar
e) Manuel Antônio de Almeida
Questão 04 - UNEMAT 2009/2 - A respeito de Dom Casmurro, pode-se dizer que é um romance sobre:
a) a dúvida e a ambiguidade, o amor e o ciúme.
b) a vida de Bentinho e sua escolha pelo celibato.
c) Capitu, a heroína romântica, que morre no final do romance.
d) a transição da República para a Monarquia na vida política brasileira.
e) a guerra do Paraguai e a vitória do Brasil.
Questão 05 - PUC-RS 2019 - Um romance da literatura brasileira que apresenta uma personagem feminina marcante é Dom Casmurro, obra que
a) enaltece a mulher na literatura.
b) apresenta ações em flashback.
c) inaugura o Realismo brasileiro.
d) incorpora o Naturalismo brasileiro.
Questão 06 - FMABC 2018 - Atente para este trecho do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis
O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor nem o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. [...] Entretanto, vida diferente não quer dizer vida pior; é outra cousa. A certos respeitos, aquela vida antiga aparece-me despida de muitos encantos que lhe achei; mas é também exato que perdeu muito espinho que a fez molesta, e, de memória, conservo alguma recordação doce e feiticeira.
Nesse trecho,
a) o anunciado propósito memorialista do narrador deve lembrar o leitor de que tal narração, a ser conduzida por quem viveu os fatos narrados, é permeada por uma subjetividade a ser levada em conta na interpretação do romance.
b) o narrador entende que seu esforço de memória é inútil, pois já não há o que testemunhe a força das paixões frustradas do passado, perdendo-se assim a conexão possível entre as carências da adolescência e as da velhice.
c) apresenta-se o narrador na condição de quem se dispõe a recuperar objetivamente os fatos do passado, admitindo, no entanto, que a distância entre os tempos acionados certamente terá apagado da memória os melhores momentos.
d) explicita-se uma narração em 1.ª pessoa, cujo tom melancólico se justifica pelo fato de serem amargas as recordações de que se nutre esse velho memorialista, na tentativa final de compreender os dissabores de sua adolescência.
e) a impessoalidade da narração é justificada pelo fato de que o narrador se dispõe a analisar seus anos juvenis pela perspectiva da maturidade, expurgando da memória a força dos afetos e das paixões da adolescência.
Questão 07 - FACASPER 2010 - Assinale a alternativa correta sobre Dom Casmurro, de Machado de Assis.
a) O romance em si é um simples acidente, sendo fundamentais e orgânicas na obra a descrição dos costumes e a filosofia social que lhe está implícita.
b) Com este romance o escritor faz a liquidação dos saldos do Segundo Reinado e estabelece o divisor de águas entre o tipo patriarcal e o tipo burguês de civilização, representados no terreno da organização política, respectivamente, pela Monarquia e pela República.
c) Romance complexo e ambicioso, Dom Casmurro faz um estudo da desagregação psicológica do protagonista, cuja loucura é tratada com agudeza humorística.
d) A situação criada no romance já é por si mesma absurda, sugerindo uma espécie de mascarada confessa, em que o verdadeiro autor ajusta ou retira a máscara nas barbas do leitor, como quem não leva a sério os compromissos de artífice, isto é, fabricando uma ilusão romanesca e criando um ambiente que dê aos leitores certo simulacro de vida a evolver no tempo.
e) Por meio de um discurso ordenado e lógico, o protagonista procura resolver sua angústia existencial, incorrendo em duas falácias, ao estabelecer sua verdade: do ponto de vista estritamente jurídico, peca por basear sua persuasão no verossímil e, do ponto de vista moral-religioso, por sustentar suas justificativas pelo provável.
Questão 08 - PUC-SP 2010 - E bem, qualquer que seja a solução, uma cousa fica, e é a suma das sumas, ou o resto dos restos, a saber, que a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me... que a terra lhes seja leve!
O trecho acima integra o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, cujo personagem Bentinho considera o comportamento de Capitu, marcado por procedimentos negativos, como dissimulação, astúcia, arte de fingir, mobilização pelo interesse, falsidade e traição. Assim, a condenação do marido quanto à presumida conduta adulterina da mulher apoia-se em dados factuais. Todos os fatos relacionados abaixo alimentam a suspeita dele, exceto um. Indique-o.
a) Bentinho vai ao teatro sozinho, já que a esposa está adoentada, volta antes de a peça terminar e surpreende Escobar em sua casa, a pretexto de tratar de "embargos de terceiros".
b) A ajuda que Escobar presta a Capitu na conversão em libras esterlinas de algumas economias, fato que contrariava Bentinho.
c) A semelhança física entre o filho Ezequiel e Escobar, percebida no hábito que tinha o menino de imitar as pessoas.
d) Os olhos de ressaca, de cigana oblíqua e dissimulada, capazes de arrastar para dentro como a vaga que se retira da praia.
e) Reação de Capitu no enterro de Escobar, seu choro e o olhar que dirige ao morto.
Questão 09 - FDF 2011 - O romance Dom Casmurro foi escrito por Machado de Assis e constitui-se uma das obras importantes de sua produção realista. Assim, indique nas alternativas abaixo aquela que contém trecho identificador do tema central do romance.
a) Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.
b) O resto é saber se a Capitu da praia da Glória já estava dentro da de Matacavalos, ou se esta foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente.
c) Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que lhes dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo.
d) A vida é uma ópera e uma grande ópera. O tenor e o barítono lutam pelo soprano, em presença do baixo e dos comprimários (...) Eu, leitor amigo, aceito a teoria do meu velho Marcolini, porque a minha vida se casa bem à definição. Cantei um duo terníssimo, depois um trio, depois um quatuor...
e) Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca.
Questão 10 - IMEPAC 2017 - Algumas obras de Machado de Assis, caso de Dom Casmurro, são consideradas marcos no Realismo nacional. São características desse estilo de época, EXCETO:
a) Narrativa que acompanha o tempo psicológico.
b) Subjetividade e individualismo.
c) Subordinação do amor aos interesses sociais.
d) Linguagem culta e direta.
Questão 11 - ITA 2015 - Em Dom Casmurro, de Machado de Assis, Bentinho toma alguns episódios como evidências da traição de Capitu, dentre os quais NÃO consta
a) a impressionante semelhança entre Ezequiel, tanto criança como adulto, e Escobar.
b) o encontro dele com Escobar na porta de sua casa, quando retorna mais cedo do teatro.
c) o fato de Dona Glória, a mãe dele, começar a mostrar-se fria com a nora e com o neto.
d) a emoção de Capitu no velório de Escobar, quando ela tenta em vão disfarçar o choro.
e) a cena em que ele a vê escrevendo uma carta a Escobar, mas ela diz que está fazendo contas.
Questão 12 - ITA 2008 - O romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, é comumente lido como uma obra que apresenta um problema a ser resolvido: Capitu traiu ou não Bentinho? Sobre esse problema, de difícil solução, considere as seguintes afirmações:
I. Capitu acusa Bentinho de “ter ciúmes até dos mortos”, o que é uma forma de ela se defender da acusação do marido, já que ele não acredita ser o pai de Ezequiel.
II. A semelhança física de Ezequiel com Escobar é relativizada no romance, uma vez que Capitu também é muito parecida com a mãe de Sancha e não há, aqui, nenhum laço de parentesco.
III. Em momento algum do livro, Capitu e Escobar aparecem em situações comprometedoras.
IV. Bentinho, o narrador da história, relata parcialmente os fatos e com muito rancor por Capitu e Escobar, os quais, segundo ele, foram amantes.
Estão corretas as afirmações:
a) I, II e III.
b) I e III.
c) II, III e IV.
d) III e IV.
e) todas.
Questão 13 - FUVEST 2008 - Meses depois fui para o seminário de S. José. Se eu pudesse contar as lágrimas que chorei na véspera e na manhã, somaria mais que todas as vertidas desde Adão e Eva. Há nisto alguma exageração; mas é bom ser enfático, uma ou outra vez, para compensar este escrúpulo de exatidão que me aflige. Machado de Assis, Dom Casmurro.
Considerando-se o contexto desse romance de Machado de Assis, pode-se afirmar corretamente que, no trecho acima, ao comentar o próprio estilo, o narrador procura
a) afiançar a credibilidade do ponto de vista que lhe interessa sustentar.
b) provocar o leitor, ao declará-lo incapaz de compreender o enredo do livro.
c) demonstrar que os assuntos do livro são mero pretexto para a prática da metalinguagem.
d) revelar sua adesão aos padrões literários estabelecidos pelo Romantismo.
e) conferir autoridade à narrativa, ao basear sua argumentação na História Sagrada.
Questão 14 - UNEMAT 2009/1 - A propósito dos fragmentos transcritos da obra Dom Casmurro, assinale a alternativa em que não se identifica uma atitude típica e caracterizadora da personagem Capitu.
a) “Quando me perguntava se sonhara com ela na véspera, e eu dizia que não, ouvia-lhe contar que sonhara comigo, e eram aventuras extraordinárias, que subíamos ao Corcovado pelo ar, que dançávamos na lua, ou então que os anjos vinham perguntar-nos pelos nomes, a fim de os dar a outros anjos que acabavam de nascer” (p. 13).
b) “Não podia tirar os olhos daquela criatura de quatorze anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado. Os cabelos grossos, feitos em duas tranças, com as pontas atadas uma à outra, à moda do tempo, desciam-lhe pelas costas” (p. 15).
c) “As curiosidades [...] eram de vária espécie, explicáveis e inexplicáveis, assim úteis como inúteis, umas graves, outras frívolas; gostava de saber tudo. No colégio onde, desde os sete anos, aprendera a ler, escrever e contar, Francês, Doutrina e obras de agulha, não aprendera, por exemplo, a fazer renda; por isso mesmo, quis que a prima Justina lho ensinasse” (p. 34). d)“Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, ‘olhos de cigana oblíqua e dissimulada’. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se se podiam chamar assim” (p. 36).
e) “Os olhos [...] claros como já disse, eram dulcíssimos; assim os definiu José Dias, depois que ele saiu, e mantenho esta palavra, apesar dos quarenta anos que traz em cima de si” (p. 79).
Questão 15 - UNIP 2022 - Publicado em 1899, o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, é considerado uma obra-prima da Literatura Brasileira. Sobre esse romance, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Por apresentar a história de um casal apaixonado, um obstáculo a vencer e a realização amorosa concretizada pelo casamento, grande parte do livro aparenta ser um romance romântico, mas, em seguida, o romance mostra a realidade do casamento a partir da perspectiva de Bentinho, cujos ciúmes destroem a relação entre o casal.
b) O sobrenome do protagonista, Santiago, sugere a influência da obra shakespeariana Otelo, cuja personagem Iago, com suas intrigas, desperta o ciúme de Otelo. Assim, Dom Casmurro, tal como a referida obra shakespeariana, apresenta, como tema central, o ciúme.
c) Por possuir elementos anticonvencionais, como capítulos curtos, estrutura fragmentária não linear, procedimentos metalinguísticos e intromissões do narrador, tal romance antecipa características que seriam exploradas no Modernismo.
d) Em relação à organização do enredo, Dom Casmurro se estrutura em 148 capítulos e segue a ordem cronológica na apresentação dos fatos narrados, desde a adolescência de Bentinho e seu amor por Capitu, passando pelo seminário, pela faculdade, pela vida conjugal, pela separação do casal até a velhice.
e) Como a história é narrada em primeira pessoa pelo protagonista Bento Santiago, o narrador não é confiável, pois o que se tem não são os fatos em si, mas uma versão dos fatos, narrados segundo a ótica de Bentinho, que só conta o que lhe convém.
Questão 16 - UFRGS 2003 - Leia os trechos abaixo, extraídos de Dom Casmurro.
“José Dias amava os superlativos. Era um modo de dar feição monumental às ideias: não as havendo servia a prolongar as frases [...] Trazia as calças curtas, para que lhe ficassem bem esticadas. A gravata de cetim preto, com um arco de aço por dentro imobilizava-lhe o pescoço; era moda. [...] Levantou-se com o passo vagaroso do costume, não aquele vagar arrastado dos preguiçosos, mas um vagar calculado e deduzido, um silogismo completo, a premissa antes da consequência, a consequência antes da conclusão.” (cap. IV)
“Como vês, Capitu, aos quatorze anos, tinha já ideias atrevidas, muito menos que outras que lhe vieram depois, mas eram só atrevidas em si, na prática faziam-se hábeis, sinuosas, surdas, e alcançavam o fim proposto, não de salto mas aos saltinhos. Não sei se me explico bem. Suponde uma concepção grande executada por meios pequenos. Assim, para não sair do desejo vago e hipotético de me mandar para a Europa, Capitu, se pudesse cumpri-lo, não me faria embarcar no paquete e fugir; estenderia uma fila de canoas daqui até lá, por onde eu, parecendo ir à fortaleza da Laje em ponte minha mãe na praia à espera.” (cap. XVII)
Assinale a alternativa correta em relação a esses trechos.
A) José Dias, agregado da família Santiago, tem como características a retidão de caráter e a laboriosidade.
B) Na descrição de José Dias, o narrador ressalta traços como a linguagem, o vestuário e o caminhar, compondo o retrato de alguém calculista e preocupado com a aparência.
C) Pela leitura dos trechos, percebe-se que Capitu, desde a adolescência, é incapaz de disfarçar o seu atrevimento.
D) narrador descreve o modo firme, direto e transparente que caracteriza o comportamento de Capitu em busca da concretização de seus desejos.
E) Capitu deseja mandar Bento para a Europa porque, desde o início da adolescência, já estava apaixonada por Escobar, de quem teve um filho.
Questão 17 - UFRGS 2003 - Assinale a alternativa correta em relação ao romance Dom Casmurro.
A) Para libertar-se do cumprimento da promessa materna, sair do seminário e casar com a sua amiga de infância, Bentinho alega estar com lepra.
B) Por sugestão do Imperador, Bentinho ingressa na Escola de Medicina no Rio de Janeiro com o apoio entusiasta de dona Glória e da família do Pádua.
C) Nos capítulos dedicados ao enterro de Escobar, o narrador impressiona-se com o olhar que Capitu lança ao afogado, comparando-o com as ondas do mar.
D) Trata-se de um romance realista, narrado de forma isenta e linear, evitando recuos, dubiedades e intromissões do narrador.
E) Os capítulos finais narram a viagem de Bento à Europa, na tentativa de reencontrar Capitu e Ezequiel.
Questão 18 - FEI-SP - Qual a obra da qual foi extraído o seguinte fragmento e quem a escreveu?
"Ideia só! Ideia sem pernas! As outras pernas não queriam correr nem andar. Muito depois é que saíram vagarosamente e levaram-me à casa de Capitu. quando ali cheguei, dei com ela na sala, na mesma sala, sentada na marquesa, almofada no regaço, cosendo em paz. Não me olhou no rosto, mas a furto e a medo, ou, se preferes a fraseologia do agregado, oblíqua e dissimulada."
a) Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas
b) Raul Pompéia – O Ateneu
c) José de Alencar – Senhora
d) Machado de Assis – Dom Casmurro
e) Visconde de Taunay – Inocência.
GABARITO
01 - B
02 - E
03 - A
04 - A
05 - B
06 - A (Link: Ver Resposta Comentada)
07 - E
08 - D
09 - D
10 - B
11 - E
12 - E
13 - A
14 - E
15 - D
16 - B
17 - C
18 - D
Nenhum comentário:
Postar um comentário