PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Questão de Literatura - FMABC 2018 - Atente para este trecho do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis

FMABC 2018 - Atente para este trecho do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis 
O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor nem o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. [...] Entretanto, vida diferente não quer dizer vida pior; é outra cousa. A certos respeitos, aquela vida antiga aparece-me despida de muitos encantos que lhe achei; mas é também exato que perdeu muito espinho que a fez molesta, e, de memória, conservo alguma recordação doce e feiticeira. 
Nesse trecho, 
a) o anunciado propósito memorialista do narrador deve lembrar o leitor de que tal narração, a ser conduzida por quem viveu os fatos narrados, é permeada por uma subjetividade a ser levada em conta na interpretação do romance. 
b) o narrador entende que seu esforço de memória é inútil, pois já não há o que testemunhe a força das paixões frustradas do passado, perdendo-se assim a conexão possível entre as carências da adolescência e as da velhice. 
c) apresenta-se o narrador na condição de quem se dispõe a recuperar objetivamente os fatos do passado, admitindo, no entanto, que a distância entre os tempos acionados certamente terá apagado da memória os melhores momentos. 
d) explicita-se uma narração em 1.ª pessoa, cujo tom melancólico se justifica pelo fato de serem amargas as recordações de que se nutre esse velho memorialista, na tentativa final de compreender os dissabores de sua adolescência. 
e) a impessoalidade da narração é justificada pelo fato de que o narrador se dispõe a analisar seus anos juvenis pela perspectiva da maturidade, expurgando da memória a força dos afetos e das paixões da adolescência.

RESPOSTA:
Letra A.

Em Dom Casmurro, o foco narrativo em primeira pessoa coloca em dúvida a verdade dos fatos narrados, devido à parcialidade do narrador.

Nenhum comentário: