PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Questão de História - Retome os conteúdos estudados na Unidade II e escreva um pequeno parágrafo relacionando a ideia de modernidade exposta nesse trecho à formação dos Estados modernos

Retome os conteúdos estudados na Unidade II e escreva um pequeno parágrafo relacionando a ideia de modernidade exposta nesse trecho à formação dos Estados modernos, ao Renascimento, à Reforma protestante e ao mercantilismo.

A modernidade e o racionalismo que envolvem o seu processo de construção contribuíram para a valorização da ciência moderna, vista como a garantia da compreensão absoluta do mundo e da verdade. Dessa forma, o pensamento racional e os métodos científicos possibilitaram também a consolidação da História como disciplina científica. Esta buscaria comprovar por meio dos fatos o progresso da humanidade, representado pela história da civilização ocidental.

A afirmação da ideia de modernidade e a tendência à racionalização se aprofundaram nos séculos seguintes. Dessa forma, os estudos históricos passaram a ser organizados em uma periodização criada por intelectuais franceses no século XIX segundo uma lógica que coloca a Europa e o Ocidente como centro propulsor da evolução humana.

Para saber mais sobre esse assunto, leia o texto a seguir, do historiador Jean Chesneaux.

O quadripartismo [periodização da História em Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea] tem como resultado privilegiar o papel do Ocidente na história do mundo e reduzir quantitativa e qualitativamente o lugar dos povos não europeus na evolução universal. [...] Os marcos escolhidos não têm significado algum para a imensa maioria da humanidade: fim do Império Romano, queda de Bizâncio.

CHESNEAUX, Jean. Devemos fazer tábula rasa do passado? Sobre a história e os historiadores. São Paulo: Ática, 1995. p. 95.

RESPOSTA:
As transformações do Renascimento, da Reforma protestante, do Estado absolutista e do mercantilismo apresentaram-se num contexto marcado pelo processo de racionalização, profundamente relacionado ao conceito de modernidade e ao pensamento ocidental que se constituiu neste período.

LEIA TAMBÉM:

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04  - ATIVIDADE 05  - ATIVIDADE 06 - 

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...