PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Exercícios de Sociologia sobre herança social - com gabarito

Questão 01 - CESMAC 2022 - Entende-se por herança social: 
a) O conjunto de procedimentos que regulam a passagem de bens, de pais para filhos, nas famílias bem construídas. 
b) O conjunto de conhecimentos, costumes, experiências e valores culturais que uma geração lega à geração seguinte. 
c) O conjunto de tradições que numa etnia particular se cultiva como própria e que guarda com zelo para os descendentes. 
d) O conjunto de regras e credos que uma determinada religião observa, para manter sua originalidade e essência. 
e) Normas cultivadas por uma etnia específica no sentido de mantê-la coesa e fiel à sua originalidade.

Questão 02 - CESMAC 2021.2 - Que se entende, em Sociologia, por Herança Social, no sentido universal e amplo? 
a) São as formas de cultura, costumes, valores e tradições que determinada geração herda dos seus antepassados 
b) Conjunto de leis e procedimentos costumeiros que regulam a transmissão das heranças patrimoniais das famílias 
c) São formas estáveis de ordenamento positivo, que garantem a paz social, independentemente dos aspectos coercitivos. 
d) É todo o patrimônio espiritual duma sociedade determinada, posto como exemplo de bem viver em harmonia 
e) É o conjunto de referências exemplares que norteiam a religião de determinada etnia ou povo.

Questão 03 - CESMAC 2020/1 - Quando falamos em herança social, estamos nos referindo: 
a) à série de instruções pragmáticas a serem seguidas nos processos das heranças patrimoniais, para garantir-lhes legitimidade jurídica. 
b) à totalidade dos conhecimentos científicos obtidos por várias gerações de pesquisadores que visaram sempre o progresso e bem estar da humanidade. 
c) ao conjunto de costumes, tradições, culturas e valores que determinada sociedade recebe, aceita e incorporara, vindas das gerações que precederam. 
d) ao conjunto de princípios e dogmas religiosos que um particular grupo étnico cultua, e que procura passar às gerações vindouras, sem alterações. 
e) à totalidade das leis e regulamentos que permeiam as relações interpessoais de determinada sociedade, e que são garantes de paz e harmonia sociais.

Questão 04 - CESMAC 2019/2 - Por herança social, se pode entender: 
a) o conjunto de procedimentos que visam à transmissão das heranças familiares para seus legítimos herdeiros. 
b) determinado ordenamento jurídico que, por força coercitiva, mantém vivas as tradições de uma comunidade. 
c) conjunto de crenças, dogmas e regras religiosas que vão passando de pais para filhos, como marca de determinada etnia. 
d) conjunto de conhecimentos empíricos e científicos, transmitidos dentro de uma determinada sociedade. 
e) o conjunto de valores, tradições, língua e cultura, que gerações sucessivas vêm legando às gerações seguintes.

Questão 05 - CESMAC 2019/1 - Por ‘Herança Social’, no sentido mais próprio, a Sociologia define esse conceito como o conjunto: 
a) de normas e procedimentos seguidos por gerações sucessivas que regulam a transmissão de heranças materiais aos legítimos herdeiros. 
b) de valores e manifestações de cultura, tais como: língua, costumes, tradições, formas de organização que determinada comunidade herda de gerações anteriores. 
c) de regulamentos e convenções que determinada etnia considera fundamentais para que a manutenção de sua cultura e identidade. 
d) de sucessivos ordenamentos jurídicos que, pela sua continuidade, mantêm harmônica a convivência da organização social. 
e) de resultados científicos que, por decorrerem de experiências comprovadas, passadas de uma geração a outra, ganham valor universal.

Questão 06 - CESMAC 2019/1 - 'Herança Social', conforme entendida e conceituada na disciplina acadêmica denominada ‘Sociologia’, deve definir-se como: 
a) o conjunto de procedimentos e embasamentos jurídicos que regulam a transmissão das heranças materiais familiares para os legítimos herdeiros. 
b) o conjunto de valores, como: tradições, cultura, língua, costumes e modos de organização que sucessivas gerações acumularam para legá-los às gerações atuais. 
c) o conjunto do ordenamento jurídico positivo que, ao longo de várias gerações, consegue manter vivas e inalteradas as tradições de determinada comunidade. 
d) o conjunto de valores, crenças, dogmas e regras religiosas que, passados de pais para filhos, conseguem manter inalteradas as marcas de determinada etnia. 
e) o conjunto de conhecimentos míticos, empíricos, científicos e religiosos que determinada sociedade compilou para legá-los, libertos de influências, aos descendentes vindouros.

Questão 07 - CESMAC 2018/2 - Podemos conceituar Herança Social como sendo: 
a) todas as formas de costumes, de normas e comportamento, sedimentadas socialmente e, a rigor, transmitidas de geração em geração. 
b) o arcabouço processual-jurídico que regula a transmissão das heranças familiares, no sentido de assegurar aos legítimos herdeiros os seus direitos. 
c) o conjunto de valores morais, convicções políticas e científicas que sustentam um viver harmonioso e coeso, dentro de uma determinada etnia humana. 
d) a reunião de todas as formas de informação herdadas, sejam elas intuitivas, empíricas ou científicas, derivadas de dogmas, crenças e mitos aceitos por cada indivíduo. 
e) o conjunto das garantias estabilizadoras de uma sociedade, em um determinado período histórico, outorgadas por qualquer partido ou regime político.

Questão 08 - CESMAC 2017/2 - Por herança social, entende-se como sendo: 
a) Toda a tramitação processual que determinada família tem de seguir para garantir a seus herdeiros os bens que lhe deixarem por morte. 
b) Todo o arcabouço jurídico decorrente do direito positivo de um povo, o qual garante uma harmônica convivência societária. 
c) Todo o conjunto de valores culturais, costumes e tradições que passam de uma sociedade a outra e por esta são aceitos. 
d) Todo o conjunto de crenças, dogmas e práticas religiosas que determinado grupo étnico pratica. 
e) Todo o conjunto de descobertas científicas que determinado grupo de cientistas obtém com vistas a melhorar a vida societária.

Questão 09 - CESMAC 2017/1 - Por herança social, entende-se: 
a) o conjunto de informações pragmáticas que regulam os trâmites a serem seguidos pelo direito de família nos processos das heranças patrimoniais. 
b) o conjunto de dogmas e regulamentos religiosos seguidos por uma determinada etnia, os quais vão passando de pais a filhos de forma rígida e inalterável. 
c) o conjunto das leis positivas de um povo que regulam todas as suas relações interpessoais, de forma a garantir-se a estabilidade e a paz social desse povo. 
d) o conjunto dos inúmeros resultados científicos obtidos pelos vários experimentos globalmente comprovados, os quais garantem o aperfeiçoamento da humanidade. 
e) o conjunto de todas as formas de cultura e valores, como língua, costumes, tradições e formas de organização, que determinada comunidade herda e aceita, das gerações que os precederam.

Questão 10 - CESMAC 2017/1 - Quando, no âmbito da Sociologia, se fala em Herança Social, os autores têm em mente tratar-se de um: 
a) conjunto de procedimentos costumeiros que pautam os caminhos a serem percorridos quando se trata de processos que visam a transmissão das heranças familiares para seus legítimos herdeiros. 
b) conjunto de valores, tradições, formas de cultura, língua, costumes e modos de organização, que sucessivas gerações foram acumulando para legar à geração atual. 
c) determinado ordenamento jurídico positivo de uma comunidade, o qual, por sua força coercitiva, garante a paz e a estabilidade social nas relações interpessoais dessa mesma comunidade. 
d) determinado conjunto de crenças, dogmas e regulamentos religiosos que vão passando inalteráveis de pais a filhos, e que acabam por tornar-se marca característica de determinada etnia. 
e) conjunto de ramos do saber resultantes não só de experiências científicas comprovadas, mas também da observação empírica e da especulação teórica, dentro de uma sociedade concreta.

Questão 11 - CESMAC 2017/2 - O conceito de herança social pode traduzir-se como sendo o conjunto de: 
a) regras processuais e garantias jurídicas que devem estar presentes na transmissão das heranças familiares aos respectivos herdeiros. 
b) convicções religiosas e de valores éticos que garantem a determinados grupos étnicos se manterem coesos e harmônicos. 
c) todas as formas de cultura, no sentido amplo do termo, transmitidas de geração em geração até se enraizarem na sociedade atual. 
d) de todas as formas de saber, herdadas, sejam elas científicas, empíricas ou intuitivas, que procedam de crenças, de mitos ou de dogmas aceitos individualmente. 
e) elementos estabilizadores de uma sociedade fornecidos pelos Estados políticos e por suas instituições civilizatórias em um determinado período.

Questão 12 - CESMAC 2016/1 - “Herança social” pode definir-se como: 
a) tudo aquilo que uma geração transmite às outras, seja em forma de costumes, linguagens, ideias e concepções que persistiram ao longo do tempo. 
b) tudo aquilo que permanece inalterável em cada raça ou etnia de forma a impedir que novas manifestações culturais possam se impor. 
c) o somatório de credos e convicções religiosas de comunidades concretas como meio de garantir comportamentos éticos e morais na sociedade. 
d) o resultado das investigações científicas realizadas ao longo da História, visando garantir às gerações futuras bem estar e segurança. 
e) a soma de todas as teorias filosóficas que legaram à humanidade novas formas de compreender a sociabilidade humana e suas instituições .

Questão 13 - CESMAC 2016/2 - Por 'herança social' entende-se o conjunto: 
a) de informações pragmáticas que regulam os tramites a serem seguidos pelo direito de família nos processos das heranças patrimoniais. 
b) de dogmas e regulamentos religiosos seguidos por uma determinada etnia os quais vão passando de pais a filhos de forma rígida e inalterável. 
c) das leis positivas de um povo que regulam todas as suas relações interpessoais, de forma a garantir-se a estabilidade e paz social desse povo. 
d) dos inúmeros resultados científicos obtidos pelos vários experimentos globalmente comprovados, os quais garantem o aperfeiçoamento da humanidade. 
e) de todas as formas de cultura e valores, como língua, costumes, tradições e formas de organização, que determinada comunidade herda e aceita, das gerações que os precederam.

Questão 14 - CESMAC 2016/2 - Por herança social deve entender-se como o conjunto: 
a) de regras e prescrições que determinado grupo decide adotar para seguir à risca a crença religiosa herdada de seus antepassados 
b) de leis positivas que determinada comunidade criou para garantir a pacífica convivência que existia nas gerações que antecederam 
c) de aquisições, seja no âmbito da ciência, dos costumes, das tradições, seja no âmbito das crenças e dos valores, que uma geração recebe de outras passadas 
d) de mitos, heróis e personagens que marcaram a história das gerações mais significativas e decisivas de uma determinada civilização. 
e) de comportamentos de cada indivíduo em relação ao perfil que lhe cabe socialmente viver,como resposta às expectativas das gerações anteriores.

Questão 15 - CESMAC 2015/2 - A humanidade tem, ao longo da história, seu desenvolvimento promovido, sobretudo pela ‘herança social’: 
a) Que vai encontrar seu fundamento radical numa dimensão essencial da natureza humana que é a sociabilidade. 
b) Que é essencialmente proveniente das formas como cada grupo individual se posiciona em relação aos mitos e religiões em que acredita.
c) Que tem sua origem assegurada nos regimes políticos e ideologias que cada grupo defende, conforme sua conveniência. 
d) Que se pode definir como capacidade de organização de sociedades centradas sempre no bem comum, segundo a época. 
e) Que é constituída por tudo aquilo que umas gerações transmitem às outras, a saber: tradições, valores, língua, cultura, instituições, conhecimentos etc.

Questão 16 - CESMAC 2015/1 - Por ‘herança social’ entende-se o conjunto de crenças, regras, manifestações artísticas e técnicas, tradições, ensinamentos e costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade. Todas essas manifestações constituem, especificamente, o que se designa como: 
a) Erudição. 
b) Política. 
c) Cultura. 
d) História. 
e) Educação.

Questão 17 - CESMAC 2015/2 - A chamada herança social tem sido, ao longo da História, a grande promotora do desenvolvimento da humanidade, devido ao fato de que essa herança: 
a) abrange todas as manifestações da criação humana, sejam elas criações vinculadas ao mundo das ideias, do conhecimento, das artes, das descobertas tecnológicas, dos costumes, inclusive aqueles que podem decorrer de mitos e concepções fantasiosas. 
b) é essencialmente baseada nos grandes princípios que regulam os caminhos do indivíduo humano rumo à sua realização plena como ser religioso e como ser vocacionado para a transcendência. 
c) é caminho seguro e único para que os homens em sociedade encontrem finalmente a resposta para os principais enigmas e mistérios que, desde sempre, as múltiplas gerações tentaram decifrar. 
d) encontra forçosamente sua origem e seu fundamento naqueles regimes políticos que defendem ideologias e valores diferenciados, conforme os grupos humanos que os constituem. 
e) assegura, de forma inquestionável, as liberdades individuais necessárias ao exercício de todas as crenças religiosas, comportamentos não padronizados, e originais formas de pensar.

Questão 18 - CESMAC 2018/2 - Aquilo que, na Sociologia, se entende por Herança Social, pode descrever-se como: 
a) o universo dos resultados científicos, obtidos em decorrência de experimentos globalmente comprovados, visando o aperfeiçoamento da vida societária. 
b) a totalidade de normas seguidas por determinadas etnias, ou grupos religiosos, os quais vão passando, fielmente, de pais a filhos, ao longo de gerações. 
c) o somatório de costumes, tradições, crenças e valores que uma sociedade aceita como legado, independentemente de seus gostos pessoais. 
d) o conjunto de regulamentações pragmáticas positivas que uma comunidade recebe, como caminhos a serem seguidos em processos dos legados patrimoniais. 
e) conjunto global dos resultados finais dos experimentos científicos, obtidos por gerações de estudiosos, postos ao serviço do bem social.

GABARITO
01 - B
02 - A
03 - C
04 - E
05 - B
06 - B
07 - A
08 - C
09 - E
10 - B
11 - C
12 - A
13 - E
14 - C
15 - E
16 - C
17 - A
18 - C

Nenhum comentário: