Acadêmico(a)s do Curso de Bacharel em Geografia da Unidade Universitária de Campo Grande, realizaram no dia 17 de maio de 2022, uma visita técnica no setor de Gerência de Recursos Hídricos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – IMASUL, localizado no Parque dos Poderes, na capital de Campo Grande. A atividade é uma prática didática prevista na disciplina de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, para turma de 4 ano de Bacharel em Geografia.
No local os acadêmicos foram recebidos pelo Geógrafo Leonardo Sampaio Costa, Gerente de Recurso Hídricos, e a Engenheira Agrícola Elisabeth Arndt, responsável pela unidade de gestão e controle de águas superficiais, onde foi possível conhecer a estrutura técnica da sala de situação de águas superficiais do Mato Grosso do Sul. O Setor possui a competência de executar a Política Estadual dos Recursos e implementar e acompanhar os instrumentos de gerenciamento de recursos hídricos previstos pela Lei Estadual Nº 2.406, de 29 de janeiro 2002.
Nessa visita, foi explicado sobre o planejamento e gerenciamento de bacias hidrográficas, os instrumentos de gestão de recursos hídricos, tais como: Plano de Recursos Hídricos, os Planos de Bacias, Enquadramento dos corpos d´água, Outorga de direito de usos, Cobrança pelo uso da água, Sistema de informações e cadastro dos usuários de recursos hídricos. Sendo ainda tratado sobre a organização e atuação dos conselhos e comitês de bacias hidrográficas, e o papel do Estado na conservação dos recursos hídricos.
A visita foi proposta e coordenada pela Professora Dra. Vera Lúcia Freitas Marinho, teve por objetivos estabelecer contatos, conhecer as instalações e receber explanação sobre a base instrumental da política dos recursos hídricos adotada no estado de Mato Grosso do Sul. “Tais abordagens, fazem parte do conteúdo programático da disciplina, desse modo é agregadora na formação dos profissionais em Geografia, como ainda, contribui por oportunizar experiências práticas interdisciplinares ministradas no Curso, imprescindível para a melhor qualificação dos profissionais da área”, explicou a professora Vera Lúcia Freitas Marinho.
Para a acadêmica Lays Fernanda a visita técnica foi de extrema importância para a profissão, “É importante para que possamos visualizar as nossas futuras profissões e também conhecer como funciona os processos técnicos dos órgãos responsáveis aqui do Estado, dando uma visualização do mercado de trabalho e esclarecendo lacunas que ficam em sala de aula”, disse a aluna.
Para Marcia Aparecida de Castro, essa atividade de “visita técnica ao Imasul apresentou amplo esclarecimento referente ao planejamento e gestão dos recursos hídricos, a metodologia aplicada diariamente pelos técnicos nos mostra os inúmeros esforços para assegurar a visibilidade dos dados coletados quanto a situação hídrica do estado. Destacando também, no quadro técnico a “falta de profissionais especializados o que resulta em um dos maiores problemas que o órgão enfrenta para atender as inúmeras demandas do setor, incluindo a fiscalização de situações que infringem as leis, as quais chegam ao órgão via denúncias dos crimes ambientais ocorridos no estado”. Assim, fica “evidente a necessidade de abertura de edital no Estado para contratação/efetivação de geógrafos e outros profissionais que compõem equipes multidisciplinares da área de planejamento e gestão de recursos hídricos”. Destacando que “a equipe ali presente, trabalha com excelência na tentativa de cumprir toda a demanda que surge, são servidores que merecem todo respeito e elogios pelos grandes esforços e dedicação, prestados à sociedade, afirmou a acadêmica Marcia Aparecida de Castro.
Para a acadêmica Suely Pereira dos Santos, “participar da visita técnica ao IMASUL, proporcionou um aprendizado complementar à disciplina, acrescentando o entendimento pelas explicações dos profissionais, que foram disponíveis e acolhedores”. Ela ainda lembrou que nos dois últimos anos da pandemia de Covid-19, “durante o ensino remoto, embora os esforços dos professores tenham sido exemplares, a visita presencial é um grande privilégio acadêmico para fomentar o conhecimento no último ano da graduação. Agradeço à professora Dra. Vera Marinho pela iniciativa e ao Leonardo representando todos os profissionais do IMASUL, pelo apoio”, concluiu a acadêmica.
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