PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 21 de maio de 2022

Questão de Filosofia - Os líderes totalitários basearam a sua propaganda no pressuposto psicológico correto

"Os líderes totalitários basearam a sua propaganda no pressuposto psicológico correto de que, em tais condições, era possível fazer com que as pessoas acreditassem nas mais fantásticas afirmações em determinado dia, na certeza de que, se recebessem no dia seguinte a prova irrefutável da sua inverdade, apelariam para o cinismo; em lugar de abandonarem os líderes que lhes haviam mentido, diriam que sempre souberam que a afirmação era falsa, e admirariam os líderes pela grande esperteza tática."
Hannah Arendt, As origens do totalitarismo

Após a Segunda Guerra, Hannah Arendt se dedicou a compreender os fatores que levaram aos horrores praticados pelos nazistas. Ela criou um conceito que fundamenta a ideia de que a violência se desenvolve em conformidade com o poder instituído. Qual o conceito criado pela filósofa?
a) Banalidade do mal
b) Habitus
c) Náusea
d) Véu da ignorância

RESPOSTA:
Letra B.

Em seu livro Eichmann em Jerusalém, Arendt acompanhou o julgamento de Adolf Eichmann, funcionário do nazismo, responsável por enviar prisioneiros para os campos de concentração, o nazista era um cumpridor de ordens irrefletidas. Ele, em si, não se assemelhava a um monstro genocida, na verdade, chamava a atenção por ser uma pessoa comum. A filósofa desenvolve a ideia de que o mal, então, não possui uma natureza própria, ele é banal, fruto do desenvolvimento de um ambiente que coloca em suspensão o julgamento. Assim, os governos totalitários aproveitam-se dessa possibilidade de falha no julgamento e da banalidade do mal para conseguir adeptos que os seguem de forma irrefletida.

Nenhum comentário: