No início do século XVIII, em Pernambuco e em Minas Gerais, dois conflitos – respectivamente, a Guerra dos Mascates e a Guerra dos Emboabas – opuseram grupos que já se consideravam naturais da terra a portugueses e outros recém-chegados. EXPLICITE as razões que levaram esses grupos a se enfrentar na A) Guerra dos Mascates.
B) Guerra dos Emboabas.
RESPOSTA:
A) A Guerra dos Mascates, ocorrida em 1710-11, caracterizou-se pelas divergências entre a aristocracia agrária local, decadente em função da crise do açúcar, e a burguesia mercantil portuguesa. As rivalidades resultaram da execução das dívidas das oligarquias açucareiras contraídas junto aos comerciantes lusitanos, e da elevação de Recife à categoria de Vila (através da implantação da Câmara Municipal) o que favorecia politicamente os portugueses.
B) A Guerra dos emboabas (1708-9), ocorrida no período inicial da mineração, teve como elemento motivador as rivalidades entre paulistas descobridores das minas e forasteiros provenientes da metrópole e de outras regiões do Império Português, denominados emboabas. Entre as causas das rivalidades estão a disputa pelo controle da exploração das jazidas e o comando político da região mineradora. A eclosão da guerra revela a inexistência de um efetivo controle político da coroa sobre a região, o que favoreceu a ação autônoma dos potentados locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário