O texto a seguir aborda o processo de transição da Idade Média para a consolidação dos Estados modernos. Com um colega, leia e identifique as principais transformações mencionadas pelo autor. Depois, ainda em dupla, respondam às questões: [...] é impossível duvidar que o Estado, tendo força para fazê-lo, não tomasse, pouco a pouco, o caminho do mercantilismo. Essa palavra não se pode empregar aqui sem amplas restrições. Mas, por estranho que seja, ainda, aos governos do fim do século XIV e princípios do XV, o conceito de uma economia nacional, o certo é que a sua conduta revela o desejo de proteger a indústria e o comércio dos seus súditos contra a concorrência externa, e mesmo, em alguns casos, de introduzir, na região, novas formas de atividade. Inspiraram-se, a esse respeito, no exemplo das cidades. Sua política é, no fundo, unicamente, uma política urbana estendida até os limites do Estado. Da política urbana conserva o caráter essencial: o protecionismo. Inicia-se a evolução que, por fim, rompendo com o internacionalismo medieval, impregnara os Estados de um particularismo tão exclusivo como o foi o das cidades durante os séculos.
PIRRENE, Henri. História econômica e social da Idade Média. São Paulo: Mestre Jou, 1982. p. 216-217.
a) Quais aspectos citados no texto evidenciam que ainda no final do século XIV surgiram práticas que culminariam mais tarde na centralização política do absolutismo e no mercantilismo?
b) Como o autor caracteriza a política urbana desse período?
RESPOSTA:
a) A proteção do Estado à indústria e ao comércio local contra a concorrência externa, assim como a introdução de
novas atividades.
b) A política urbana desse período se caracterizava pelo protecionismo, que rompeu com o internacionalismo medieval
e impulsionou o processo que, mais tarde, consolidaria o conceito de economia nacional.
LEIA TAMBÉM:
A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05 - ATIVIDADE 06 - ATIVIDADE 07 -
3 comentários:
Muito Obrigado, Me Ajudou Muito.
Muito obrigado! Eu estava muito confuso com isso.
muito obrigada
Postar um comentário