PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 17 de outubro de 2020

Questão PET - O senador paulista Nicolau de Campos Vergueiro foi o primeiro fazendeiro a trazer imigrantes europeus

ATIVIDADE 2- O senador paulista Nicolau de Campos Vergueiro foi o primeiro fazendeiro a trazer imigrantes europeus para trabalhar na cafeicultura. Entre os anos de 1847 e 1857, levou para sua fazenda de Ibicaba, no interior de São Paulo, os primeiros grupos de alemães, suíços e belgas. (Cotrim, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, São Paulo: Saraiva, 2002.p, 389.) 

O texto acima discutiu a questão da vinda de imigrantes para o Brasil. Assim sendo, cite e explique o principal motivo que levou os imigrantes europeus a virem para a América no século XIX.

RESPOSTA: O século XIX foi marcado pela Revolução Industrial que provocou profundas mudanças no sistema de produção das fábricas. Uma dessas mudanças foi o uso de modernos maquinários na produção das mercadorias, o que contribuiu para alavancar a quantidade de produtos fabricados. Por outro lado, a maquinação do sistema fabril gerou altos índices de desemprego. Dessa forma, a alternativa encontrada pela camada de desempregados foi migrar para América em busca de melhores condições de vida.


Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...