PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Questão PET - Analise as assertivas abaixo referentes à Caxemira e assinale (V) para verdadeiras e (F) para as falsas.

07 – Analise as assertivas abaixo referentes à Caxemira e assinale (V) para verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A Caxemira é uma região disputada tanto pela Índia quanto pelo Paquistão, em virtude de localizarem-se, nessa área, as nascentes dos rios Indo e Ganges, além de outras razões. 
( ) Índia e Paquistão travaram três guerras desde a independência da Inglaterra, em 1947. Duas delas foram por disputas da Caxemira. 
( ) A Índia controla 40% da Caxemira; o Paquistão, um terço; a China, o resto. 
( ) Os muçulmanos são maioria na região e, há 12 anos, começaram a lutar pelo separatismo, num conflito que já matou mais de 33 mil pessoas. O Paquistão propõe um plebiscito para definir o futuro da área. A Índia prefere a mediação internacional.

RESPOSTA:
Todas as alternativas são corretas. 
A Índia e o Paquistão vivenciaram conflitos por causam da Caxemira. Ambos os países formavam um só bloco e faziam parte do domínio Inglês até 1947. Com a independência, formaram-se os dois Estados. Porém, diferenças religiosas passaram a gerar conflitos entre os dois países e tanto um quanto o outro desejam dominar a região. A China também se apoderou do território em 1962. A maioria da população da Caxemira é paquistanesa e de religião muçulmana.

Nenhum comentário: