PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Questão PET - A Guerra Fria nunca gerou um conflito armado direto entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS)

06 – A Guerra Fria nunca gerou um conflito armado direto entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), porém, resultou em conflitos armados ao redor do mundo e em uma disputa que ocorreu em diversos. Explique como os conflitos abaixo influenciaram na Guerra Fria. 
a) Guerra da Coreia: 
b) Guerra do Vietnã: 
c) Crise dos Mísseis em Cuba: 
d) Guerra do Afeganistão:

RESPOSTAS:

a) Guerra da Coreia: Esse foi o primeiro grande conflito depois da Segunda Guerra Mundial, e aconteceu entre 1950 e 1953. Esse conflito foi resultado da divisão da Península da Coreia, feita por americanos e soviéticos, em 1945. O norte, governado por comunistas e o sul, governado por um governo capitalista. A tensão desenvolvida entre os dois lados, entre 1945 e 1950, levou os norte-coreanos a invadirem a Coreia do Sul. O objetivo era reunificar a Coreia sob um governo comunista. Os soviéticos participaram do conflito às escondidas e os americanos entraram no conflito já em 1950. O conflito foi encerrado sem vencedores e a península permanece dividida até hoje. 

b) Guerra do Vietnã: Este conflito aconteceu entre 1959 e 1975 e foi um dos momentos mais tensos dos EUA na Guerra Fria. Nessa guerra, Vietnã do Norte e Vietnã do Sul travaram um conflito aos mesmos moldes do que havia acontecido na Coreia. Os americanos, em socorro aos sul-vietnamitas, invadiram o país e passaram a lutar contra o Vietnã do Norte. A Guerra do Vietnã foi cara para a economia americana e custou milhares de vidas ao seu exército, que se retirou do país, em 1973, derrotado. Em 1976, o país foi unificado sob domínio do governo do Vietnã do Norte. 

c) Crise dos Mísseis em Cuba: Esse foi o momento de maior tensão em toda a Guerra Fria. Cuba, que havia passado por uma revolução nacionalista, em 1959, e um tempo depois aliou-se com os soviéticos, por causa dos embargos americanos, permitiu que os soviéticos instalassem uma base de mísseis em seu território e deu início à crise diplomática. Com isso, o governo americano ameaçou os soviéticos de guerra, caso os mísseis soviéticos não fossem retirados. Duas semanas depois, os soviéticos retiraram os mísseis de Cuba e, em troca, os americanos retiraram mísseis da Turquia. 

d) Guerra do Afeganistão: Os soviéticos invadiram o Afeganistão, em 1979, em apoio do governo comunista daquele país contra os rebeldes fundamentalistas islâmicos que atuavam, sobretudo, no interior afegão. Ao longo de dez anos de conflito, os soviéticos lutaram em vão contra as forças rebeldes. Exauridos economicamente, os soviéticos retiraram-se do Afeganistão, em 1989.

Nenhum comentário: