PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Questão PET - Duas atividades econômicas destacaram-se durante o período colonial brasileiro: a açucareira e a mineração.

04 – Duas atividades econômicas destacaram-se durante o período colonial brasileiro: a açucareira e a mineração. Sobre esses dois ciclos econômicos, descreva suas principais características.

RESPOSTA:
Na condição de atividade agroexportadora, o açúcar incentivou a formação de várias propriedades ao longo do litoral voltadas à fabricação desse mesmo produto. Não tendo relações mais próximas a economia local, a economia açucareira não veio a propagar um processo de dinamização da economia da colônia. 
Por outro lado, a mineração estabeleceu a constituição de vários centros urbanos que ampliaram os espaços de ocupação humana pelo território brasileiro. Ao mesmo tempo, essa mesma atividade foi de suma importância para a dinamização da economia interna, onde observamos o abastecimento de produtos e alimentos feito por outras regiões do espaço colonial aos focos de atividade mineradora.

Nenhum comentário: