PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de outubro de 2020

Questão PET - Leia o texto: De onde surgiu o desejo dos catalães de se separarem da Espanha?

5 — Leia o texto: De onde surgiu o desejo dos catalães de se separarem da Espanha? Foi na metade do século XIX que o sentimento nacionalista aflorou. Nos anos de 1930, a Catalunha conseguiu autonomia política na Espanha e tentou declarar a independência de forma unilateral. Contudo, em 1936, com um golpe militar e com a Guerra Civil espanhola, o general Franco tomou o poder do país e permaneceu por 40 anos. Com a morte do ditador, a democracia ressurgiu na Espanha e a nova Constituição restituiu a autonomia política da região. A partir daí, o partido majoritário foi quase sempre o nacionalista. Em 2010, durante grave crise econômica na Espanha, as manifestações pró-independência da Catalunha se tornaram cada vez mais frequentes.
Você sabia que o time de futebol Barcelona é um símbolo cultural do povo Catalão, uma minoria étnica? Pesquise, se possível, como está a situação da Catalunha na atualidade.

RESPOSTA: Sim. De acordo com reportagem do Jornal O Estado de Minas, os protestos separatistas na Catalunha continuam, mesmo durante a pandemia. No dia 11 de setembro de 2020, milhares de pessoas foram as ruas defender a independência da região.

Nenhum comentário: