PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Questão PET - A busca incessante pela independência promoveu o surgimento de movimentos nacionalistas

05 – A busca incessante pela independência promoveu o surgimento de movimentos nacionalistas importantes nas últimas décadas, dentre eles, os movimentos basco e curdo. Descreva a luta desses dois povos e as consequências geradas.


RESPOSTA

Questão do povo basco: O povo basco está distribuído no nordeste da Espanha e sudoeste da França. Essa etnia luta pela independência política e territorial há pelo menos 40 anos. Os bascos correspondem a um grupo social de origem não identificada e que provavelmente teria chegado à península Ibérica há 2000 anos. Em todo esse tempo, as nações que estão subordinadas conservaram seus principais aspectos culturais, como a língua (euskara ou vasconço), costumes e tradições. A partir dessa luta, no ano de 1959, foi criado um movimento com ideias socialistas e separatistas denominado de ETA (Euskadi ta Askatsuna ou Pátria Basca e Liberdade), que com seu o surgimento, iniciaram os atentados, sobretudo às autoridades políticas.

Os curdos: são uma etnia originária do Oriente Médio e calcula-se que existem cerca de 30 milhões de curdos espalhados pelo mundo. Este povo fez parte do Império Turco-Otomano e não recebeu um território para constituir um país independente após a Primeira Guerra Mundial. Hoje, além de lutar por um território autônomo, estão na linha de frente da guerra contra o Estado Islâmico.

Nenhum comentário: