PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 10 de março de 2019

Exercícios sobre a Revolução Russa de 1917 - com gabarito

Questão 01 - FUVEST 2019 - 1ª Fase - Observe a seguinte imagem.


Essa imagem está diretamente relacionada com um grande evento político do século XX, a saber: 
a) Independência da Turquia.
b) Revolução Russa. 
c) Guerras Napoleônicas.
d) Guerra Fria.
e) Revolução Chinesa.

Questão 02 - UNESP - 2004/2 - 1° dia - Vladimir Ulyanov ficou conhecido como Lênin e foi considerado o grande líder da Revolução Russa de 1917, que pela primeira vez na história implantou um sistema comunista de governo. O comunismo tem como um de seus princípios de organização social
a) a defesa da livre iniciativa comum para todos.
b) a privatização dos aparelhos estatais.
c) o livre comércio.
d) o estímulo social à produção de capital especulativo.
e) a socialização dos meios de produção.

Questão 03 - UERR 2018 - A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa, e depois do Governo Provisório (Duma), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991. Em abril de 1917, o líder bolchevique Lenin, exilado em Zurique (Suíça), voltou à Rússia lançando as Teses de Abril. Tendo como base as Teses de Abril, é correto afirmar que Lenin propunha:
A) concessão à defesa nacional, dando total apoio ao governo provisório.
B) privatização dos bancos nacionais e das propriedades estatais.
C) desconstituição da Internacional.
D) todo o poder estatal aos sovietes. 
E) controle da produção pela burguesia.

Questão 04 - UERR 2018 - Em 1917, o então Império Russo chegava ao fim, após séculos de governo despótico e extrema desigualdade social, associados a estruturas sociais e políticas arcaicas. Assinale a única alternativa incorreta sobre a Revolução Russa e a União Soviética (URSS).
A) No ano de 1917, testemunharam-se duas revoluções no país: em fevereiro (março, no antigo calendário russo), um grande levante popular forçou o czar a abdicar e conduz ao poder um governo provisório moderado, que pôs fim à censura, liberou presos políticos e a formação de partidos, mas não tirou a Rússia da guerra; em novembro (outubro, para os russos de então), os bolcheviques tomaram o poder sob o lema “Paz, pão e terra”.
B) O grande descontentamento de trabalhadores e camponeses depois do envolvimento do Império Russo em guerras imperialistas (a guerra russojaponesa de 1905 e a Primeira Guerra Mundial, iniciada em 1914), provocando desabastecimento e fome, conduziram à organização de conselhos (sovietes) de autogestão em fábricas e unidades militares, o que possibilitou criar uma poderosa força de oposição ao regime czarista.
C) Depois da vitória dos revolucionários sobre as forças internas e invasores estrangeiros em uma sangrenta guerra civil, os sucessores de Lenin entraram em luta encarniçada pelo poder, concluída com assassinatos em massa cometidos por Stalin, que procurava consolidar um poder praticamente absoluto.
D) Os crimes de Stalin foram denunciados pelo próprio governo soviético após sua morte, no XX Congresso do Partido Comunista Soviético, em 1956, quando um novo líder reformista (Nikita Krushev) deu início à chamada “desestalinização” libertando milhares de presos políticos, tentando elevar o padrão de vida da população e reduzindo a repressão.
E) A URSS não conseguiu se industrializar após a Revolução de 1917, o que explicaria o fracasso do país na corrida espacial das décadas de 1950 e 1960 frente aos EUA, pois foram os estadunidenses que lançaram o primeiro satélite artificial, bem como o primeiro homem e a primeira mulher no espaço.

Questão 05 - Mackenzie 2017/2 - Rosa Luxemburgo, destacada intelectual marxista, escreveu, em 1918, a obra A Revolução Russa. Leia com atenção o trecho a seguir:
 “A liberdade é sempre a liberdade de quem pensa de maneira diferente (...). A ditadura do proletariado deve ser obra da classe e não de uma pequena minoria dirigente em nome da classe (...). Sem eleições gerais, sem liberdade irrestrita de imprensa, de reunião e discussão (...), algumas dezenas de dirigentes do Partido (...) comandam e governam (...). Entre eles, a direção, na verdade, está nas mãos de uma dúzia de homens, e uma elite, escolhida na classe operária, é de tempos em tempos convocada a aplaudir os discursos dos chefes e votar por unanimidade as resoluções que lhe são apreendidas”. 
Rosa Luxemburgo. A Revolução Russa. Citado em: Antoine Prost. Gérard Vincent (orgs). História da Vida Privada: Da Primeira Guerra aos nossos dias. v.5. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, pp.419-420
É correto afirmar que, para a autora, o processo revolucionário russo
a) contribuiu para a imposição das leis proletárias para o restante da União Soviética. Segunda essa visão, aos soviéticos, por serem a elite socialista, caberia a liderança sobre o restante dos países marxistas.
b) resultou na criação de uma ditadura por parte dos dirigentes do partido, e não do proletariado. Em sua visão, a ditadura do proletariado deveria partir da classe e não de um grupo de dirigentes que fala em seu nome. 
c) criou uma elite burocrática semelhante aos demais países capitalistas. Por isso, o governo stalinista deveria ser substituído pela ditadura do proletariado, com ampla participação do operariado urbano na condução do país.
d) resultou de uma coalizão de forças entre o campesinato e o operariado urbano. Daí a necessidade, apontada no texto, de estabelecer um governo centralizador, que fosse capaz de congregar interesses diversos.
e) estabeleceu o comando proletário sobre os dirigentes do partido, razão pela qual o governo se encontrava sem credibilidade. A solução, segundo o texto, seria atentar para os múltiplos interesses envolvidos, e conciliá-los no governo.

Questão 06 - FUVEST 2003 - Transferência – Sobre a Revolução Russa de 1917 e seus desdobramentos, assinale a alternativa historicamente correta:
a) o líder bolchevique Kerenski procurou impedir a ascensão de Leon Trotski ao poder;
b) a Revolução estatizou os bancos e as indústrias, mas não alterou as relações sociais no campo;
c) Lênin, seguindo fielmente o programa menchevique, liderou a Rússia até sua morte em 1924;
d) a NEP, Nova Política Econômica, significou a total transferência do poder aos operários nas fábricas;
e) os planos quinquenais visaram à criação da indústria pesada e à coletivização da agricultura. 

Questão 07 - UFU 2000 -2 - Na queda do regime czarista e deflagração da Revolução Russa em 1917, houve a participação de líderes, grupos e organizações de oposição com divergências na estratégia de encaminhamento do movimento. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A) Para os mencheviques, sob a liderança de Stálin, era fundamental a saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial, a fim de recuperar a economia, e a organização de um partido de revolucionários profissionais e disciplinados que liderasse os trabalhadores na deflagração imediata da revolução.
B) Para os bolcheviques, liderados por Lênin, a burguesia deveria ser a condutora inicial da revolução de outubro de 1917, desenvolvendo o capitalismo e criando condições para a posterior implantação do socialismo.
C) Os sovietes, conselhos formados por operários, camponeses e soldados, tiveram atuação decisiva na gestão da revolução, mas perderam força, em seguida, com a centralização das decisões assumida pelo Partido Comunista. 
D) Trótsky, comandante do Exército Vermelho, defendia uma revolução limitada à Rússia, com a construção de um Estado revolucionário forte, para em seguida buscar a internacionalização do socialismo.

Questão 08 - UTFPR 2008 - Verão - 1ª prova - “Os bolcheviques, desde abril de 1917, estimularam o povo a tomar em suas mãos a resolução dos problemas. Defenderam, juntamente com os anarquistas – mas estes eram pouco expressivos –, a entrega de todo o poder aos soviets. Tiveram, assim, condições de assumir a grande vaga do movimento social que, na defesa de seus interesses imediatos, acabariam varrendo o Governo Provisório e o sistema capitalista que este encarnava.”
(REIS FILHO, Daniel A. A revolução russa (1917-1921). São Paulo: Brasiliense, 1989, páginas 71 e 72). 

O trecho do texto acima se refere à Revolução Russa de 1917. Sobre isso é correto afirmar:
I) Em novembro de 1917, os bolcheviques, comandados por Lênin e Trotsky, tomaram o poder. Logo após, assinaram a paz com a Alemanha, efetuaram uma radical reforma agrária e nacionalizaram bancos, indústrias e meios de transportes.
II) Os russos-brancos, apoiados pelas potências capitalistas (Inglaterra, França e EUA), resistiram e iniciaram uma sangrenta guerra civil que durou três anos (1918-1921), que foi vencida pelo Exército Vermelho.
III) Após todo processo revolucionário, a economia russa estava arrasada. Para recuperá-la, Lênin adotou a NEP, afrouxando controles sobre investimentos estrangeiros, o excedente agrícola e as pequenas empresas.
IV) Em 1924, Lênin morreu e foi substituído por Trotsky, que passou a perseguir todos os seus adversários (principalmente os adeptos de Stálin), suprimiu a NEP e adotou os planos qüinqüenais.
Estão corretas somente as proposições:
A) I, II e III.
B) I, III e IV.
C) II, III e IV.
D) I e IV.
E) I e II.

Questão 09 - UFF 2000 -  A Revolução Russa, que iniciou o processo de construção do socialismo na antiga URSS, teve o seu desfecho, em 1917, marcado por dois momentos. O primeiro, em fevereiro, quando os mencheviques organizaram o governo provisório e o segundo, em outubro, quando os bolcheviques assumiram a condução da revolução e a tornaram vitoriosa. A respeito dos mencheviques e bolcheviques, afirma-se:
I) Os mencheviques defendiam a construção do socialismo por meio de alianças com os burgueses ligados ao grande capital.
II) Os bolcheviques consideravam o capitalismo consolidado na Rússia e pretendiam a mobilização das massas em direção ao socialismo, sem quaisquer alianças com os setores burgueses.
III) Mencheviques e bolcheviques eram denominações decorrentes da origem geográfica dos revolucionários: os mencheviques tinham sua origem social nos núcleos urbanos e os bolcheviques estavam ligados a bases rurais.
Com relação a estas afirmativas, conclui-se que:
(A) Apenas a I e a II são corretas.
(B) Apenas a I e a III são corretas.
(C) Apenas a II e a III são corretas.
(D) Apenas a II é correta.
(E) Apenas a III é correta.

Questão 10 - CEFET-AL - 2013 - IF-AL - No começo do século XX, a Rússia vivia um momento histórico em que as desigualdades sociais instaladas fizeram com que camponeses e operários se mobilizassem politicamente. Nos campos, os trabalhadores rurais viviam em condições lastimáveis legitimadas por um governo que preservava os privilégios feudais da classe aristocrática. Diante desse quadro, diversos grupos políticos e sociais se uniram objetivando a queda do regime czarista e deflagrando a Revolução Russa em 1917.
Sobre esses segmentos que participaram ativamente do processo revolucionário russo de 1917, indique a alternativa correta:
a) Trotsky, um dos lideres bolcheviques e comandante do Exército Vermelho, defendia uma revolução limitada à Rússia, com a construção de um Estado revolucionário forte, para em seguida buscar a internacionalização do socialismo.
b) Para os mencheviques, sob a liderança de Kerensky, era fundamental a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, a fim de recuperar a economia, e a organização de um partido de revolucionários profissionais e disciplinados que liderasse os trabalhadores na deflagração imediata da revolução.
c) Os sovietes, conselhos formados por operários, camponeses e soldados, foram essenciais para derrubada do czarismo, e se fortaleceram significativamente no decorrer de todo processo revolucionário, constituindo-se na principal força de sustentação do novo regime.
d) Mencheviques e bolcheviques eram denominações decorrentes da origem geográfica dos revolucionários: os mencheviques tinham sua origem social nos núcleos urbanos, e os bolcheviques estavam ligados a bases rurais.
e) As mulheres tiveram participação expressiva no processo revolucionário russo; muitas integraram, inclusive, o Exército Vermelho. Imediatamente após a Revolução, foi concretizada uma série de direitos políticos, econômicos e sociais, como o direito de votar e ser votada sem quaisquer restrições, licença maternidade e o principio do trabalho igual, salário igual aos dos homens. 

GABARITO
01 - B
02 - E
03 - D
04 - E
05 - B
06 - E
07 - C
08 - A
09 - A
10 - E

Nenhum comentário: