PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 10 de março de 2019

Exercícios sobre a Floresta Amazônica - com gabarito

Questão 01 - UERR 2019 - “Não existe uma Amazônia, arquétipo imemorial de floresta majestosa e imutável, mas territórios e paisagens mutáveis, sob influência da ação e do conhecimento humanos. E, assim como foi outra num passado não tão remoto assim, a floresta amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar aí para sempre. Foi preciso alcançar a fantástica taxa de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano, na última década do século 20, para que uma pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior patrimônio natural do país está sendo literalmente torrado, pois nem ao menos uma acumulação primitiva de capital ele tem sido capaz de sustentar.”
(LEITE, Marcelo. A floresta Amazônica. São Paulo: Publifolha, 2001, p. 13). 

O texto acima refere-se à floresta Amazônica presente nas Unidades Federativas a seguir: 
A) Amazonas, Pará, Rondônia, Acre, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Amapá. 
B) Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão e Piauí. 
C) Roraima, Amapá, Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão. 
D) Amazonas, Rondônia, Acre, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Roraima, Pará e Amapá. 
E) Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima, Acre, Rondônia e Mato Grosso do Sul.

Questão 02 - UFRR 2015/E3 - Com base na informação, a seguir, assinale a alternativa CORRETA: A biodiversidade brasileira é extremamente rica, sendo composta por espécies endêmicas e não endêmicas. No território brasileiro, está localizada a mais extensa faixa da floresta Amazônica, a qual se configura no mais rico ecossistema em biodiversidade do planeta, no entanto, essa riqueza tem sido ameaçada em função:
A) da redução das temperaturas locais e regionais, como consequência da menor irradiação de calor para a atmosfera em função do solo exposto; 
B) da redução ou fim das atividades extrativas vegetais, muitas vezes, de baixo valor socioeconômico; 
C) do desmatamento que acontece principalmente como consequência da extração da madeira para fins comerciais, da instalação de projetos agropecuários, da instalação de projetos de mineração entre outros; 
D) do aumento dos índices pluviométricos, em consequência do fim da evapotranspiração. Estima-se que metade das chuvas que caem sobre as florestas tropicais é resultante da evapotranspiração; 
E) da redução do processo erosivo, o que leva a um empobrecimento dos solos, como resultado da retirada de sua camada superficial, e, muitas vezes, acaba viabilizando a agricultura.

Questão 03 - FCC - 2016 - Prefeitura de Teresina - PI - A floresta amazônica oferece serviços ambientais fundamentais, dentre os quais inclui-se a manutenção
(A) da emissão de gases; ciclo vital e armazenamento de carbono.
(B) da fauna e flora; ciclo hidrológico e armazenamento de metano.
(C) do desmatamento; ciclo hidrológico e armazenamento de carbono.
(D) da biodiversidade; ciclo hidrológico e armazenamento de carbono.
(E) da biodegradação; ciclo hidrológico e armazenamento de carbono.

Questão 04 - CESPE - 2013 - SEDUC-CE - A floresta amazônica
A) caracteriza-se, em termos de clima, por duas estações bem definidas, uma bastante seca e outra bastante chuvosa.
B) é uma floresta tropical fechada, cujo solo não muito rico possui apenas uma fina camada de nutrientes.
C) é também denominada de savana brasileira.
D) caracteriza-se por períodos de seca, sendo composta por campos cobertos predominantemente por gramíneas. E abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil.

Questão 05 - UVA 2007.1 - A floresta Amazônica é um grande reservatório de carbono. Com a queima da floresta o carbono se combina com o oxigênio do ar, sendo liberado sob forma de dióxido de carbono (gás carbônico). Este gás é responsável pela retenção do calor solar na atmosfera, provocando o seu aquecimento. O trecho final refere-se ao fenômeno chamado:
A. precipitação pluvial.
B. efeito estufa.
C. chuvas ácidas.
D. inversão térmica.

Questão 06 - UNESP - 2009  - 1° dia - A ocupação da área geográfica da floresta amazônica ocorreu paulatinamente desde a colonização do país e intensificou-se, sobretudo, quando
a) a grande seca de 1877-1879 no Ceará provocou um fluxo migratório para a região, o que transformou retirantes em seringueiros durante o período áureo de extração da borracha.
b) organizações internacionais, preocupadas com o desmatamento da mata tropical, promoveram a imigração européia para a região.
c) o governo brasileiro procurou evitar a conquista daquele território por países vizinhos, como a Bolívia.
d) a abertura da rodovia Transamazônica, por Juscelino Kubitscheck, deu início ao controle da floresta pelo Estado, diminuindo visivelmente a superfície de desmatamento.
e) a exploração intensiva e a exportação da castanha do Pará projetou economicamente a Amazônia no cenário internacional.

Questão 07 - AMAUC - 2018 - Prefeitura de Seara - SC - A paisagem da foto mostra um dos biomas com território que corresponde a 6,9 milhões de Km² e abrange nove países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru e Suriname. A parte brasileira equivale a 4.196.943 milhões de Km², sendo o maior bioma brasileiro. Além do seu vasto território, uma outra característica que impressiona é a sua biodiversidade. Existem, aproximadamente 2.500 espécies de árvores e cerca de 30 mil espécies de plantas, das 100 mil existentes em toda a América do Sul.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/>. Com base no texto e na ilustração é possível afirmar que esse bioma é: Assinale a alternativa correta.
a) A Floresta amazônica.
b) O Cerrado.
c) A Caatinga nordestina.
d) A Mata de Araucárias.
e) O Pantanal.

Questão 08 - FADESP - 2019 - Prefeitura de Marabá - PA - Um dos mais graves problemas ecológicos que vem ocorrendo no Brasil ultimamente refere-se ao desmatamento da floresta Amazônica. Sobre o desmatamento nessa região, é correto afirmar que
(A) o aumento das queimadas nessa região tem contribuído para a perda da biodiversidade, o aumento de gás carbônico na atmosfera, o empobrecimento dos solos e as alterações climáticas em algumas áreas.
(B) o crescimento da agropecuária extensiva na Amazônia, apesar de contribuir para o desmatamento, tem estimulado a ocupação da região com a presença de pequenos agricultores que investem no plantio da cana-de-açúcar e instalação de usinas de álcool.
(C) o aumento da fiscalização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) tem contribuído para a redução da multiplicação de queimadas e demais formas de desmatamento por meio da eliminação de áreas de pasto.
(D) entre os fatores que mais contribuíram para a redução expressiva do desmatamento foi o desenvolvimento do manejo agrícola de lavouras pertencentes aos grandes proprietários que divulgou a prática do uso sustentável da floresta com populações ribeirinhas e indígenas.

Questão 09 - UNIFENAS 2018/1 - Na Região Norte, está localizado um importante ecossistema para o planeta: a Amazônia. O domínio morfoclimático da Amazônia está presente nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A Floresta, portanto, ocupa quase metade do território brasileiro, o que faz com que o Brasil seja um campeão de biodiversidade.
Disponível em: http://www.geografia.seed.pr.gov.br. Acesso em 08 jul.2017. 

Com adaptação. Qual das afirmações a seguir melhor expressa aspectos que caracterizam a floresta amazônica?
a) Abrange um bioma de elevada biodiversidade com aspecto mesófilo, intermitente e semidecíduo. É uma extensa floresta, adaptada em área de clima tropical continental.
b) É a maior floresta pluvial tropical do mundo. Apresenta aspecto latifoliado, higrófilo e heterogêneo, com um elevado quantitativo de espécies de flora e fauna em sua composição.
c) Compreende um bioma adaptado em solos férteis, climas úmidos e de temperatura amena. Tem como particularidades formações arbóreas aciculifolidas. d) Envolve um mosaico de espécies, apresentando características de xeromorfismo, com matas, galerias de terra-firme e de igapó, associadas a gramíneas e arbustos.
e) Compõe o maior bioma síntese do Brasil, adaptado em clima equatorial e em solos profundos e férteis. Apresenta fisionomia complexa, favorecida pela grande variação regional dos fatores climáticos como a latitude e altitude.

GABARITO
01 - C
02 - C
03 - D
04 - B
05 - B
06 - A
07 - A
08 - A
09 - B

Nenhum comentário: