Questão 01 - AMAUC 2018 - Sua Teoria Demográfica era radical. Ele propunha a sujeição moral, em que os mais pobres deveriam limitar-se a um determinado número de filhos, por meio da abstenção sexual, e que só fosse permitida a procriação àqueles que tivessem condições financeiras para alimentar sua prole. As perspectivas para o futuro da humanidade eram sombrias. Ele defendia que em determinado momento a produção de alimentos seria insuficiente considerando-se o crescimento acelerado da população. Qual dos estudiosos a seguir formulou uma Teoria Demográfica sobre a situação representada no texto. Assinale a alternativa correta.
a) Charles Darwin
b) Thomas Robert Malthus
c) Karl Marx
d) Friedrich Engels
e) Max Weber
a) Charles Darwin
b) Thomas Robert Malthus
c) Karl Marx
d) Friedrich Engels
e) Max Weber
Questão 02 - FUNDEP 2014 - O reverendo Thomas R. Malthus ganhou fama pelo que chamou de “o princípio da população”. Assinale a alternativa que NÃO se enquadra na teoria de Malthus.
A) A oferta de alimentos poderia apenas expandir-se geometricamente, ao passo que a população tenderia a se expandir-se aritmeticamente.
B) Existiria um determinado nível da população que garantiria a renda per capita máxima, de sorte que qualquer aumento no número de habitantes baixaria a eficiência econômica do país.
C) A natureza da expansão de alimentos baseia-se na premissa dos retornos decrescentes da mão de obra sobre uma oferta fixa de terra.
D) A fome seria o resultado inevitável para a população.
Questão 03 - CESPE 2013 - Uma teoria demográfica bastante conhecida foi publicada na Inglaterra, em 1798, pelo economista e sacerdote anglicano Thomas Robert Malthus. A respeito da teoria de Malthus, assinale a opção correta.
A) A teoria malthusiana define que, não ocorrendo guerras, epidemias, desastres naturais etc., a população tende a crescer segundo uma projeção aritmética, duplicando-se a cada vinte e cinco anos.
B) Malthus concluiu que o ritmo de crescimento populacional seria menos acelerado que o ritmo de crescimento da produção alimentar.
C) De acordo os neomalthusianos, quanto menor o número de habitantes de um país, maior a renda per capita e a disponibilidade de capital a ser distribuído pelos agentes econômicos.
D) Malthus propunha a erradicação da pobreza e da fome por meio de uma política antinatalista.
E) A teoria reformista representa uma adequação, ou seja, um reajustamento nos princípios das teorias malthusianas e neomalthusinas, adotando o princípio básico de ambas.
Questão 04 - UVA 2004/1 - “Enquanto a produção de recursos de subsistência cresce numa progressão aritmética, a população cresce numa progressão geométrica.” A frase refere-se à teoria de:
A) Thomas Hobbes
B) Thomas Edson
C) Thomas Morus
D) Thomas Robert Malthus
Questão 05 - FUNDEP 2014 - O reverendo Thomas R. Malthus ganhou fama pelo que chamou de “o princípio da população”. No entanto, a sua teoria não se concretizou em função de algumas circunstâncias. Assinale a alternativa que NÃO teve efeito para que a teoria de Malthus não se concretizasse.
A) A abertura de novas terras proporcionou ao planeta quantidades adicionais de alimentos.
B) O surgimento da mecanização, no início da década de 20, possibilitou o aumento produtividade tanto da terra quanto da mão de obra e, consequentemente, da oferta de alimentos.
C) A descoberta por meio de pesquisas dos malefícios da alta ingestão de calorias para o organismo fez com que o consumo de alimentos per capita declinasse ao longo dos anos.
D) O emprego da ciência na agricultura permitiu o aumento significativo na produção de muitos alimentos.
Questão 06 - UNIMONTES 2008 - O livro intitulado “Ensaio sobre o Princípio da População”, de Thomas Robert Malthus, mostra uma teoria demográfica que:
a) defende que o avanço tecnológico provoca a fome e o desemprego estrutural.
b) explica que o crescimento populacional será reduzido com a urbanização.
c) afirma que a fome é provocada pela desigualdade socioeconômica entre as pessoas.
d) relaciona crescimento populacional com a fome.
Questão 07 - CESGRANRIO 2008 - A obra de Malthus, Ensaio sobre a população, publicada em 1798, é considerada importante contribuição para o debate a respeito da dinâmica populacional e a utilização dos recursos naturais. Qual dos argumentos abaixo pode ser classificado como tipicamente malthusiano?
(A) A questão da população mundial é preocupante, mais pelos desníveis entre os diversos grupos sociais do que pelo seu tamanho absoluto.
(B) Apenas erradicar a pobreza não basta para desarmar a bomba populacional, pois diversos países desenvolvidos estão entre os que mais degradam o meio ambiente.
(C) Os problemas ambientais são gerados pela utilização intensiva de recursos para manter o alto padrão de consumo das populações afluentes.
(D) O futuro do planeta tende a ser nebuloso, em função da dificuldade de se conter o crescimento populacional, principalmente das populações pobres.
(E) Qualquer problema de escassez, no presente ou no futuro, será solucionado, mais adiante, pela substituição de insumos e incremento dos processos produtivos.
Questão 08 - UFPE 2002 - Leia atentamente o texto a seguir.
A população, sem limitações, aumenta em proporção geométrica. Os meios de subsistência aumentam em proporção aritmética. Um pequeno conhecimento dos números mostrará a imensidade do primeiro poder em comparação com o segundo. Pela lei de nossa natureza que torna o alimento necessário à vida do homem, os efeitos dessas forças desiguais devem ser mantidos em pé de igualdade. O texto acima refere-se a uma concepção:
a) neoliberal.
d) marxista-leninista.
b) neomarxista.
c) possibilista.
e) malthusiana.
Questão 09 - FATEC 2016 - No final do século XVIII, o economista inglês Thomas Malthus escreveu um livro, no qual trabalhou a ideia de que a fome e a miséria são decorrentes do descompasso entre o crescimento populacional e a produção de alimentos. Segundo Malthus,
A) o ritmo do crescimento populacional tende a diminuir à medida que os investimentos em educação aumentam.
B) o crescimento demográfico acelera a retirada dos recursos naturais, causando danos irreversíveis ao meio ambiente.
C) o crescimento acelerado da população nos países subdesenvolvidos é consequência e não a causa da miséria e da pobreza.
D) o aumento da população ocorre em progressão geométrica e a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética.
E) o aumento da população faz com que os governos invistam cada vez mais em saúde, deixando de lado os investimentos produtivos.
Questão 10 - Unesc 2020 - Qual a teoria demográfica que queria demonstrar que a população tinha tendência de aumentar mais rapidamente do que a produção de alimentos, sendo necessária a adoção do controle de natalidade?
A) Teoria Neomalthusiana.
B) Teoria Reformista.
C) Teoria Malthusiana.
D) Teoria Determinista.
Questão 11 - Dentre as formulações teóricas deixadas por ele, a mais famosa é a que afirmava que existe uma tendência universal da população crescer em progressão geométrica e a produção de alimentos em progressão aritmética (adaptado de SCARLATO, 2011).
Assinale a alternativa correspondente ao teórico que formulou a teoria citada no texto, de forma correta.
A) Thomas Malthus
B) Charles Darwin
C) Friedrich Ratzel
D) Paul Vidal de La Blache
E) Milton Santos
GABARITO
01 - C
02 - A
03 - D
04 - D
05 - C
06 - D
07 - D
08 - E
09 - D
09 - D
10 - C
11 - A
Nenhum comentário:
Postar um comentário