PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 9 de março de 2019

Exercícios sobre a Teoria Malthusiana - com gabarito

Questão 01 - AMAUC 2018 - Sua Teoria Demográfica era radical. Ele propunha a sujeição moral, em que os mais pobres deveriam limitar-se a um determinado número de filhos, por meio da abstenção sexual, e que só fosse permitida a procriação àqueles que tivessem condições financeiras para alimentar sua prole. As perspectivas para o futuro da humanidade eram sombrias. Ele defendia que em determinado momento a produção de alimentos seria insuficiente considerando-se o crescimento acelerado da população. Qual dos estudiosos a seguir formulou uma Teoria Demográfica sobre a situação representada no texto. Assinale a alternativa correta.
a) Charles Darwin
b) Thomas Robert Malthus
c) Karl Marx
d) Friedrich Engels
e) Max Weber

Questão 02 - FUNDEP 2014 - O reverendo Thomas R. Malthus ganhou fama pelo que chamou de “o princípio da população”. Assinale a alternativa que NÃO se enquadra na teoria de Malthus.
A) A oferta de alimentos poderia apenas expandir-se geometricamente, ao passo que a população tenderia a se expandir-se aritmeticamente. 
B) Existiria um determinado nível da população que garantiria a renda per capita máxima, de sorte que qualquer aumento no número de habitantes baixaria a eficiência econômica do país.
C) A natureza da expansão de alimentos baseia-se na premissa dos retornos decrescentes da mão de obra sobre uma oferta fixa de terra.
D) A fome seria o resultado inevitável para a população.

Questão 03 - CESPE 2013 - Uma teoria demográfica bastante conhecida foi publicada na Inglaterra, em 1798, pelo economista e sacerdote anglicano Thomas Robert Malthus. A respeito da teoria de Malthus, assinale a opção correta.
A) A teoria malthusiana define que, não ocorrendo guerras, epidemias, desastres naturais etc., a população tende a crescer segundo uma projeção aritmética, duplicando-se a cada vinte e cinco anos.
B) Malthus concluiu que o ritmo de crescimento populacional seria menos acelerado que o ritmo de crescimento da produção alimentar.
C) De acordo os neomalthusianos, quanto menor o número de habitantes de um país, maior a renda per capita e a disponibilidade de capital a ser distribuído pelos agentes econômicos.
D) Malthus propunha a erradicação da pobreza e da fome por meio de uma política antinatalista. 
E) A teoria reformista representa uma adequação, ou seja, um reajustamento nos princípios das teorias malthusianas e neomalthusinas, adotando o princípio básico de ambas.

Questão 04 - UVA 2004/1 - “Enquanto a produção de recursos de subsistência cresce numa progressão aritmética, a população cresce numa progressão geométrica.” A frase refere-se à teoria de:
A) Thomas Hobbes
B) Thomas Edson
C) Thomas Morus
D) Thomas Robert Malthus

Questão 05 - FUNDEP 2014 - O reverendo Thomas R. Malthus ganhou fama pelo que chamou de “o princípio da população”. No entanto, a sua teoria não se concretizou em função de algumas circunstâncias. Assinale a alternativa que NÃO teve efeito para que a teoria de Malthus não se concretizasse.
A) A abertura de novas terras proporcionou ao planeta quantidades adicionais de alimentos.
B) O surgimento da mecanização, no início da década de 20, possibilitou o aumento produtividade tanto da terra quanto da mão de obra e, consequentemente, da oferta de alimentos.
C) A descoberta por meio de pesquisas dos malefícios da alta ingestão de calorias para o organismo fez com que o consumo de alimentos per capita declinasse ao longo dos anos. 
D) O emprego da ciência na agricultura permitiu o aumento significativo na produção de muitos alimentos.

Questão 06 - UNIMONTES 2008 - O livro intitulado “Ensaio sobre o Princípio da População”, de Thomas Robert Malthus, mostra uma teoria demográfica que:
a) defende que o avanço tecnológico provoca a fome e o desemprego estrutural.
b) explica que o crescimento populacional será reduzido com a urbanização.
c) afirma que a fome é provocada pela desigualdade socioeconômica entre as pessoas.
d) relaciona crescimento populacional com a fome.

Questão 07 - CESGRANRIO 2008 - A obra de Malthus, Ensaio sobre a população, publicada em 1798, é considerada importante contribuição para o debate a respeito da dinâmica populacional e a utilização dos recursos naturais. Qual dos argumentos abaixo pode ser classificado como tipicamente malthusiano?
(A) A questão da população mundial é preocupante, mais pelos desníveis entre os diversos grupos sociais do que pelo seu tamanho absoluto.
(B) Apenas erradicar a pobreza não basta para desarmar a bomba populacional, pois diversos países desenvolvidos estão entre os que mais degradam o meio ambiente.
(C) Os problemas ambientais são gerados pela utilização intensiva de recursos para manter o alto padrão de consumo das populações afluentes.
(D) O futuro do planeta tende a ser nebuloso, em função da dificuldade de se conter o crescimento populacional, principalmente das populações pobres. 
(E) Qualquer problema de escassez, no presente ou no futuro, será solucionado, mais adiante, pela substituição de insumos e incremento dos processos produtivos.

Questão 08 - UFPE 2002 - Leia atentamente o texto a seguir.
A população, sem limitações, aumenta em proporção geométrica. Os meios de subsistência aumentam em proporção aritmética. Um pequeno conhecimento dos números mostrará a imensidade do primeiro poder em comparação com o segundo. Pela lei de nossa natureza que torna o alimento necessário à vida do homem, os efeitos dessas forças desiguais devem ser mantidos em pé de igualdade. O texto acima refere-se a uma concepção:
a) neoliberal.
d) marxista-leninista.
b) neomarxista.
c) possibilista.
e) malthusiana. 

Questão 09 - FATEC 2016 - No final do século XVIII, o economista inglês Thomas Malthus escreveu um livro, no qual trabalhou a ideia de que a fome e a miséria são decorrentes do descompasso entre o crescimento populacional e a produção de alimentos. Segundo Malthus,
A) o ritmo do crescimento populacional tende a diminuir à medida que os investimentos em educação aumentam.
B) o crescimento demográfico acelera a retirada dos recursos naturais, causando danos irreversíveis ao meio ambiente.
C) o crescimento acelerado da população nos países subdesenvolvidos é consequência e não a causa da miséria e da pobreza.
D) o aumento da população ocorre em progressão geométrica e a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética.
E) o aumento da população faz com que os governos invistam cada vez mais em saúde, deixando de lado os investimentos produtivos.

Questão 10 - Unesc 2020 - Qual a teoria demográfica que queria demonstrar que a população tinha tendência de aumentar mais rapidamente do que a produção de alimentos, sendo necessária a adoção do controle de natalidade? 
A) Teoria Neomalthusiana. 
B) Teoria Reformista. 
C) Teoria Malthusiana. 
D) Teoria Determinista.

Questão 11 - Dentre as formulações teóricas deixadas por ele, a mais famosa é a que afirmava que existe uma tendência universal da população crescer em progressão geométrica e a produção de alimentos em progressão aritmética (adaptado de SCARLATO, 2011). 
Assinale a alternativa correspondente ao teórico que formulou a teoria citada no texto, de forma correta. 
A) Thomas Malthus 
B) Charles Darwin 
C) Friedrich Ratzel 
D) Paul Vidal de La Blache 
E) Milton Santos

GABARITO
01 - C
02 - A
03 - D
04 - D
05 - C
06 - D
07 - D
08 - E
09 - D
10 - C
11 - A

Nenhum comentário: