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domingo, 8 de abril de 2018

Prova de História com gabarito - Vestibular 2002 - Fuvest - 1ª Fase

Questão 01 - Fuvest-2002 - Quando, a partir do final do último século a.C., Roma conquistou o Egito, e áreas da Mesopotâmia, encontrou nesses territórios uma forte presença de elementos gregos. Isto foi devido 
a) ao recrutamento de soldados gregos pelos monarcas persas e egípcios. 
b) à colonização grega, semelhante à realizada na Sicília e Magna Grécia. 
c) à expansão comercial egípcia no Mediterrâneo Oriental. 
d) à dominação persa na Grécia durante o reinado de Dario. 
e) ao helenismo, resultante das conquistas de Alexandre o Grande.

Questão 02 - Fuvest-2002 - A prosperidade das cidades medievais (século XII a XIV), com seus mercadores e artesãos, suas universidades e catedrais, foi possível graças 
a) à diminuição do poder político dos senhores feudais sobre as comunidades camponesas que passaram a ser protegidas pela Igreja. 
b) à união que se estabeleceu entre o feudalismo, que dominava a vida rural, e o capitalismo, que dominava a vida urbana. 
c) à subordinação econômica, com relação aos camponeses, e política, com relação aos senhores feudais. 
d) ao aumento da produção agrícola feudal, decorrente tanto da incorporação de novas terras, quanto de novas técnicas. 
e) à existência de um poder centralizado que obrigava o campo a abastecer prioritariamente os setores urbanos.

Questão 03 - Fuvest-2002 - No fim da Idade Média e início da Idade Moderna, o rompimento dos monopólios que os letrados mantinham sobre a cultura escrita e os clérigos sobre a religião criou uma situação nova, potencialmente explosiva. Esse rompimento deveu-se 
a) aos descobrimentos e invenções científicas. 
b) à invenção da imprensa e à Reforma. 
c) ao Renascimento e ao Estado absolutista. 
d) ao aparecimento do alfabeto e das heresias. 
e) ao humanismo e à Inquisição.

Questão 04 - Fuvest-2002 - “… cabanas ou pequenas moradias espalhadas em grande número, nas quais residem os trabalhadores empregados, cujas mulheres e filhos estão sempre ocupados, cardando, fiando etc., de forma que, não havendo desempregados, todos podem ganhar seu pão, desde o mais novo ao mais velho.” 
Daniel Defoe, Viagem por toda a ilha da Grã-Bretanha, 1724. 
Essa passagem descreve o sistema de trabalho 
a) manufatureiro, no qual um empregador reúne num único local dezenas de trabalhadores. 
b) da corporação de ofício, no qual de os trabalhadores têm o controle dos meios de produção. 
c) fabril, no qual o empresário explora o trabalho do exército industrial de reserva. 
d) em domicílio, no qual todos os membros de uma família trabalham em casa e por tarefa. 
e) de cogestão, na qual todos os trabalhadores dirigem a produção.

Questão 05 - Fuvest-2002 - Segundo Marx e Engels, há períodos históricos em que as classes sociais em luta se encontram em tal equilíbrio de força que o poder político adquire um acentuado grau de independência em relação a elas. Foi o que aconteceu com 
a) a Monarquia absolutista, em equilíbrio entre nobreza e burguesia. 
b) a Monarquia feudal, em equilíbrio entre guerreiros e camponeses. 
c) o Império romano, em equilíbrio entre patrícios e plebeus. 
d) o Estado soviético, em equilíbrio entre capitalistas e proletários. 
e) o Estado germânico, em equilíbrio entre sacerdotes e pastores.

Questão 06 - Fuvest-2002 - Sobre o trabalho compulsório na América Espanhola, durante o período colonial, é possível afirmar que o mesmo 
a) baseou-se na predominância da escravidão negra, como aconteceu no Brasil. 
b) caracterizou-se pela escravidão continuada dos indígenas, como nas culturas incas e astecas. 
c) apoiou-se em formas diversas de exploração do trabalho indígena e na escravidão negra. 
d) restringiu-se a sistemas particulares de coerção como no caso da encomienda. 
e) manteve um sistema organizado e dirigido pelos próprios caciques indígenas.

Questão 07 - Fuvest-2002 -“Minhas composições me rendem muito, posso dizer que tenho mais encomendas do que poderia atender. E, para cada coisa, tenho seis, sete editores e mais ainda se o coração mo ditar; eles não negociam mais comigo: eu exijo e me pagam”. Beethoven, em carta de 1801.
Dessa afirmação, pode-se deduzir que Beethoven foi um artista que, 
a) ao se colocar sob a proteção dos mecenas, continuou a tradição dos antecessores. 
b) ao vender suas obras no mercado, tornou-se independente dos mecenas. 
c) ao se independizar dos mecenas, foi repudiado pelos demais músicos clássicos. 
d) ao adaptar suas composições ao gosto popular, rompeu com a música erudita. 
e) ao subordinar sua arte ao melhor preço, tornou-se um músico venal e conformista.

Questão 08 - Fuvest-2002 - “Os que trazem [o gado] são brancos, mulatos e pretos, e também índios, que com este trabalho procuram ter algum lucro. Guiam-se indo uns adiante cantando, para serem seguidos pelo gado, e outros vêm atrás das reses, tangendo-as, tendo o cuidado que não saíam do caminho e se amontoem.” Antonil, Cultura e opulência do Brasil, 1711. 
O texto expressa uma atividade econômica característica 
a) do sertão nordestino, dando origem a trabalhadores diferenciados do resto da colônia. 
b) de regiões canavieiras onde se utilizava mão-de-obra disponível na entre-safra do açúcar. 
c) de todo o território da América portuguesa onde era fácil obter mão-de-obra indígena e negra. 
d) das regiões do nordeste, produtoras de charque, que empregavam mão-de-obra assalariada. 
e) do sul da colônia, visando abastecer de carne a região açucareira do nordeste.

Questão 09 - Fuvest-2002 - No século XVIII, o governo português incorporou a maior parte da Amazônia ao seu domínio. A ampliação dessa fronteira da colônia portuguesa deveu-se 
a) aos acordos políticos entre Portugal e França. 
b) às lutas de resistência das populações indígenas. 
c) ao início da exploração e exportação da borracha. 
d) à expulsão dos jesuítas favoráveis à dominação espanhola. 
e) à exploração e comercialização das drogas do sertão.

Questão 10 - Fuvest-2002 - “Neste território não poderá haver escravos. A servidão foi abolida para sempre. Todos os homens nascem, vivem e morrem livres…” “Todo homem, qualquer que seja sua cor, pode ser admitido em qualquer emprego.” Artigos 3 e 4 da Constituição do Haiti, assinada por Toussaint L’Ouverture, 1801 
Lendo o texto acima e associando-o ao processo de independência das Américas espanhola e francesa, é possível concluir que 
a) como no Haiti, em todos os demais movimentos houve uma preocupação dominante com as aspirações populares. 
b) a independência do Haiti foi um caso especial nas Américas, pois foi liderada por negros e mulatos. 
c) na mesma década da independência do Haiti, as demais colônias do Caribe alcançaram a libertação. 
d) o movimento de independência do Haiti foi inspirado pelo modelo dos Estados Unidos. 
e) a independência do Haiti foi concedida por Napoleão Bonaparte, com base nos princípios liberais.

Questão 11 - Fuvest-2002 - No Brasil, tanto no Primeiro Reinado, quanto no período regencial, 
a) aconteceram reformas políticas que tinham por objetivo a democratização do poder. 
b) ocorreram embates entre portugueses e brasileiros que chegaram a pôr em perigo a independência. 
c) disseminaram-se as idéias republicanas até a constituição de um partido político. 
d) mantiveram-se as mesmas estruturas institucionais do período colonial. 
e) houve tentativas de separação das províncias que puseram em perigo a unidade nacional.

Questão 12 - Fuvest-2002 - Sobre a condição dos escravos no Brasil monárquico, é possível afirmar que eles 
a) foram protagonistas de diversas rebeliões. 
b) eram impedidos de constituir família. 
c) sofreram a destruição completa de sua cultura. 
d) concentravam-se no campo, não trabalhando nas cidades. 
e) não tinham possibilidades legais de conseguir alforria.

Questão 13 - Fuvest-2002 - “A pátria, velha superstição que serve tão bem para manter os exércitos sanguinários e as polpudas negociatas; a religião, secular mentira que faz do homem um instrumento servil dos padres e dos ricos: a propriedade, instituição baseada na violência, na astúcia e que se faz passar por originariamente divina e eterna, enquanto não passa de um mero fruto do roubo”. Luigi Molinari, por volta de 1900. O texto expressa idéias filiadas ao 
a) sindicalismo. 
b) chauvinismo. 
c) evolucionalismo. 
d) anarquismo. 
e) positivismo.

Questão 14 - Fuvest-2002 - O processo de modernização na América Latina (1870-1914) está associado 
a) à pluralidade de partidos políticos, à ampla participação popular e à industrialização. 
b) à organização sindical, à construção de estradas de ferro e à reforma agrária. 
c) às reformas urbanas, ao estímulo à cultura letrada e à chegada da eletricidade. 
d) ao sufrágio universal, à vigência de leis trabalhistas e à expansão da criação de universidades. 
e) ao poder crescente da Igreja, à limitação de capitais externos e à dinamização do sistema bancário.

Questão 15 - Fuvest-2002 - É possível constatar semelhanças entre os governos de Getúlio Vargas (Brasil), Lázaro Cárdenas (México) e Juan Domingo Perón (Argentina), pois esses líderes 
a) assumiram as mesmas posições frente à 2ª Guerra. 
b) buscaram o apoio político das classes populares. 
c) defenderam e puseram em prática idéias fascistas. 
d) nacionalizaram o petróleo e as estradas de ferro. 
e) chegaram ao poder por intermédio de um golpe.

Questão 16 - Fuvest-2002 - Na década de 1950, dois países islâmicos tomaram decisões importantes: em 1951, o governo iraniano de Mossadegh decreta a nacionalização do petróleo; em 1956, o presidente egípcio, Nasser, anuncia a nacionalização do canal de Suez. Esses fatos estão associados 
a) às lutas dos países islâmicos para se livrarem da dominação das potências Ocidentais. 
b) ao combate dos países árabes contra o domínio militar norte-americano na região. 
c) à política nacionalista do Irã e do Egito decorrente de uma concepção religiosa fundamentalista. 
d) aos acordos dos países árabes com o bloco soviético, visando à destruição do Estado de Israel.

Questão 17 - Fuvest-2002 - “Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil.” Manifesto dos ministros militares à Nação, em 29 de agosto de 1961. Este Manifesto revela que os militares 
a) estavam excluídos de qualquer poder no regime de democracia presidencial. 
b) eram favoráveis à manutenção do regime democrático e parlamentarista. 
c) justificavam uma possibilidade de intervenção armada em regime democrático. 
d) apoiavam a interferência externa nas questões de política interna do país. 
e) eram contrários ao regime socialista implantado pelo presidente em exercício.

Questão 18 - Fuvest-2002 - A partir dos anos setenta do século XX, muitos ativistas políticos, sobretudo jovens, abandonaram os partidos tradicionais da esquerda e se engajaram em movimentos 
a) partidários, que defendem a construção de estados étnicos autônomos.
b) sociais, que lutam pelos interesses das classes médias e da globalização. 
c) feministas, visando à obtenção do direito ao voto, sem distinção de sexo. 
d) internacionalistas, que retomam a antiga bandeira socialista de união de todos os explorados. 
e) de mobilização mais especializada, notadamente os de defesa do meio ambiente.

Questão 19 - Fuvest-2002 - A caricatura de Glauco, no Folhetim de 18/11/79, critica

a) os programas televisivos que não eram submetidos à censura prévia e favoreciam a inculcação de hábitos consumistas nos telespectadores. 
b) a censura dos anos ditatoriais, que obrigava os donos das redes de televisão a substituírem os programas normais por comerciais. 
c) a indústria cultural em crescente desenvolvimento, na época do autoritarismo, que criava hábitos e valores consumistas. 
d) a mediocridade de programas televisivos durante o regime militar, submetidos a um sistema de monopólio estatal das redes de difusão. 
e) a televisão comercial, como veículo do sistema político implementado na fase da ditadura militar, para divulgar propagandas anticomunistas.

Questão 20 - Fuvest-2002 - De todos os ismos que o século XX herdou ou criou, há um cuja vitalidade continua a todo vapor, neste início de novo século, estando presente em todos os lugares e em todas as disputas, como, por exemplo, entre israelenses e palestinos. Trata-se do 
a) fascismo. 
b) comunismo. 
c) internacionalismo. 
d) nacionalismo. 
e) liberalismo.

GABARITO
01 - E
02 - D
03 - B
04 - D
05 - A
06 - C
07 - B
08 - A
09 - E
10 - B
11 - E
12 - A
13 - D
14 - C
15 - B
16 - A
17 - C
18 - E
19 - C
20 - D

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