PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 22 de abril de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2007 - UFC - 1ª Fase

Questão 01 - UFC-2007 - O desenvolvimento técnico-científico vem proporcionando ao sistema produtivo maior capacidade de transformar a natureza, gerando, entretanto, vários fenômenos ambientais desfavoráveis. Sobre as mudanças climáticas globais e o moderno conhecimento técnico-científico, é correto afirmar que: 
A) os estudos científicos realizados a partir de dados de satélite demonstram que, desde o final da década de 1960 até o presente, o conjunto da cobertura de gelo da Terra continua sem modificações. 
B) o aumento do nível do mar e o aumento de intensidade e freqüência de episódios de tempestades são fenômenos ambientais sobre os quais o sistema técnico-científico moderno detém completo controle. 
C) o sistema climático terrestre é bastante complexo, e, mesmo diante do avanço técnico-científico, há muito que ser compreendido em relação à magnitude, tempo e impactos das mudanças climáticas. 
D) os cientistas demonstram que o clima no planeta Terra sofre alterações e sobrevive a essas mudanças há milhões de anos, na mesma escala de tempo que as mudanças climáticas globais da atualidade. 
E) a mudança de padrões de chuvas e de temperatura, o aumento de incêndios e tempestades, em países com fraco desenvolvimento técnico-científico, vêm provocando as mudanças climáticas globais.

Questão 02 - UFC-2007 - Atualmente, os elementos naturais fundamentais para a manutenção da vida na Terra, tais como água, solos e ar, entre outros, correm o risco de esgotamento. Sobre o uso inadequado desses elementos naturais e os consequentes desequilíbrios ambientais, é correto afirmar que: 
A) o elevado crescimento demográfico exige maior consumo de água e gera nas cidades a formação das “ilhas de calor”. 
B) a intensa queima de combustíveis fósseis produz grandes quantidades de dióxido de carbono, principal fator de poluição do ar. 
C) o uso de produtos químicos, em larga escala, na aquicultura e a mineração em áreas restritas expõem o solo ao desgaste. 
D) o uso intensivo na agricultura de clorofluorcarboneto provocou o buraco na camada de ozônio, situado principalmente sobre os EUA. 
E) o aumento da construção de grandes barragens no mundo gera um fenômeno conhecido como “estresse hídrico”, isto é, carência de água.

Questão 03 - UFC-2007 - Considerando as características das formações vegetais e as transformações impostas pelo homem, correlacione corretamente as formações vegetais indicadas na coluna da esquerda com as características descritas na coluna da direita. 
( I ) Floresta temperada 
( II ) Floresta estacional e savanas 
( III ) Vegetação mediterrânea 
( IV ) Florestas pluviais equatoriais tropicais 
( ) Formações vegetais em regiões de clima com verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. As maiores ocorrências estão no sul da Europa, onde foi muito desmatada para o cultivo de oliveiras e videiras. 
( ) Formações higrófilas e latifoliadas, extremamente heterogêneas, localizadas nas baixas latitudes, em domínios quentes e úmidos. Nas últimas décadas, o desmatamento provocou grande redução das áreas florestadas. 
( ) Formações florestais caducifólias, encontradas em latitudes intermediárias, com precipitação abundante e regularmente distribuída. Devido a práticas agrícolas intensivas e à intensa urbanização, restam poucas áreas representativas. 
( ) Formações vegetais adaptadas à alternância de verões chuvosos e invernos secos. Vegetação complexa com estratos arbóreo, arbustivo e herbáceo. Amplamente utilizada para agricultura e pecuária. 

Marque a alternativa que apresenta a seqüência correta, decorrente do preenchimento da coluna da direita. 
A) III, I, II e IV 
B) I, II, III e IV 
C) III, IV, I e II 
D) IV, I, II e III 
E) I, IV, III e II

Questão 04 - UFC-2007 - As disputas entre nações pelo poder definem setores estratégicos no desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Este é o caso de instrumentos e técnicas utilizados pelas potências mundiais durante a Guerra Fria. Como decorrência, parte dessa tecnologia cria, hoje, novas possibilidades para a Cartografia. Acerca desse tema, é correto afirmar que: 
A) o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é o órgão responsável pelos satélites brasileiros, que captam e transmitem dados climáticos e ambientais. 
B) o sistema de aerofotografias permite observar a evolução de frentes frias e quentes, bem como a temperatura da Terra e a formação de tufões e furacões. 
C) o sofisticado Sistema de Posicionamento Global, que foi concebido para estudos ambientais, emite, por meio do aparelho GPS, sinais de alta precisão recebidos pelos satélites. 
D) a Cartografia automática alimentada pelas técnicas de sensoriamento remoto utilizadas hoje dispensa a geração de dados estatísticos e os levantamentos de campo. 
E) o fundamento do Sistema de Informações Geográficas (SIG) é simples: um avião percorre uma faixa em linha reta e fotografa sucessivamente uma área, gerando imagens estereoscópicas.

Questão 05 - UFC-2007 - A revolução técnico-científica e informacional produzida no século XX, a qual se estende aos nossos dias, trouxe profundas mudanças nos sistemas de produção e nas relações de trabalho que incidem diretamente sobre a organização do espaço geográfico. Acerca das novas formas de relações de trabalho, é possível afirmar, corretamente, que: 
A) nos países desenvolvidos, com o grande avanço tecnológico, o desemprego foi reduzido e os sindicatos foram fortalecidos, respondendo aos interesses trabalhistas. 
B) o sistema de flexibilização da produção (modelo toyotista), que acarretou mudanças nas relações de trabalho, aplica-se apenas à indústria japonesa. 
C) o regime de trabalho permanente nas empresas industriais e de serviços ampliou-se, e foram fortalecidos os direitos sociais dos trabalhadores. 
D) a terceirização tem sido utilizada pelas empresas como uma das formas de flexibilização das relações de trabalho. 
E) a substituição progressiva do trabalho humano pelo informatizado foi restrita aos setores agrário e industrial.

Questão 06 - UFC-2007 - O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças tanto na esfera econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que: 
A) a maioria das instituições financeiras globais tem suas sedes localizadas nos países subdesenvolvidos. 
B) o avanço das telecomunicações e da informática e o uso da Internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais. 
C) o Estado intervém diretamente na economia por meio de potentes investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas estatais. 
D) as transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se, da mesma forma, nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. 
E) os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formação de alianças para defender a autonomia política dos países membros.

Questão 07 - UFC-2007 - O desenvolvimento científico e tecnológico possibilitou a utilização de várias fontes de energia, retiradas da natureza, que podem ser classificadas em renováveis e não-renováveis. Sobre as formas de utilização, vantagens, desvantagens e riscos ambientais, é possível afirmar, de modo correto, que: 
A) a maior parte das fontes energéticas utilizadas no mundo atual é do tipo renovável, com destaque para a produção da energia eólica. 
B) a hidreletricidade apresenta as vantagens da utilização de um recurso natural renovável e da ausência de impactos ambientais. 
C) o carvão mineral apresenta a desvantagem de ser uma fonte não-renovável, porém são poucos os danos que acarreta à saúde e ao meio ambiente. 
D) as novas tecnologias para a produção da biomassa já estão disponíveis, porém esta fonte causa grandes impactos negativos para o meio ambiente. 
E) as operações de extração, refino e transporte do petróleo apresentam riscos de derramamento, que provoca grandes prejuízos ao meio ambiente.

Questão 08 - UFC-2007 - A modernização do espaço agrário brasileiro está associada ao desenvolvimento científico e tecnológico aplicado ao sistema de produção. Sobre a situação atual da agricultura no Estado do Ceará e seus principais produtos, pode-se afirmar, corretamente, que: 
A) a fruticultura irrigada, em expansão na Chapada do Apodi, caracteriza-se pela modernização tecnológica e tem atraído investimentos de empresas internacionais. 
B) o setor agropecuário é o mais dinâmico da economia cearense, tendo contribuído, nos últimos anos, com as mais elevadas taxas do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado. 
C) a cana-de-açúcar, produto cultivado no Cariri cearense, conta com modernas técnicas de cultivo, e sua produção é de larga escala, voltada para o mercado internacional. 
D) o algodão arbóreo, cultura tradicional das superfícies sertanejas, teve grande avanço tecnológico nos últimos anos, sendo o principal produto nas exportações cearenses. 
E) as relações de trabalho nas áreas de modernização da agricultura são caracterizadas pela estabilidade no emprego e por garantias sociais para o trabalhador e toda a sua família.

GABARITO
01 - C
02 - B
03 - C
04 - A
05 - D
06 - B
07 - E
08 - A

Nenhum comentário: