PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 8 de abril de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular de Verão 2018 - UP

Questão 09 - UP / Verão 2018 - Embora não seja tão comum, o termo “setor quaternário” vem sendo utilizado para referir-se a um conjunto específico de atividades econômicas pautadas em informação e conhecimento. A respeito do assunto, assinale a alternativa cujo país exporta em conhecimento o equivalente a três vezes todas as exportações brasileiras de soja e derivados. 
a) Índia. 
b) Irã. 
c) Israel. 
d) África do Sul. 
e) Portugal

Questão 10 - UP / Verão 2018 - Em 2011, Suki Kim, uma jornalista nascida e crescida na Coreia do Sul, obteve uma vaga de trabalho na Universidade para a Ciência e Tecnologia de Pyongyang (PUST), a única universidade privada da Coreia do Norte, frequentada por filhos homens de dirigentes norte-coreanos. A PUST foi fundada por grupos evangélicos de vários países. Seus funcionários são principalmente professores americanos que estão ali como voluntários, financiados por suas igrejas. Kim foi contratada para dar aulas de inglês por um período de seis meses. 
(Disponível em: .) 
A respeito da Coreia do Norte, considere as seguintes afirmativas: 
1. O governo norte-coreano tem o poder de decidir tudo sobre o indivíduo, desde a carreira que seguirá e a escola onde estudará até as atividades que fará. 
2. A Coreia do Norte, assim como os demais países que se consideram socialistas, não apresenta desigualdades sociais. 
3. De Pyongyang a Seul são apenas duas horas de carro, uma distância praticamente impossível de ser superada pelos cidadãos comuns desde que o Paralelo 38 passou a dividir a Península da Coreia em 1953. 
4. No país, não são permitidas quaisquer manifestações religiosas: o único que se pode venerar é o Grande Líder, Kim Jong-un. 
Assinale a alternativa correta. 
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. 
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. 
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. 
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. 
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Questão 11 - UP / Verão 2018 - O que é bom para a navegação poderia ser um instrumento ideológico para a política. Ao elaborar esta projeção, Mercator não pensava (e nem podia) nos impactos socioculturais e políticos que sua projeção ia causar. Visando apenas a oferecer um auxílio aos navegadores, Mercator “errava” para que os marinheiros pudessem acertar. 
(SEEMANN, Jörn. Carto-crônicas: uma viagem pelo mundo da cartografia. 
Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013. p. 74) 
A respeito do assunto, assinale a alternativa correta. 
a) A projeção de Mercator apresenta uma malha de coordenadas em formato retangular que minimiza as distorções nas áreas polares. 
b) Em 1973, o historiador alemão Arno Peters apresentou sua projeção equivalente do mundo, um mundo mais justo: no mapa, o tamanho relativo das áreas é alterado, mas as formas são mantidas. 
c) Os mapas não são representações neutras da superfície terrestre, pois muitas vezes há motivos e finalidades por detrás de sua escolha. 
d) Existem algumas centenas de projeções cartográficas, sendo as mais corretas aquelas que não apresentam distorção e deformação das superfícies representadas. e) Não são poucas as projeções cartográficas que relegam a um segundo plano os aspectos técnico-científicos para exaltar uma representação mais justa do mundo.

Questão 12 - UP / Verão 2018 - A atmosfera é um oceano gasoso que envolve o planeta, composto de oxigênio (21%), hidrogênio (78%) e inúmeros outros elementos, tudo constituindo uma massa fluida em permanente movimento. Ela é mantida em volta da Terra pela força gravitacional e, embora sua altitude esteja estimada em 1000 km, 80% de sua massa acumulam-se nos primeiros 5 km. 
(CONTI, José B.; FURLAN, Sueli A. Geoecologia: o clima, os solos e a biota. In: ROSS, Jurandyr (org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995. p. 91.) 

A respeito do assunto, assinale a alternativa correta. 
a) O envoltório gasoso funciona como uma imensa lente convergente, determinante para a passagem direta da energia solar e o consequente aquecimento da superfície da Terra. 
b) A inclinação do eixo terrestre sobre o plano da eclíptica, juntamente com o movimento de translação em torno do Sol, permite explicar o ciclo anual dos fenômenos do clima nos diversos pontos do planeta. 
c) A maior concentração de oxigênio na atmosfera nos dias atuais é uma decorrência direta da existência de extensas florestas tropicais e temperadas. 
d) Anomalias do comportamento atmosférico, a exemplo das inversões térmicas de fundo de vale, a formação de furacões em pleno oceano, assim como os extremos de pluviosidade são variações do tempo atmosférico causadas pela ação antrópica. 
e) A força da gravidade é responsável pelo “peso” da coluna de ar sobre a superfície terrestre; consequentemente, a pressão atmosférica será tanto maior quanto maior a altitude.

Questão 13 - UP / Verão 2018 - Considere o quadro com as seguintes cidades localizadas nos planaltos e serras do Sudeste, que integram o Domínio dos Mares de Morros:
Com base nesse quadro, assinale a alternativa correta. 
a) Os indicadores de temperatura e precipitação atmosférica caracterizam o clima tropical alternadamente seco e úmido. 
b) A média das precipitações é diretamente proporcional à média das temperaturas. 
c) Os valores térmicos e pluviométricos favoreceram a introdução de uma agricultura mecanizada e voltada para o mercado externo. 
d) A altitude proporciona boas condições de salubridade, favorecendo a instalação de estações de saúde. 
e) O regime pluviométrico é caracterizado pela concentração de chuvas no inverno, por influência da frente polar atlântica.

Questão 14 - UP / Verão 2018 - O Plano de Metas viabilizou as condições para o ingresso do Brasil num estágio avançado de industrialização, mas sem criar condições reais para isso. 
(SCHWARCZ, Lilia M., STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 422.) 

A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas: 
1. O projeto de industrialização desenvolvido por Juscelino Kubitschek era de cunho nacionalista, tal qual o de Getúlio Vargas. 
2. Desenvolver o país em apenas cinco anos esbarrou na questão do seu financiamento, de tal modo que restou ao governo JK facilitar a entrada de capitais internacionais, além de conceder privilégios fiscais e econômicos. 
3. Se, por um lado, o país teve seu crescimento econômico acelerado, por outro isso resultou num aumento constante dos déficits da balança de pagamentos e na consequente ampliação da dívida externa. Assinale a alternativa correta. 
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. 
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. 
c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. 
d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. 
e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

GABARITO
09 - A
10 - D
11 - C
12 - B
13 - D
14 - D

Nenhum comentário: