PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 28 de abril de 2018

Influência africana na culinária brasileira

A diversidade cultural brasileira inicia-se no período da colonização, com a vinda de migrantes europeus e de escravos africanos e se estende até nossos dias.

Assim, muitos pratos que atualmente são clássicos da culinária brasileira foram criados pelos negros africanos. Durante séculos,eles foram escravizados para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar, café etc. e para fazer outros trabalhos braçais.



O preparo das refeições nas casas dos senhores de engenho era tarefa das mulheres negras. Elas adaptavam à culinária tradicional europeia os temperos e ingredientes locais, tipicamente brasileiros.

Na região Centro-Oeste, um prato tradicional é o picadinho com quiabo. O quiabo é fruto do quiabeiro, planta nativa da África, de cor verde e aspecto felpudo. Ele é rico em vitamina A e, por isso, é bom para a visão e a pele.

Se ainda não experimentou, certamente você já ouviu falar no vatapá. Apesar de ser originário da Bahia, ele é muito popular na Região Norte, principalmente no Amapá, Pará e Amazonas.
Em alguns desses estados, a receita original foi modificada e o amendoim, um de seus principais ingredientes, foi excluído. O vatapá pode ser preparado com diferentes tipos de carne, como bacalhau, camarão e carne de frango, e é servido com arroz por causa de sua textura cremosa.

O acarajé é típico da Região Nordeste. Embora tenha surgido no Maranhão, por volta do século XVIII, ele foi levado para a Bahia dois séculos depois, e hoje é considerado um prato clássico da culinária baiana. Um dos ingredientes para o preparo da massa é o feijão-fradinho. O acarajé é frito em azeite de dendê e pode ser servido recheado com pimenta, vatapá ou caruru. Na maioria das cidades do Sudeste do Brasil, toda quarta-feira é dia de feijoada. Prato típico dessa região, originou-se em Portugal e difundiu-se pelas colônias portuguesas, em países como Angola, Moçambique, Macau e Brasil.

Era feito com feijão-branco ou vermelho, além de tomate, cenoura e couve, mas os africanos modificaram a receita e passaram a usar feijão-preto, porque, para eles, esses grãos significam nobreza. Nessa versão, o principal ingrediente, além do feijão-preto, é a carne de porco. A feijoada é acompanhada geralmente de farofa, arroz, couve, torresmo e laranja.
E que tal um sopão? Na Região Sul, mais precisamente no Rio Grande do Sul, esse é um dos pratos típicos. Atualmente ele é preparado com carne, legumes e azeite, mas, quando foi criado, os negros usavam ossos em vez de carne, e gordura de porco no lugar do azeite.
O pirão é um prato tradicional da culinária do Brasil e de Angola. Sua textura assemelha-se a uma papa. É feito com farinha de mandioca misturada à água ou ao caldo quente. No Brasil, pode ser preparado com três tipos de caldo, mas o mais comum é o caldo resultante do cozimento de peixes. É servido como prato principal.

A rapadura teve origem nas Ilhas Canárias, no século XVI. Por ser compacta, ela era um alimento individual fácil de ser transportado. No Brasil, a cana-de-açúcar começou a ser cultivada por volta de 1532 e logo se iniciou, nos primeiros engenhos de cana-de-açúcar, a produção de rapadura. Ela servia como alimento para os escravos.
O caruru – prato típico baiano originário da África e trazido pelos escravos africanos para o Brasil – é um cozido de quiabo que costuma ser servido com acarajé ou abará. Pode ser preparado com carne, frango, peixe ou camarões secos.

Fonte: Akpalô.

Nenhum comentário: