PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 8 de abril de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2016 - UP

Questão 13 - UP 2016 - O aquecimento anormal das águas na região equatorial do oceano Pacífico e o enfraquecimento dos ventos alísios na região são indicativos da ocorrência do fenômeno El Niño neste ano, cujas consequências se prolongarão também para o ano de 2016. No mapa a seguir, repercussões do fenômeno no Brasil podem ser observadas em nível regional.
Com base nas informações contidas no mapa e nos conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que, em 2016: 
a) o Domínio dos Mares de Morros estará ainda mais sujeito a deslizamentos de encostas decorrentes de processos de solifluxão. 
b) as áreas onde predomina a agricultura familiar estarão propensas a desabastecimento e a consequente elevação dos preços dos alimentos. 
c) a perspectiva dos reservatórios para geração de energia no Centro-Sul do país é mais positiva do que tem sido em 2015. 
d) são esperadas graves consequências decorrentes do transbordamento de rios da Bacia do Rio Negro. 
e) a cultura do algodão no Centro-Oeste será beneficiada pela alteração na pluviosidade.

Questão 14 - UP 2016 - A Grécia encontra-se mergulhada em uma crise que deita raízes em uma dívida de aproximadamente 320 bilhões de euros. A causa dessa crise deve-se ao fato de que o país gastou bem mais do que arrecadava durante anos e financiava os gastos através de empréstimos. Contudo, o problema ganhou contornos graves em decorrência: 
a) da implantação de medidas de austeridade impopulares. 
b) da crise financeira global, que limitou o acesso do país ao crédito. 
c) da recessão econômica, provocada pela elevação dos impostos, e da implantação da reforma previdenciária. 
d) da inadimplência junto ao Fundo Monetário Internacional. 
e) do descumprimento das metas do ajuste fiscal assumidas junto ao Banco Central Europeu.

Questão 15 - UP 2016 - No ano de 2010, sismos atingiram o Chile e o Haiti:

A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas: 
1. Chile e Haiti encontram-se sob a mesma placa tectônica e são afetados pelo Cinturão de Fogo do Pacífico. 
2. A devastação causada não depende apenas da magnitude dos sismos, mas sim de planejamento e até das condições socioeconômicas das áreas afetadas. 
3. A magnitude de um sismo pode ser medida na escala Richter, usada para quantificar o nível de energia liberado por um terremoto. Assinale a alternativa correta. 
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. 
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. 
c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. 
d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. 
e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Questão 16 - UP 2016 - A moderna sociedade brasileira tem como um dos fatores determinantes da sua conformação estrutural o processo de urbanização, principalmente a partir da segunda metade do século vinte. [...] O lócus privilegiado das principais atividades econômicas e da maioria da população passa a ser o urbano, que assume também o preponderante papel de difusor de uma cultura de novos padrões de relações sociais. (Brito; Pinho, 2012) Considerando o processo de urbanização no Brasil, assinale a alternativa correta. 
a) As mudanças profundas pelas quais passaram a sociedade e a economia brasileira a partir dos anos trinta do século passado se consolidaram muito antes do acelerado processo de crescimento da economia urbano-industrial e da expansão dos sistemas de transporte e comunicações, que tiveram início na década de 1950. 
b) O acelerado processo de urbanização se manteve desconectado dos grandes ciclos de expansão das migrações internas, resultando numa contribuição rarefeita da migração rural-urbana no referido processo. 
c) O processo de urbanização seguiu as tendências de outros espaços periféricos do mundo, congregando numa mesma dinâmica fatores de atração, como salários mais elevados, maior oferta de emprego e melhores condições de vida, e fatores de repulsão, como baixos salários, permanência de técnicas arcaicas de cultivo e baixa produtividade. 
d) O acelerado processo de urbanização tem sido, desde o seu início, não só acelerado, mas concentrador da população em cidades médias (aquelas entre 100.000 e 500.000 habitantes), com uma relativa tendência recente favorável às cidades grandes (com mais de 500.000 habitantes). 
e) O crescimento da população urbana, apesar de ter sido muito grande, foi bem distribuído espacialmente, o que acabou por relativizar o papel das metrópoles no processo de urbanização.

Questão 17 - UP 2016 - Acerca do tema das migrações na atualidade, considere as seguintes afirmativas: 
1. A população estrangeira em países centrais aumentou muito, e não foi apenas de trabalhadores desqualificados, que migram com a perspectiva de melhora de vida, mas também de indivíduos bastante qualificados, que buscam novas inserções no mercado formal dos países ricos. 
2. As migrações vêm apresentando uma maior feminização. Se no passado as mulheres migravam como membros da família, nos dias de hoje é comum elas se deslocarem sozinhas, por serem, muitas vezes, centrais na obtenção da renda familiar em seus países de origem. 
3. A presença de uma maciça quantidade de migrantes no mundo em situação ilegal ou clandestina tem propiciado a criação de fronteiras cada vez mais vigiadas militarmente e que contam com alta tecnologia em matéria de sistemas de vigilância e coação. Assinale a alternativa correta. 
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. 
b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. 
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. 
d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. 
e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Questão 18 - UP 2016 - A respeito das estruturas e formas do relevo brasileiro, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): 
( ) Grande parte das rochas e estruturas que sustentam as formas do relevo brasileiro são anteriores à atual configuração do continente sul-americano, que passou a ter o seu formato depois da orogênese andina e da abertura do oceano Atlântico, a partir do Mesozoico. 
( ) Em virtude das prolongadas fases erosivas, as grandes formas do relevo do território brasileiro passaram a desempenhar um papel determinante na configuração da macroestrutura do subsolo. 
( ) Quanto às dinâmicas dos soerguimentos orogenéticos, apesar de atingirem a borda oriental do continente sul-americano no Cenozoico, no Brasil sua repercussão se deu consistentemente na parte ocidental. 
( ) As formas grandes e pequenas do relevo brasileiro têm como mecanismo genético, de um lado, as formações litológicas e os arranjos estruturais antigos, e de outro os processos mais recentes associados à movimentação das placas tectônicas e ao desgaste erosivo de climas anteriores e atuais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 
a) V – F – V – F. 
b) V – F – F – V. 
c) F – F – V – V. 
d) F – V – V – F. 
e) V – V – F – F.

Questão 19 - UP 2016 - Segundo o Instituto de Economia Internacional de Hamburgo, a população economicamente ativa (PEA) da Alemanha passará dos atuais 50 milhões para 38 milhões de ativos em 2060. Considerando-se o perfil demográfico alemão, a causa de tal declínio reside na(o) atual: 
a) taxa de fecundidade. 
b) transição demográfica. 
c) déficit migratório. 
d) envelhecimento demográfico. 
e) expectativa de vida.

Questão 20 - UP 2016 - “O Brasil é um pais de grandes extensões territoriais. São 8,5 milhões de km² submetidos a diferentes condições climáticas, de relevos e solos, que permitem o desenvolvimento de uma grande diversidade de ambientes. As formações vegetais que ocupam a maior extensão territorial são as florestas. Há uma grande variedade dessas formações na bacia amazônica, na região costeira, no Sul do país e nas regiões subtropicais. Mesmo os cerrados e caatingas possuem, dentro de sua área de domínio, formações florestais que acompanham as drenagens” (Conti; Forlan, 2014, p.155). Com relação aos domínios de vegetação do Brasil, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda. 
1. Ocorre em solos férteis, sob climas com temperaturas moderadas a baixas no inverno. Apesar disso, são vegetações de climas úmidos, sem estação seca. Nas montanhas e planaltos, seus limites altitudinais acompanham a variação desses fatores. 
2. Juntamente com o domínio do cerrado, formam uma área de climas mais secos que percorre o país do Nordeste ao Pantanal mato-grossense, passando pelo Brasil Central. 
3. Em seu domínio existem florestas de inundação e florestas de terra firme. As florestas de inundação podem ser divididas em dois tipos: as matas permanentemente inundadas e as florestas de inundação periódica. 
4. É popularmente conhecida como uma grande variedade de vegetações tropicais úmidas que ocorrem de forma azonal nas regiões costeiras do Brasil, acompanhando a distribuição da umidade trazida pelos ventos alísios de sudeste. 
( ) Amazônia. 
( ) Caatinga. 
( ) Mata Atlântica. 
( ) Mata com Araucária. 
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. 
a) 2 – 4 – 3 – 1. 
b) 4 – 2 – 1 – 3. 
c) 4 – 1 – 3 – 2. 
d) 3 – 2 – 4 – 1. 
e) 3 – 1 – 4 – 2.

GABARITO
13 - C
14 - B
15 - D
16 - C
17 - E
18 - B
19 - A
20 - D

Nenhum comentário: