PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 1 de abril de 2018

Exercícios de Geografia sobre a Oceania - com gabarito

Questão 01 IFRN 2011 - O mapa a seguir representa a Oceania, um continente composto por 14 países, que está disposto numa grande extensão de domínios oceânicos. Nesse continente, há diferenças marcantes tanto no que se refere ao desenvolvimento socioeconômico quanto às características naturais.

Com base nessas informações e considerando a numeração no mapa, é correto afirmar que o número A) 1 corresponde ao arquipélago Tuvalu, que, apesar de ser soberano, ainda tem os EUA como responsáveis por sua defesa e segurança. A ajuda econômica dos EUA e o turismo são as principais fontes de renda. 
B) 2 corresponde à Papua Nova Guiné, país onde mais de 70% da população economicamente ativa trabalha na agricultura essencialmente de subsistência. A exploração dos recursos é prejudicada pela topografia, que aumenta o custo de infra-estrutura. 
C) 3 corresponde à Nova Zelândia. Esse país, pioneiro na implantação de políticas de bem-estar social, possui reservas de carvão, petróleo e gás natural e o turismo é uma importante fonte de renda. 
D) 4 corresponde à Tasmânia, uma das nações mais desenvolvidas da Oceania. É uma grande exportadora mundial de lã e apresenta bom desempenho na produção de carne, leite e derivados.

Questão 02 - Observe o mapa e complete a legenda localizando os arquipélagos e os grupos de ilhas que formam a Oceania.

Questão 03 UEPG 2016 - Sobre aspectos físicos e humanos do continente da Oceania, assinale o que for correto. 
01) Entre todos os continentes do mundo (América, Europa, África, Ásia, Antártida e ele próprio, o da Oceania) é o que apresenta menor área, somando, em seu interior, a Austrália, Nova Zelândia e todos os seus arquipélagos. 
02) Aproximadamente 90% do território da Oceania corresponde à Austrália. As demais áreas são arquipélagos menores. Melanésia (ilhas dos negros), Micronésia (ilhas pequenas) e Polinésia (várias ilhas) são três divisões adotadas para compreender melhor cada conjunto de pequenos países e territórios desse continente. 
04) A Nova Zelândia, que possui como capital Wellington, é o segundo país mais importante do continente. Todas as suas terras emersas estão localizadas abaixo do Trópico de Capricórnio. 
08) A Austrália possui ao norte clima equatorial e tropical. A leste, área de grandes cidades australianas, o clima se apresenta mais subtropical e temperado. E ao centro, há o predomínio de clima desértico. 
16) Austrália e Nova Zelândia são países considerados desenvolvidos no mundo, com elevada qualidade de vida. Os dois estão entre os 10 melhores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do relatório 2014 do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Questão 04 - Leia o texto e responda. 
A Oceania enfrenta graves problemas ambientais. Projeções indicam que dentro de um século a elevação do nível do mar, ocasionada pelo aquecimento global, poderá submergir parte das ilhas e atóis da região. Nos mares desse continente também podem ser encontradas toneladas de resíduos tóxicos (óleos, pesticidas e fertilizantes), bem como a contaminação radioativa produzida pelos testes nucleares norte-americanos e franceses realizados na região. • Que problemas ambientais são descritos no texto? • Quais são as principais conseqüências dos problemas ambientais citados no texto?

Questão 05 - Durante o período da colonização, como foi o contato entre colonizadores e povos nativos?

Questão 06 FGV 2000 - O termo "Oceania" costuma ser usado para identificar as terras emersas localizadas entre os oceanos Índico e Pacífico. Sobre elas pode-se afirmar que: 
a) As ilhas da Polinésia, Melanésia e Micronésia são constituídas, predominantemente, por países que complementaram sua independência política na década de 1950. b) A Polinésia tem sido a área mais utilizada pelos EUA para a realização de testes atômicos, como os da década de 1970, que destruíram o Atol Moruroa. 
c) Um traço cultural comum na Oceania é a completa adaptação das comunidades nativas aos padrões europeus e norte-americanos estabelecidos com a ocupação colonial, a partir do século XVI. 
d) Austrália, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné são consideradas países independentes, apesar de terem como chefe de Estado a rainha Elizabeth II, do Reino Unido, ou alguém indicado por ela. 
e) Em comparação aos outros continentes, a Oceania apresenta o maior número de possessões do tipo colonial, a exemplo do Havaí, Taiti e Tonga, controladas pelos Estados Unidos.

Questão 07 - UNICAMP 2007 (adaptada) - Sabe-se que a Oceania pode ser compartimentada em três grandes conjuntos de ilhas, cuja importância estratégica ainda hoje é muito grande. Quais são esses três conjuntos?

Questão 08 - É correto afirmar que todos os países da Oceania são desenvolvidos? Justifique sua resposta.

Questão 09 - Sobre a Oceania, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. 
( ) A colonização da Oceania promoveu o domínio da civilização estadunidense sobre os povos locais. ( ) O maior país da Oceania é a Austrália, que, por isso, é chamada de ilha- -continente. 
( ) Além da Austrália, o continente possui duas outras massas territoriais de tamanho significativo: Papua-Nova Guiné e Nova Zelândia. 
( ) A Oceania ainda conta com inúmeras pequenas ilhas e atóis dispersos pelo Oceano Índico. 
( ) A Austrália apresenta uma população de 50 milhões (2009), sendo a maior parte formada por mestiços. 
( ) A Tasmânia forma um arquipélago que pertence à Austrália. 
( ) A Nova Zelândia é um arquipélago constituído por duas ilhas principais e outras menores, contando com uma população de 4,2 milhões (2009). 
( ) P arte da ilha de Nova Guiné pertence à Oceania e parte pertence à Ásia.

Questão 10 - Quais são os países desenvolvidos da Oceania?

GABARITO
01 - 
02 - Resposta: 
• Austrália. 
• Nova Zelândia. 
• Melanésia. 
• Micronésia. 
• Polinésia.
03 - Resposta: 31 (01 02 04 08 16)
04 - Respostas:
• O aquecimento global (efeito estufa), a contaminação dos mares por óleos, os pesticidas e os fertilizantes, a contaminação radioativa pelos testes nucleares. 
• O aquecimento global pode provocar a elevação do nível do mar, devido ao derretimento das camadas de gelo e à submersão de ilhas e atóis da Oceania; os testes nucleares provocam a contaminação radioativa.
05 - A colonização britânica causou impacto negativo na vida dos povos nativos da Oceania. As populações locais foram dizimadas, seus costumes foram desvalorizados. Na Austrália, os aborígines que sobreviveram foram forçados a recuar para os desertos, onde atualmente se localiza a maior parte de suas reservas. Na Nova Zelândia, os maoris também foram dizimados e perderam suas terras. Hoje, esses povos lutam para manter suas tradições e seu modo de vida.
06 - D
07 - a) A compartimentação da Oceania é determinada por três grandes arquipélagos: A polinésia (de influência Francesa), a Micronésia (de influência dos EUA) e a (Melanésia de população majoritariamente negra). 
08 - Não. Apenas a Austrália e a Nova Zelândia são países desenvolvidos, os demais são economicamente subdesenvolvidos e dependentes. Os poucos países em processo de modernização estão ligados aos blocos econômicos australiano e neozelandês.
09 - F-V-V-F-F-V-V-V
10 - Austrália e Nova Zelândia são países desenvolvidos.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...