PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Exercícios de Geografia sobre a Coreia do Norte - com gabarito

Questão 01 - FUNCAB - 2014 - PC-RO - No mundo, hoje, há cinco países que se declaram oficialmente comunistas: China, Coréia do Norte, Vietnã, Laos e Cuba. Dentre esses, o país que atualmente preocupa as potências capitalistas por ameaçar aberta mente usar armas atômicas, que vem desenvolvendo e testando, é:
A) o Laos.
B) o Vietnã.
C) a ilha de Cuba.
D) a Coreia do Norte. 
E) a China

Questão 02 - CESPE - 2016 - CPRM - Nos últimos tempos, a Coreia do Norte tem chamado a atenção da comunidade internacional e merecido manchetes dos meios de comunicação mundiais. O interesse suscitado por esse pequeno país asiático deve-se, entre outras razões, ao fato de ele
A) ter substituído o rígido modelo comunista pela economia de mercado.
B) anunciar testes militares com artefatos poderosos e de grande alcance. 
C) ter-se decidido a atacar a vizinha Coreia do Sul com armas nucleares.
D) ter, recentemente, enviado tropas para o Oriente Médio em apoio à Rússia.
E) ser um país democrático cercado por vizinhos submetidos a regimes ditatoriais

Questão 03 - Quadrix - 2015 - CRP - MG - Recentemente, uma polêmica em torno do lançamento de um filme gerou grande repercussão no noticiário internacional. Produzido pela Sony Pictures, o filme "A entrevista" traz uma sátira ao líder de um país totalitário asiático. Segundo autoridades norte-americanas, um grupo de hackers patrocinados por esse país teria interceptado dados pertencentes ao estúdio produtor do filme, gerando inclusive o adiamento da estreia. O país envolvido na polêmica em questão é a:
(A) Rússia.
(B) China.
(C) Malásia.
(D) Índia.
(E) Coreia do Norte.

Questão 04 - Unisinos -  2018/1 - A Coreia do Norte é, hoje, um grande ponto de interrogação sobre a capacidade que possui, de fato, de produzir armas atômicas, ou mesmo de iniciar uma guerra. Sobre seu contexto histórico, é correto afirmar:
a) a Coreia do Norte sempre contou com muito apoio dos EUA, como recursos financeiros massivos e transferência de tecnologia nuclear, para que pudesse fazer frente a uma nova invasão do Japão e da China.
b) a península coreana foi uma vítima na Segunda Guerra Mundial, especialmente do Japão, mas, nos tratados de paz, os aliados lhe impuseram uma divisão de território, no paralelo 38, ficando o norte sob influência da URSS e o sul sob influência dos EUA. Em julho de 1950, sob o pretexto da violação dos limites territoriais da Coreia do Sul, a República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte) inicia uma guerra, tentando a reunificação via socialismo. 
c) mesmo no contexto da Guerra Fria, EUA e URSS não se envolveram no que ficou conhecido como a Guerra da Coreia (1950-1953).
d) A partir da eleição do presidente Donald Trump, nos EUA, a situação da política internacional relativa à Coreia do Norte passa por uma evidente distensão política. O presidente Trump se dispôs a negociar uma acordo bilateral sob tutela da ONU.
e) A Coreia do Norte e a Coreia do Sul, influenciadas pela política de boa vontade iniciada pelo presidente norte-americano Donald Trump, já estão em tratativas para a reunificação das duas Coreias em um só país socialista.

Questão 05 - FAUEL - 2017 - Prev São José - PR - Leia a seguinte notícia sobre uma recente tensão internacional e assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: “A grande preocupação dos Estados Unidos e países vizinhos à ___________, como Coreia do Sul e Japão, é com o poderio nuclear e militar do país comunista, que segue realizando testes de mísseis, apesar de ameaças de sanções. O governo americano diz que ativará um sistema de defesa antimísseis na Coreia do Sul. A _____________, por sua vez, ameaçou afundar o porta-aviões americano deslocado para a região e prometeu realizar mais testes de mísseis”. (BBC Brasil, 02/05/17, com adaptações).
a) China.
b) Coreia do Norte. 
c) Índia.
d) Rússia.
e) Síria.

Questão 06 - CESPE - 2013 - TJ-BA - É um dos mais isolados países da atualidade. Extremamente pobre, mas dono de arsenal atômico, divide a península em que está localizado com o vizinho próspero e democrático. Sua capital é Pyongyang, e o poder ditatorial, que passa de pai para filho, é hoje exercido por Kim Jong-um. Esse país chama-se
A) Coreia do Norte. 
B) Indonésia.
C) Coreia do Sul.
D) Vietnam.
E) Laos

Questão 07 - VUNESP - 2014 - FUNDUNESP - Os líderes mundiais são importantes, entre outros aspectos, pelas suas contribuições para o desenvolvimento de seus países e para a integração e paz entre os povos. Todavia, atualmente o líder de um país tem tomado decisões negativas e até estranhas como, por exemplo, a de determinar a execução do seu tio e estabelecer que todos os homens do seu país, especialmente os estudantes, cortem o cabelo seguindo o mesmo estilo desse líder que governa a
(A) Rússia.
(B) Coreia do Norte. 
(C) Venezuela.
(D) Ucrânia.
(E) Armênia.

Questão 08 - O atual líder da Coreia do Norte:
a) foi eleito em pleito democrático, em que apenas homens puderam votar.
b) foi eleito por um parlamento composto por representantes de todas as províncias.
c) ascendeu ao poder por ser filho do antigo líder do país, Kim-Il Sung.
d) ascendeu ao poder após liderar uma revolução que derrubou e assassinou o então líder Kim-Il Sung.
e) foi escolhido por liderar as tropas norte-coreanos durante a Guerra da Coreia.

Questão 09 - Prova Aprender - SC - 2016 - Prefeitura de Luzerna - SC - Recentemente, divulgado nos principais meios de comunicação, o pais em questão, conduziu com sucesso um teste com uma bomba de hidrogênio, cuja poder de destruição pode ser considerado até mil vezes mais potente do que a bomba atômica. Tal pais protagonista do fato é:
a) Japão.
b) China.
c) Coréia do Sul.
d) Coréia do Norte.

Questão 10 - VUNESP - 2017 - Prefeitura de Itanhaém - SP - Em uma nova ação de seu programa balístico, a Coreia do Norte lançou na manhã da terça-feira, 29 de agosto, um míssil que sobrevoou o território de outro país e ampliou as tensões no Leste da Ásia. O projétil se desmanchou em três partes antes de cair no Oceano Pacífico. (www.estadao.com.br/noticias. 29.08.2017. Adaptado)
O míssil sobrevoou o território
(A) chinês.
(B) japonês. 
(C) sul-coreano.
(D) russo.
(E) filipino.

Questão 12 - UFT 2024/1  - A Coreia do Norte vem ganhando destaque na comunidade internacional e ocupando espaço nos meios de comunicação mundiais entre outras razões, devido 
A) ao envio de tropas para o Oriente Médio em apoio à Rússia. 
B) ao ataque realizado em 2022 na Coreia do Sul com armas nucleares. 
C) ao poder militar baseado em armas nucleares e mísseis balísticos. 
D) a substituição do padrão de economia comunista pela economia de mercado.

GABARITO
01 - D
02 - B
03 - E
04 - B
05 - B
06 - A
07 - B
08 - C
09 - D
10 - B
11 - C

Nenhum comentário: