PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Exercícios sobre Reciclagem de Alumínio - com gabarito

Questão 01 - CESGRANRIO - 2015 - Petrobras - Os denominados “3 R” da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) buscam minimizar os impactos ambientais do cotidiano das atividades humanas, como, por exemplo, os oriundos da geração dos resíduos sólidos. A liderança no Brasil, em termos de índice ou percentual de reciclagem, corresponde ao seguinte tipo de material: 
(A) vidro 
(B) plástico 
(C) papel 
(D) alumínio 
(E) borracha

Questão 02 - FCC - 2016 - ELETROBRAS-ELETROSUL - Metal não-ferroso e não-magnético, obtido a partir da Bauxita através de um processo que demanda um alto consumo de energia elétrica, o que o torna particularmente interessante para a reciclagem após o uso final. Muito utilizado para a fabricação de laminados finos e embalagens em geral. Trata-se do metal:
(A) Cobre.
(B) Magnésio.
(C) Latão.
(D) Alumínio.
(E) Zinco.

Questão 03 - FJG - RIO - 2008 - COMLURB - É considerado o material mais rentável no processo de reciclagem:
A) ferro
B) plástico
C) alumínio
D) papel branco

Questão 04 - FGV - 2016 - CODEBA - Reciclagem é o processo de transformação dos resíduos sólidos em insumos ou novos produtos. Dos materiais listados a seguir, aquele que apresenta o maior índice percentual no Brasil de reciclagem é o
(A) aço.
(B) vidro.
(C) papel.
(D) plástico.
(E) alumínio.

Questão 05 - ESAF - 2012 - MI - A imprensa informa, em fins de 2011, que o agravamento da crise sobre a indústria do alumínio elevou a importância econômica da reciclagem para o setor. Campeão da reciclagem de latas de alumínio, o Brasil tem nas cidades o grande fornecedor desse material. Sobre o tema, assinale a opção correta.
a) O reaproveitamento das latas de alumínio deixou de ter conotação apenas socioambiental para também acentuar o significado econômico do setor.
b) Atualmente, a coleta de latas de alumínio é monopolizada por catadores que formalizaram sua atividade, inclusive em termos legais.
c) Em termos ambientais, a reciclagem de latas de alumínio é uma das poucas atividades que prescinde do esforço de educar a população.
d) Quanto maior a participação da reciclagem no suprimento industrial, maior a necessidade de produção de alumínio primário (obtido pela extração mineral).
e) Em grandes metrópoles, como São Paulo, a legislação sanitária impede que coletores de latas de alumínio obtenham renda sufi ciente para seu sustento.

Questão 06 - FAMEMA 2017 - A reciclagem de alumínio no Brasil funciona com altíssimos índices de eficácia, acima da média mundial, com o reprocessamento de praticamente toda sucata disponível. Em 2014, o país reciclou 540 mil toneladas de alumínio. Desse total, 289,5 mil toneladas referem-se à sucata de latas de alumínio para bebidas, o que corresponde a 98,4% do total de embalagens consumidas em 2014, índice que mantém o Brasil na liderança mundial de reciclagem desde 2001. (Disponível em: . Adaptado.) 
A reciclagem de latas de alumínio no Brasil relaciona-se, entre outros fatores, com questões de ordem a) econômica, pois é uma forma de utilizar mais energia ao longo do processo produtivo.
b) política, pois é contemplada por programas de incentivo ao descarte consciente para angariar créditos de carbono.
c) social, pois a coleta do material é fonte de renda para pessoas em condições econômicas frágeis.
d) comercial, pois caracteriza uma forma de preservar as pequenas reservas de bauxita pelo território.
e) ambiental, pois configura um incentivo pelo emprego de um material de rápida decomposição na natureza.

Questão 07 - ENEM 2012 - Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem. Um exemplo de reciclagem é a utilização de
A) garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante.
B) latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.
C) sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro.
D) embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos.
E) garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassouras.

Questão 08 - NGEO 2018 - É campeão mundial na reciclagem de latas de alumínio:
a) Estados Unidos
b) Brasil
c) China
d) Moçambique

Questão 09 - Colégio Pedro II - 2013 - Apesar da diversidade de espécies na floresta amazônica, a poluição que hoje atinge muitos igarapés de Manaus tem levado os pescadores a aproveitarem suas redes, canoas e remos para buscar nas águas poluídas dos rios toneladas de latas de alumínio, que são vendidas no mercado local, aumentando a renda das famílias. “A lata de alumínio é 100% infinitamente reciclável, o que diminui os danos ao meio ambiente.” (Disponível em:. Acesso em: 9 jun.2013.) 
Marque a alternativa que aponta duas consequências positivas que a reciclagem das latas de alumínio traz para o ambiente.
A) A economia de matéria prima e a redução quantidade de latas de alumínio produzidas.
B) O aumento do uso de bauxita e a redução do despejo de substâncias químicas nos rios.
C) O desenvolvimento da consciência ambiental e redução do tempo necessário à degradação do alumínio na natureza.
D) A economia de energia elétrica e a redução de possíveis desmatamentos provocados pela extração de matéria prima.

GABARITO
01 - D
02 - D
03 - C
04 - E
05 - A
06 - C
07 - B
08 - B
09 - D

Nenhum comentário: