PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 22 de setembro de 2018

Exercícios de Geografia sobre a China - com gabarito

Questão 01 - CESGRANRIO 2007 - Dentre as inúmeras medidas tomadas para solidificar os fundamentos de um “socialismo de mercado”, a criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEE), na China, pode ser considerada aquela de maior impacto. Sobre as ZEE, é correto afirmar que:
I – estão próximas ao litoral e são demarcadas pelo governo, sendo que nelas, é permitida a entrada do capital internacional;
II – possibilitam que os investidores estrangeiros se beneficiem da oferta de mão-de-obra muito barata e disciplinada, dos incentivos fiscais e da aproximação com o maior mercado em potencial do mundo;
III – foram, inicialmente, áreas de segurança máxima, criadas por Mao-Tse-Tung, frente à possibilidade de um ataque nuclear soviético;
IV – foram criadas pelo Tratado de Pequim, quando, após a Guerra dos Boers, foram estabelecidas áreas de influência dos diferentes países em território chinês.
Estão corretas, somente, as afirmativas:
A) I e II. 
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.

Questão 02 - UFMG 2005 - A aceleração do crescimento econômico da China, nos últimos anos, reflete-se na economia mundial por razões diversas. Considerando-se essa afirmação, é INCORRETO afirmar que tal aceleração
A) é autônoma em relação ao capital internacional, pois estabelece um sistema financeiro paralelo, que vem se firmando como modelo para as economias regionais. 
B) interfere na balança comercial de países emergentes, uma vez que reduz a taxa de exportações desse grupo para os países mais industrializados.
C) provoca aumento da demanda de matérias-primas e de produtos agrícolas no mercado internacional, afetando os preços praticados nesses itens.
D) resulta em um consumo maior de petróleo, o que contribui para a alta do preço da energia e, consequentemente, para a elevação dos custos de produção nos processos industriais.

Questão 03 - EsPCEx 2016 - A China tem se tornado uma das maiores potências mundiais. É considerada uma economia emergente, tanto pelo peso de sua economia quanto pela forte influência que exerce no cenário regional e global. A expansão da indústria tem sido um dos principais fatores do crescimento da economia desse país. Sobre a economia chinesa, podemos afirmar que 
I- a indústria pesada ainda permanece sob o controle estatal chinês e concentra-se, predominantemente, nas províncias da Manchúria, no nordeste do País, a qual dispõe de vastas reservas de carvão mineral e minério de ferro. 
II- a indústria de alta tecnologia expandiu-se rapidamente no País, o que o tornou um dos maiores exportadores do mundo de produtos ligados à tecnologia da informação. Entretanto, a China não controla a maior parte das tecnologias mais valiosas dos produtos que fabrica, pois tais componentes são fabricados no exterior. 
III- o dinamismo econômico da região litorânea da China vem se difundindo em direção ao cinturão agrícola do interior. Tal fato tem propiciado um maior equilíbrio do PIB per capita entre a “China marítima” e a “China interior”. 
IV- atualmente, com o envelhecimento da população e com o desenvolvimento tecnológico do setor industrial, a mão de obra tem encarecido e levado indústrias a se transferirem para o interior do País, em busca de mão de obra mais barata. 
V- a China não foi autorizada a participar da Organização Mundial do Comércio (OMC), pelo tratamento dado aos direitos individuais e liberdades civis de sua população; dessa forma, o País não obedece às regras do comércio internacional, mantendo elevados subsídios à agricultura e altas taxas de importação. 
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas. 
a) I, II e III 
b) I, II e IV 
c) II, III e V 
d) I, IV e V 
e) III, IV e V

Questão 04 - UPE 2013 - A China é um pais comandado por um partido único, o Partido Comunista, porém vem assumindo um perfil de desenvolvimento tipico de sistema capitalista e desempenhando um estratégico papel na economia mundial. Com relação a esse assunto, analise as proposições a seguir:
1. Nas últimas décadas. o conjunto de reformas desencadeadas na China transformou esse pais numa das grandes potências mundiais com um modelo de crescimento que executa politicas estratégicas nacionais de industrialização ajustadas ao movimento de expansão da economia global.
2. As Zonas de Proteção às Exportações, áreas com economia mais voltada para o socialismo. ainda são áreas de pouco desenvolvimento na China. São regiões agrícolas localizadas na porção Nordeste e habitadas por população de maioria tibetana.
3. O estabelecimento de Zonas Econômicas Especiais na China, inicialmente nas zonas litorâneas. permitiu a abertura para os investimentos de capitais estrangeiros. elevando a produção global desse pais mediante uma politica efetiva de incentivos fiscais.
4. As migrações em massa de camponeses das zonas litorâneas. na porção leste. para os centros urbanos do interior da China, onde se concentram as indústrias têxtil. de calçados e de brinquedos, revelam as disparidades sociais e regionais ainda presentes nesse país.
Estão CORRETAS
A) 1 e 2.
D) 2 e 4.
B)3 e 4.
C) 1 e 3.
E)1, 2, 3 e 4.

Questão 05 - ESAF 2012 - Transformando-se em referência da atual ordem econômica global, a China apresenta invejáveis índices anuais de crescimento e amplia sua presença nos mercados mundiais. Relativamente a essa trajetória chinesa, que vence a barreira do atraso e da miséria e se insinua como potência mundial, assinale a opção correta.
a) As reformas introduzidas por Deng Xiaoping, ainda que vigorosas, reafirmam o modelo de economia socialista que tanto êxito obtivera durante as décadas de liderança incontestável de Mao Zedong.
b) Ao escolher não ingressar na Organização Mundial do Comércio (OMC), por certo que a China pretendeu ganhar liberdade para agir no comércio global, não se submetendo às imposições legais a que estão sujeitos seus concorrentes.
c) Um dos aspectos mais notáveis apresentados pela renovada China dos dias atuais é a convergência entre duas formas de abertura: a econômica, que promove o crescimento, e a política, que democratiza o país.
d) A transformação da China em potência mundial implica, além de mudanças na orientação da economia, pesados investimentos na educação, cujo sistema baseado no mérito remonta ao passado imperial do país. 
e) Apesar das visíveis mudanças de comportamento, a China ainda mantém forte viés ideológico em sua inserção internacional, privilegiando as relações com os inúmeros parceiros identificados com a causa revolucionária marxista.

Questão 06 - UEA 2018 - Em um contexto de forte centralização política, a China vem recebendo aumento de investimentos estrangeiros nas últimas décadas. Estão entre os fatores que tornam o mercado chinês atraente no cenário global: 
a) a alta qualificação profissional e o modelo de produção artesanal. 
b) a mão de obra barata e os incentivos às exportações. 
c) a mão de obra sindicalizada e a economia neoliberal. 
d) a frágil indústria de base e o mercado consumidor potencial. 
e) o baixo IDH e a presença de programas sociais.

Questão 07 - MACKENZIE 2020 - China vê política do filho único como ineficaz e planeja liberação total
País tem um crescente problema de escassez de mão de obra devido ao rápido envelhecimento da população. Há dois anos, a China deu o histórico passo de acabar com a política do filho único e permitir que todos os casais do país tivessem dois filhos, mas a medida não parece ter bastado para resolver seus problemas demográficos, o que levou o governo a estudar o fim de qualquer restrição familiar. Por mais paradoxal que possa parecer, a China, país mais populoso do mundo, com quase 1,4 bilhão de pessoas, tem um crescente problema de escassez de mão de obra devido ao rápido envelhecimento da população. O governo esperava amenizar a questão com a mudança de 2016, mas a medida não teve o sucesso esperado. [...] Para ampliar o alerta, em julho as autoridades divulgaram um dado preocupante. Após um crescimento da taxa de natalidade no país em 2016, coincidindo com o fim da “política do filho único”, o número de crianças nascidas no país caiu em 630 mil em 2017.
Disponível em: https://veja.abril.com.br/mundo/china-ve-politica-do-filho-unico-comoineficaz-e-planeja-liberacao-total/ Por EFE access_time18 ago 2018 (Último acesso – 10 de novembro de 2019)

A política do filho único mencionada no artigo jornalístico pode ser, corretamente, associada aos conceitos da Teoria Populacional
a) Ecomalthusiana.
b) Reformista.
c) Neomalthusiana.
d) Transformadora.
e) Possibilista.

Questão 08 - UNIFENAS 2018/1 - Leia o fragmento de texto a seguir:
 “A China vivenciou um tipo de industrialização que se diferenciou da maioria dos processos ocorridos nos demais territórios do planeta. O desenvolvimento industrial chinês ocorreu ao longo do século XX e foi regulado pela forte presença do Estado. Uma das principais características desse processo foi a demarcação de áreas geográficas direcionadas à atividade industrial a partir do oferecimento de vantagens estatais para atrair investimentos estrangeiros. Estas áreas demarcadas no território chinês são consideradas como o principal marco da transição chinesa do comunismo (ou capitalismo de Estado, na visão de alguns especialistas) para o capitalismo de Economia de Mercado. Os principais objetivos dessa áreas modernizadoras eram alavancar a produção industrial da China – que se encontrava em crise desde a década de 1960 – e fortalecer o volume total de exportações (...).” 
Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia. Acesso em 14 jul. 2017. 
Com adaptação. 
Trata-se: 
a) Das Comunas Agroindustriais Chinesas do Norte. 
b) Das Zonas Econômicas Especiais – ZEEs do Leste e Sudeste. 
c) Dos Éjidos agropecuários do Tibet. 
d) Dos Kolkhozes agroindustriais da Manchúria. 
e) Dos Pueblos ou tecnopolos da Mongólia Interior.

Questão 09 - UEA 2017 - A República Popular da China, no final da década de 1970, adaptou sua economia planificada aos mecanismos da economia de mercado. A estratégia de abertura econômica adotada pela China a transformou em uma 
a) economia socialista de mercado. 
b) economia capitalista globalizada. 
c) organização econômica plural. 
d) zona econômica especial. 
e) organização privado-popular.

Questão 10 - UEA 2016 - O crescimento econômico chinês é relevante para a economia mundial desde o início da década de 1980. Entre outros fatores, esse crescimento é explicado 
a) pelas reservas de combustíveis fósseis, pela colonização de países subdesenvolvidos e pelas exportações de bens industrializados. 
b) pela moeda valorizada, pelos investimentos em infraestrutura e pelos incentivos estatais à importação. 
c) pelas fortes leis ambientais, pelos investimentos em preservação ambiental e pela não tributação das atividades agrícolas. 
d) pelos baixos salários, pela mão de obra qualificada e pela propriedade pública dos meios de produção. 
e) pela liberalização econômica, pelos baixos impostos e pela disponibilidade de recursos naturais.

Questão 11 - UNESP 2000 - Apesar do intenso crescimento industrial, a agricultura ainda é importante para a economia chinesa. Indique a alternativa que caracteriza o tipo de clima da China Meridional e o principal produto agrícola ali cultivado.
a) Equatorial; arroz.
b) Temperado continental; café.
c) Subtropical; cana-de-açúcar.
d) Tropical monçônico; arroz. 
e) Semi-árido; chá.

Questão 12 - UNIOSTE 2012 - A China é o país mais populoso do planeta e uma potência militar que tem conseguido atrair investimentos estrangeiros em grande proporção, sustentando um crescimento econômico que lhe confere um papel estratégico e de crescente projeção no cenário mundial. Sobre a China, assinale a alternativa INCORRETA. 
a) Em 1949 foi proclamada a República Popular da China, sob liderança de Mao Tse-Tung. O socialismo implantado rompeu a dominação colonial e imperialista que havia explorado a China por quase cinco séculos. 
b) A partir do final da década de 1970 o governo toma uma série de medidas econômicas liberalizantes que propiciaram a abertura e a modernização da economia por meio de uma política estatal elaborada e controlada firmemente pelos líderes do Partido Comunista. 
c) Em busca de prover a demanda de energia no mesmo ritmo do crescimento econômico do país foi construída, no rio Yangtzé, a usina hidrelétrica de Três Gargantas, que se encontra entre as maiores centrais hidrelétricas do mundo. 
d) A China caracteriza-se pela maior concentração populacional na sua extensa faixa litorânea, local de maior dinamismo econômico no país e onde foram criadas as Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), áreas específicas para a entrada de capital internacional que, por intermédio de joint ventures - associação entre empresas estrangeiras e locais - produzem para a exportação. 
e) No contexto da Nova Divisão Internacional do Trabalho, a China destaca-se por contar com uma mão-de-obra abundante, altamente qualificada e bem remunerada o que favorece seu comércio interno.

Questão 13 - ENCCEJA 2017 - A China tem os estados africanos como parceiros, e não como alvos de ajuda, e muitos governos árabes e africanos falam entusiasticamente de um “modelo chinês”, de regime fechado com economia aberta. A China cancelou a maior parte da dívida dos países africanos, forneceu créditos em condições favoráveis e multiplicou as importações da África. Adis-Abeba, sede da União Africana, também é a base regional da China para o estabelecimento de contatos comerciais na venda de equipamentos militares. 
KHANNA, P. O segundo mundo: impérios e influência na nova ordem global. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008 (adaptado). 
Uma consequência desse tipo de intervenção para o continente africano é a 
a) consolidação do regime socialista. 
b) ampliação do modelo democrático. 
c) preservação dos recursos naturais. 
d) expansão das atividades produtivas.

Questão 14 - UNIFESP 2007 - Muitos analistas consideram a China uma das principais potências do mundo contemporâneo, porque o país 
a) possui armas nucleares e integra o Conselho de Segurança da ONU. 
b) impõe seu estilo de vida sem antagonismos aos demais países asiáticos. 
c) enfrenta os Estados Unidos em órgãos como a Organização Mundial do Comércio. 
d) fez acordos militares com países do Leste Europeu e passou a liderar a região. 
e) negocia com as principais potências econômicas do mundo sem restrições.

Questão 15 - FAG 2020/1 - “A explicação mais simples para o conflito que se desenrola há vários dias entre a China e Hong Kong é que se trata da resistência da população da ilha à dominação do governo comunista chinês. O atual embate (foram vários ao longo das últimas décadas) foi desencadeado por uma tentativa do governo local de aprovar uma emenda à legislação criminal que permitirá a extradição de fugitivos para serem julgados em outros países, inclusive para a China continental”.
https://exame.abril.com.br/blog/negocios-da-china/ate-onde-vai-o-conflito-entre-china-e-hong-kong/

O território de Hong Kong foi devolvido à China em 1997.
Este importante centro comercial e financeiro foi mantido como uma colônia entre 1898 e 1996, pertencente.
a) à Rússia. 
b) à França. 
c) ao Japão. 
d) aos Estados Unidos. 
e) à Grã-Bretanha.

Questão 16 - EsPCEx 2021 - A chamada estratégia de ascensão pacífica adotada pela República Popular da China (RPC) tem causado instabilidade na Bacia do Pacífico, pois alguns países são diretamente afetados pelas pretensões chinesas. Sobre as implicações advindas dessa estratégia, considere as seguintes afirmações: 
I – A reincorporação de Taiwan é uma das principais prioridades da política externa chinesa, mas o governo taiwanês e a população do arquipélago rechaçam fortemente essa ideia. 
II – Conforme sua estratégia, Pequim não admite negociar com Taiwan a aplicação do modelo “uma nação, dois sistemas”, como fez nos casos relacionados a Hong Kong e Macau. 
III – Países como Vietnã, Filipinas e Malásia têm manifestado preocupações geopolíticas em relação às pretensões territoriais de Pequim no Mar do Sul da China. 
IV – Oficialmente, os Estados Unidos, que são os principais fornecedores de armamentos para a defesa do arquipélago, sempre reconheceram a independência de Taiwan. 
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas. 
A) I e II 
B) I e III 
C) II e III 
D) II e IV 
E) III e IV

Questão 17 - FCC 2012 - Desde, pelo menos, a década de 1980, a China vem ganhando espaço no comércio mundial. No início do século XXI, ela até pode ser denominada a “oficina do mundo”, tamanha a participação dos produtos fabricados na China no comércio mundial. Dentre as razões para o sucesso desse país no comércio mundial, destaca-se
A) a exploração intensiva dos recursos naturais abundantes no seu território, principalmente o minério de ferro e o petróleo, que permite ao país ser autossuficiente e ainda exportar para os países desenvolvidos.
B) o moderno sistema de produção agrícola, desenvolvido a partir da coletivização na época da revolução comunista, baseado no uso intensivo de máquinas e fertilizantes, com a produção voltada para a exportação.
C) a especialização da indústria chinesa em bens de capital, como máquinas e equipamentos, pois são setores que exigem menores investimentos de capital e maior utilização de mão de obra barata e pouco qualificada.
D) criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEE): áreas destinadas à atração de empresas multinacionais através de incentivos para a exportação, como isenção de impostos e infraestrutura de transportes e telecomunicações.

Questão 18 - UFRN 2017 - Após os eventos que marcaram a desestruturação do bloco socialista no final da década de 1980 e início dos anos de 1990 e, em meio à expansão do processo de globalização, um determinado país tem chamado a atenção do mundo em decorrência de sua particular situação político-econômica e de seu extraordinário crescimento econômico, sendo apontado como uma das potências do século XXI. Esse cenário é resultado da adoção do que vem sendo chamado de “economia socialista de mercado”. 
O país que apresenta essa configuração político-econômica é 
A) China. 
B) Vietnã. 
C) Rússia. 
D) Coréia do Norte.

Questão 19 - UECE 2012/2 - A China nas últimas décadas tem-se reafirmado, de várias maneiras, como uma das maiores potências do mundo. Contudo, possui alguns conflitos territoriais internos como 
a) a luta pela incorporação da planície de Taiwan. 
b) o movimento pela independência do Tibet. 
c) a disputa com o Vietnã e o Sudão pelas Ilhas Spratly. 
d) as tentativas de retomar os territórios de Hanoi e Xangai.

Questão 20 - FACISA 2013/1 - No mundo globalizado em que vivemos o comércio de produtos entre os países desencadeia a cada dia uma intensa concorrência. Alguns países, como a China, são acusados de exportar produtos abaixo do custo, para instituir uma desleal concorrência. Essa prática é denominada de 
a) “holding”. 
b) “dumping”. 
c) protecionismo. 
d) cooperativismo. 
e) antiprotecionismo.

Questão 21 - UNICENTRO 2013/1 - A República Popular da China tem, atualmente, um papel estratégico na geopolítica da Ásia Oriental e nas relações políticas mundiais, pois constitui-se em um grande país ainda controlado pelo partido comunista. Sobre a República Popular da China, suas formas de governo e suas relações comerciais, assinale a alternativa correta. 
a) Os territórios de Macau, Hong Kong e Taiwan constituem as Zonas Administrativas Especiais, de regime capitalista e comércio estabelecido com outros países capitalistas. 
b) A República Popular da China é uma república socialista governada pelo Partido Comunista Chinês. Engloba alguns territórios sob regimes especiais, bem como regiões autônomas. 
c) Tanto a República Popular da China como a República da China (China Nacionalista) não puderam fazer parte da Organização Mundial do Comércio - OMC, por não se adequarem às regras da Organização. 
d) A República Popular da China exporta para o Brasil componentes eletrônicos, carne de frango e suína e importa de nosso País principalmente trigo e maquinário industrial e agrícola. 
e) Ao contrário da tendência mundial de urbanização, a República Popular da China apresenta uma crescente “ruralização” de sua população, devido à manutenção das práticas agrícolas tradicionais e do uso intensivo de mão de obra remunerada, na produção agropecuária.

Questão 22 - FACERES 2013/1 - A China é a economia que, a partir da década de 1990, mais tem crescido no mundo, enquanto a União Soviética, seu modelo inicial, desapareceu. O país já é a segunda economia do planeta e cada vez mais o mercado mundial é invadido por produtos “made in China”. Depois de viver décadas em estado de letargia, à margem do explosivo crescimento econômico de seus vizinhos, os “Tigres Asiáticos”, a China resolveu, finalmente, acordar. Sob o comando de Deng Xiaoping, iniciou-se, a partir de 1978, um processo de reforma econômica no campo e na cidade, paralelamente à abertura da economia chinesa ao exterior. Trata-se, na verdade, de uma tentativa de conciliar o processo de abertura econômica (o estímulo à iniciativa privada, ao capital estrangeiro, à modernização do país) com a manutenção, no plano político, de uma ditadura de partido único. 
Sobre esta nova situação vivida pela China, podemos afirmar que se trata de um sistema político-econômico conhecido como: 
a)Socialismo de Mercado; 
b)Socialismo Marxista; 
c) Capitalismo de Mercado socialista; 
d) Capitalismo Planificado; 
e) Socialismo Neo-liberal.

Questão 23 - FGV-SP 2013 - Leia o texto.
O país conseguiu tirar proveito da globalização, tornando-se fabricante mundial e expandindo drasticamente sua economia. Entretanto, com o crescimento de sua riqueza, a nova classe média agora pede ar e água limpos na medida em que seus desejos materiais prenunciam problemas para o meio ambiente, um impulso contraditório que os dirigentes têm dificuldade de acomodar. 
(CEO Exame, abril de 2012. Adaptado) 
O texto faz referência 
a) à Rússia. 
b) à África do Sul. 
c) ao México. 
d) à China. 
e) ao Japão.

Questão 24 - ENEM 2015 - O principal articulador do atual modelo econômico chinês argumenta que o mercado é só um instrumento econômico, que se emprega de forma indistinta tanto no capitalismo como no socialismo. Porém os próprios chineses já estão sentindo, na sua sociedade, o seu real significado: o mercado não é algo neutro, ou um instrumental técnico que possibilita à sociedade utilizá-lo para a construção e edificação do socialismo. Ele é, ao contrário do que diz o articulador, um instrumento do capitalismo e é inerente à sua estrutura como modo de produção. A sua utilização está levando a uma polarização da sociedade chinesa. 
OLIVEIRA, A. A Revolução Chinesa. Caros Amigos, 31 jan. 2011 (adaptado). 
No texto, as reformas econômicas ocorridas na China são colocadas como antagônicas à construção de um país socialista. Nesse contexto, a característica fundamental do socialismo, à qual o modelo econômico chinês atual se contrapõe é a 
a) desestatização da economia. 
b) instauração de um partido único. 
c) manutenção da livre concorrência. 
d) formação de sindicatos trabalhistas. 
e) extinção gradual das classes sociais.

Questão 25 - FACISB 2019 - Embora muito poucos autores ainda acreditem num “socialismo” ou mesmo num “marxismo à chinesa”, também parece temerário afirmar, de forma direta e simplificada, que a China é um país “capitalista”, principalmente na medida em que o Estado ainda possui um papel regulador que dificilmente encontra similares no restante do mundo. Preferimos falar num padrão singular de globalização desigual e gradativa do espaço, capitaneado pelo Estado e por investimentos estrangeiros. 
(Rogério Haesbaert. “China: na nova dinâmica global-fragmentadora do espaço geográfico”. In: Rogério Haesbaert (org.). Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo, 2013. Adaptado.) 
Uma das medidas do governo chinês que confirmam o conteúdo do excerto é a criação das 
a) Áreas de Substituição de Importação, enclaves territoriais para pesquisa e desenvolvimento de produtos. 
b) Plataformas de Exportação, núcleos de cooperação para superar entraves logísticos. 
c) Áreas da Economia Informal, parcelas do território livre de registro comercial. 
d) Zonas Econômicas Especiais, regiões em que há a atuação da economia de mercado. 
e) Zonas de Reserva de Valor, áreas preservadas para garantir a oferta de matérias-primas.

Questão 26 - UNIMES 2020 - Nunca será demais lembrar que a cor da China não é mais o amarelo, nem o vermelho de sua bandeira. É o preto da fuligem que escurece o pôr do sol, cobre as cidades de fumaça, tinge as águas dos rios e encharca de chuva ácida os arrozais. 
(José E. da Veiga. A emergência socioambiental, 2015.) 
A degradação ambiental ironizada pelo autor é explicada 
a) pelo abrigo de rejeitos produtivos na China, medida que exime outros países de lidar com seu próprio lixo. 
b) pela matriz energética chinesa, pautada no uso do carvão como principal fonte combustível. 
c) pela verticalização nas grandes cidades chinesas, que sobrecarrega a capacidade atmosférica de eliminar poluentes.
d) pelo acelerado crescimento vegetativo chinês, que impõe maior demanda por recursos naturais. 
e) pela ausência de leis de defesa do meio ambiente na China, que se justifica pela política liberal de crescimento econômico.

Questão 27 - UNIFOR 2013/1 - As reformas iniciadas na China no fim dos anos 1960 e início dos anos 1970 induziram um grande crescimento da economia chinesa, com aumento do nível médio de vida de parte da população. É CORRETO afirmar sobre a economia e a política chinesas que 
a) o governo chinês criou zonas industriais para exportar, tornando a China, hoje, um grande fornecedor de produtos manufaturados. 
b) o governo chinês, junto com o incentivo à industrialização, promoveu a abertura política, com liberdade de expressão. 
c) o governo chinês não utiliza a política cambial como instrumento para promover a industrialização, respeitando o regime de câmbio flutuante. 
d) o governo chinês incentivou o desenvolvimento de um setor industrial produzindo, especialmente, para o mercado interno. 
e) a China criou um modelo de industrialização fechado com proibição da participação de multinacionais.

Questão 28 - ENEM 2016 - 3ª Aplicação  - Os dias do Nu como um dos últimos rios de curso livre da região estão terminando. O governo chinês surpreendeu ambientalistas este ano ao reavivar planos de construir usinas hidrelétricas em áreas remotas do curso superior do Nu, o centro de um Patrimônio Mundial da Unesco na província de Yunnan, sudoeste da China, que se classifica entre os lugares ecologicamente mais diversificados e frágeis do mundo. Os críticos dizem que o projeto obrigará a remanejar dezenas de minorias étnicas nos planaltos de Yunnan e destruirá os campos de desova de dezena de espécies de peixes ameaçadas. 
Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 13 maio 2013 (adaptado).
 Esse projeto sinaliza uma interferência no meio físico motivada pelo(a) 
a) busca do setor primário por infraestrutura. 
b) demanda da população por energias limpas. 
c) interesse do Estado em diversificar a matriz energética. 
d) necessidade dos centros urbanos em obter água potável. 
e) compromisso da iniciativa privada com o desenvolvimento sustentável.

Questão 29 - UNIVAG 2017/1 - A República Popular da China cresceu perto de 165 milhões de pessoas entre 1960 e 1970, o equivalente à população do Brasil em 1997, e quase 170 milhões na década de 1970, mais um Brasil de 1998, aproximando-se de 1 bilhão de habitantes. Este panorama promoveu a estruturação de uma política estatal, cujo reflexo está em debate atualmente. 
(www.cartaeducacao.com.br. Adaptado.) 
A política mencionada no excerto e sua principal consequência são, respectivamente, 
a) a política de migração para novas colônias e a falta de mão de obra especializada. 
b) a política de esterilização compulsória e a infertilidade da população jovem. 
c) a política do filho único e o envelhecimento da população. 
d) a política de descriminalização do aborto e o crescimento demográfico negativo. 
e) a política de proibição de novos casamentos e a redução da taxa de fecundidade.

Questão 30 - UNIP 2023 - A partir do final dos anos de 1970, esse país passou a combinar a propriedade estatal e a propriedade privada, a orientação estatal e a disputa de mercado, o trabalho assalariado e o trabalho cooperativo. Isso ocorreu paralelamente às reformas estruturais no capitalismo desenvolvido, que foi chamado de “globalização” capitalista. Para aproveitar-se dessa reestruturação do capitalismo desenvolvido e intensificar a recepção de investimentos externos, esse país criou inúmeras Zonas Econômicas Especiais, onde os investidores estrangeiros podiam investir desde que se associassem a empresas locais, inclusive estatais, e transferissem a elas novas ou altas tecnologias. 
(https://outraspalavras.net, 19.10.2022. Adaptado.) 

As características apresentadas no excerto correspondem 
A) ao Japão. 
B) à Coreia do Sul. 
C) a Singapura. 
D) ao Vietnã. 
E) à China.

GABARITO
01 - A
02 - A
03 - B
04 - C
05 - D
06 - B
07 - C
08 - B
09 - A
10 - E
11 - D
12 - E
13 - D
14 - A
15 - E
16 - B
17 - D
18 - A
19 - B
20 - B
21 - B
22 - A
23 - D
24  - E
25 - D
26 - B
27 - A
28 - C
29 - B

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...