PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 23 de setembro de 2018

Exercícios de Geografia sobre a Antártida - com gabarito

Questão 01 - UDESC - 2016/2 - Analise as proposições em relação às zonas polares. 
I. Uma das razões do continente antártico ser mais frio, que as áreas polares do norte (Groenlândia, Alasca, etc.), é o fato de apresentar altitudes superiores às dessas áreas. 
II. Sobre o continente antártico existem permanentes camadas de gelo, que chegam a atingir até 2 km de espessura. 
III. Na zona polar ártica existem algumas áreas habitadas por povos de tecnologia rudimentar como os esquimós e os lapões. 
IV. O inverno, nos dois polos, pode durar até seis meses sem sol (noite polar). 
V. Na Antártida os rios permanecem congelados a maior parte do ano e suas águas correm apenas em alguns meses. 
Assinale a alternativa correta: 
A) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. 
B) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras. 
C) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. 
D) Somente a afirmativa V é verdadeira. 
E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 02 - UDESC - 2016/2 - No dia 16 de abril de 2017, o Jornal Folha de São Paulo notificou a reconstrução da base brasileira na Antártica. O projeto tem como principal objetivo abrigar cientistas e fortalecer o país quanto ao Tratado Antártico. Com relação ao Continente gelado, analise as proposições. 
I. Pelo “Tratado da Antártica” (1961), os países abrem mão da soberania sobre determinadas regiões do Continente e fica acordado que a Antártica será usada somente para pesquisa científica, com cooperação entre os países. 
II. Durante todo o ano, cerca de 50% do território permanece congelado. E, no inverno, a extensão deste território chega a aumentar até 1 mil km por causa do gelo. 
III. Embora possua mais de 2/3 da água doce do planeta, é um dos locais mais secos do mundo, pois grande parte dessa água está congelada. 
IV. Este Continente é cercado pelo Oceano Glacial Ártico e se localiza no Polo Sul do planeta. 
Assinale a alternativa correta. 
A) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. 
B) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. 
C) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. 
D) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras. 
E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 03 - IDECAN 2014 - Imagine 14 milhões de km² permanentemente cobertos de gelo, como um gigantesco deserto branco e muito frio. Essa é a paisagem antártica. O continente Antártico rodeia o polo Sul e é o único lugar da Terra sem história, mitos ou lendas, pois jamais existiu população humana nativa. Atualmente, a população desse continente é formada por 
A) pesquisadores de todas as partes do mundo. 
B) pesquisadores que extraem o petróleo da região. 
C) ambientalistas que defendem a ocupação humana no continente. 
D) nativos oriundos do polo Norte na tentativa de se adequar às mesmas condições climáticas. 
E) refugiados de várias partes do mundo, já que na Antártica não possui leis de extradição clandestina.

Questão 04 - IDECAN 2016 - “Continente com litoral bastante recortado banhado pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Está localizado no extremo austral do Planeta.” (Manual Compacto de Geografia Geral. São Paulo: Rideel, 2010. p. 321.) 
A citação anterior refere-se a qual continente? 
A) África. 
B) Oceania. 
C) Antártida. 
D) América do Sul.

Questão 05 - IDECAN 2016 - A Antártida é um continente que representa uma questão da geopolítica internacional. Em seus 14 milhões de quilômetros quadrados estão localizadas importantes reservas de cobre, urânio e carvão natural, sem contar que dispõe de 90% da água doce do Planeta em suas geleiras. Uma resolução geopolítica sobre esse continente foi estabelecida pelo Tratado: 
A) Antártico. 
C) Ártico-Antártico. 
B) Polar do Sul. 
D) Continental-austral.

Questão 06 - ENEM 2007 - Nos últimos 50 anos, as temperaturas de inverno na península antártica subiram quase 6°C. Ao contrário do esperado, o aquecimento tem aumentado a precipitação de neve. Isso ocorre porque o gelo marinho, que forma um manto impermeável sobre o oceano, está derretendo devido à elevação de temperatura, o que permite que mais umidade escape para a atmosfera. Essa umidade cai na forma de neve. Logo depois de chegar a essa região, certa espécie de pinguins precisa de solos nus para construir seus ninhos de pedregulhos. Se a neve não derrete a tempo, eles põem seus ovos sobre ela. Quando a neve finalmente derrete, os ovos se encharcam de água e goram. Scientific American Brasil, ano 2, n0 . 21, 2004, p.80 (com adaptações). A partir do texto, analise as seguintes afirmativas.
I - O aumento da temperatura global interfere no ciclo da água na península antártica.
II - O aquecimento global pode interferir no ciclo de vida de espécies típicas de região de clima polar.
III - A existência de água em estado sólido constitui fator crucial para a manutenção da vida em alguns biomas.
É correto o que se afirma
A) apenas em I.
B) apenas em II.
C) apenas em I e II.
D) apenas em II e III.
E) em I, II e III.

Questão 07 - CONSULPLAN 2015 - A Antártica tem um papel essencial nos sistemas naturais globais. É o principal regulador térmico do Planeta, controla as circulações atmosféricas e oceânicas, influenciando o clima e as condições de vida na Terra. Além disso, é detentora das maiores reservas de gelo (90%) e água doce (70%) do Planeta e de recursos minerais e energéticos incalculáveis. O Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) é um programa da Marinha do Brasil, que tem presença no continente da Antártica e coordena a pesquisa e dá apoio operacional para a pesquisa na região. A estação de pesquisa brasileira na Antártica recebe o nome de
A) Santos Dumont.
C) Comandante Ferraz. 
B) Duque de Caxias.
D) Marques de Tamandaré.

Questão 08 - UDESC 2017/2 - No dia 16 de abril de 2017, o Jornal Folha de São Paulo notificou a reconstrução da base brasileira na Antártica. O projeto tem como principal objetivo abrigar cientistas e fortalecer o país quanto ao Tratado Antártico. Com relação ao Continente gelado, analise as proposições.
I. Pelo “Tratado da Antártica” (1961), os países abrem mão da soberania sobre determinadas regiões do Continente e fica acordado que a Antártica será usada somente para pesquisa científica, com cooperação entre os países.
II. Durante todo o ano, cerca de 50% do território permanece congelado. E, no inverno, a extensão deste território chega a aumentar até 1 mil km por causa do gelo.
III. Embora possua mais de 2/3 da água doce do planeta, é um dos locais mais secos do mundo, pois grande parte dessa água está congelada.
IV. Este Continente é cercado pelo Oceano Glacial Ártico e se localiza no Polo Sul do planeta.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. 
D) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 09 - UFU - Assinale a alternativa correta: A respeito do continente Antártico, analise as afirmações abaixo e responda de acordo com o esquema que se segue.
I - Os países que aderiram ao Tratado Antártico não possuem livre trânsito para explorar os recursos minerais existentes no continente.
II - Embora a ocupação humana no continente Antártico seja quase inexistente, o lixo acumula-se ano a ano, ocasionando um grande problema ambiental.
III - As atividades humanas mais significativas no continente Antártico referem-se à pesquisa científica.
IV - A Antártida, com invernos rigorosíssimos e verões amenos, apresenta uma fauna típica, com ursos polares, focas, pinguins e caribus.
a) Somente II, III e IV estão corretas.
b) Somente I, II e IV estão corretas.
c) Somente I, III e IV estão corretas.
d) Somente I, II e III estão corretas. 
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 10 - UFMG 2008 - Analise este mapa:




 A partir dessa análise e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que 
a) a Antártida é um continente coberto por uma imensa capa de gelo de água doce, cercada de águas oceânicas, cujo equilíbrio ambiental é de interesse planetário.   
b) a península lançada em direção à Terra do Fogo é a menos desfavorável à presença do homem na região, pois possibilitou a criação de estações permanentes de pesquisa.   
c) a tundra, própria de climas muito frios, encontra condições favoráveis para se desenvolver amplamente nessa região e se constitui a base de uma cadeia alimentar diversificada.   
d) o Círculo Polar Antártico limita, praticamente, o Continente à Zona Polar e, por isso, a Antártida é o mais extenso e contínuo domínio de climas polares continentais da Terra.   

Questão 11 - PUC-RIO- 2007
Em relação à figura apresentada, assinale a opção INCORRETA.
a) O Tratado da Antártida, de 1959, redefiniu as formas de apropriação do continente antártico, o que era desejado por inúmeros países. A presença internacional no continente, regulamentada nesse tratado, só é permitida se os países se comprometerem a realizar pesquisas com fins pacíficos, vetando aos mesmos exercícios militares e testes nucleares.
b) No setor apresentado na figura, está localizada a base científica brasileira Comandante Ferraz. Esta base tem a oportunidade de pesquisar importantes assuntos para o país, além de estar alocada, estrategicamente, nas proximidades de alguns pontos de interesse científico especial.
c) O setor antártico argentino expresso na figura é, na verdade, um espaço de tensões territoriais e diplomáticas expressivas entre a Argentina, o Reino Unido e o Chile, que pleiteiam o controle sobre parcelas comuns desse espaço continental.
d) A concentração de cardumes de krill e bacalhau e as importantes reservas de petróleo no mar territorial antártico são alguns dos motivos centrais que levam os países a pleitearem o controle futuro de parcelas do "continente gelado".
e) O maior problema do continente antártico, atualmente, e que coloca em risco as convenções territoriais definidas globalmente, é a insistência de potências como a Grã-Bretanha, EUA e Rússia em despejarem, mesmo que de "maneira segura", lixo radioativo em depósitos de grande profundidade no continente, principalmente no setor destacado na figura.

Questão 12 - UNICAMP 2007 - A Antártica foi o último continente a ser descoberto e explorado. Ao contrário da região Ártica, onde existe a presença natural dos esquimós, na Antártica nunca houve habitantes devido ao frio excessivo. Hoje o continente representa uma gigantesca reserva da humanidade, protegida e destinada apenas a estudos científicos, não se desenvolvendo aí atividades comerciais, industriais, extrativas e militares.(Adaptado de: www.cptec.inpe.br/prod_antartica/publicações/2005.)
a) Conforme diz o texto, na Antártica não se desenvolvem atividades econômicas. A que se deve o intenso interesse de diversos países no continente, já expresso no Tratado Antártico (1961) e no Tratado de Madri (1991)?
b) Por que a Antártica pode ser considerada uma grande reserva natural mundial?
c) A partir do Tratado Antártico, a Antártica foi designada território internacional. O que é um território internacional?

Resolução:
a) Já que na Antártica não se desenvolvem atividades econômicas — com excessão da pesca, regulamentada desde a década de 1980 —, o interesse de diversos países pelo “continente gelado” se relaciona justamente à pesquisa científica, que permite estudar suas características exclusivas bem como avaliar seu potencial em termos da oferta futura de recursos para a humanidade. 
b) A Antártica é considerada uma grande reserva natural mundial por ser uma das poucas regiões do planeta que foi muito pouco alterada pelo homem e também por possuir as maiores reservas de água doce do planeta (embora no estado de gelo). 
c) Território internacional é uma porção da superfície terrestre que não está sujeita ao direito de soberania de nenhuma nação, sendo regida por tratados internacionais.

Questão 13 - UFF 1996 - A Antártida é um continente gelado de aproximadamente 14.000.000 km². Lá não existem cidades, indústrias ou campos agricultáveis, porém muitos países reivindicam parcelas do seu território. Tal fato pode ser explicado porque:
A) A posição da Antártida no extremo do Hemisfério Norte é ideal para localização de bases militares para o controle do Oceano Atlântico.
B) O buraco na camada de ozônio sobre o continente antártico é alvo de preocupações e exige rigoroso controle ambiental.
C) A grossa camada de gelo que encobre as terras da Antártida é um depósito natural e seguro para os resíduos radiativos de usinas nucleares.
D) No subsolo da Antártida constatou-se a presença de jazidas de minerais estratégicos, especialmente carvão e petróleo. 
E) No ano 2.000 entra em vigor o “Tratado Antártico”, que prevê a instalação de bases militares e expedições colonizadoras na Antártida.

Questão 14 - ENEM 2020 Digital - Em 1991 foi criado no Tratado da Antártica o Protocolo de Madri, e a partir desse protocolo deixou-se de discutir como dividir a Antártica e passou-se a estudar maneiras de preservá-la, tornando-a uma reserva natural dedicada à paz e à ciência. 
MACHADO, C. S.; BRITO, T. Coleção explorando o ensino: Antártica. Brasília: MEC, 2006 (adaptado). 

Sobre a apropriação dos recursos existentes na área indicada, esse documento tem sido fundamental para instituir 
a) ações planejadas para caça de animais. 
b) impedimentos legais de exploração mineral. 
c) espaços exclusivos para atividades de extração. 
d) programas internacionais de créditos compensatórios. 
e) restrições políticas para a adesão de países periféricos.

Um comentário:

Profº Carlos Alberto Novaes Ribeiro disse...

Parabéns Professor Gabriel Egídio pela excelente postagem, Questões sobre a Antártida, os assuntos abordados contribuíram muito para elucidar algumas duvidas que tinha a respeito do continente. Muito Obrigado.

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...